Keel
Por Allan Jones
Postado em 06 de abril de 2006
O Keel surgiu de uma banda pouco conhecida do Público, o Steeler. Pra quem não sabe o Steeler foi uma banda de Heavy Metal americana que revelou o que hoje é um dos maiores guitarristas do mundo: Yngwie Malmsteen. Esta banda também contava com outro músico que despontaria no cenário do rock mundial, o vocalista Ron Keel. Chegaram a lançar um álbum pelo selo Shrapnel records em 1983. O disco levou o nome da banda e trazia um som pesado e veloz, beirando o que viria a ser chamado de Speed Metal. Ron e Yngwie começaram a divergir em muitos aspectos. Na verdade Yngwie só usava a banda como meio de permanecer nos EUA, além de não gostar muito daquele tipo de som. Ele achava Ron Keel um péssimo vocalista. Após Yngwie abandonar o Steeler, Ron ainda tentou mantr a banda por um tempo, mas acabou encerrando as atividades no mesmo ano.

Nesta época rolava um boato que Ron Keel seria convidado para entrar no Black Sabbath, o que acabou não acontecendo. Ron resolveu formar uma banda que levaria seu próprio nome. Ele começou a convidar músicos já conhecidos no cenário californiano, a maioria oriundos de bandas como Great White, Ratt e Giuffria.
A primeira formação contava com David Michael Phillips na guitarra, mas que não chegou nem a gravar com a banda, pois achou mais interessante uma proposta do King Kobra. No seu lugar entrou Brian Jay que junto de Marc Ferrari, Kenny Chaisson e Bobby Marks gravaram o álbum " Lay Dow the Law". O disco trazia uma capa chamativa, com um grande apelo sexual e obteve um bom resultado de divulgação, o que chamou a atenção de Gene Simmons que se ofereceu para produzir o próximo álbum da banda.

Aquilo deixou os músicos eufóricos, afinal Gene Simmons era com um Rei Midas, o que ele tocava virava ouro, e já havia ajudado bandas como Van Halen e Bon Jovi no início de carreira. Gene não só ajudou a banda na confecção do próximo álbum com desconlou um contrato com a MCA.
"The Right to Rock" saiu em 1985. Trazia como novidade o baterista Dwain Miller e além de ter sido um sucesso de vendas, deu ao Keel o prêmio de banda revelação do ano, pelas revistas Circus e Metal Edge. A faixa "The Right to rock" tinha seu clip executado constantemente na MTV. O álbum trazia também como destaque, o cover de "Let´s spend the night together". Na turnê deste album, eles fizeram shows com Poison, Ratt, Warrant e outras bandas americanas.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Em 1986, eles entraram em estúdio novamente e como "em time que está ganhando não se mexe", mantiveram Gene Simmons na produção. O resultado foi "The Final Frontier", até então o melhor disco da banda. Além da faixa título, podemos destacar o cover de Patti Smith, " Because the night", que estourou nas rádios e colocou o Keel no top 10 americano.
Neste ano, as revistas especializadas começaram a dar destaque ao trabalho de Marc Ferrari como guitarrista. Aproveitando a onda positiva, em 1987, o Keel lançou mais um disco, batizado de "Keel", apenas. Desta vez não contaram com a ajuda de Gene Simmons que estava muito ocupado com o lançamento de "Crazy Nights" do Kiss. Apesar do álbum não ter tido o toque mágico de Gene, ele foi aclamado pela mídia como um dos melhores lançamentos do ano. As revistas destacavam a evolução no Keel, que estava cada vez mais coeso e melodioso. O bom momento do álbum é "Calm before the Storm" . Na divulgação deste álbum, o Keel se juntou ao Bon Jovi que fazia a turnê do aclamado "Slipery When Wet". Só que o tiro saiu pela culatra, a maioria dos fãs do Bon Jovi não gostaram das apresentações do Keel. Assim sendo, a banda de abertura teve de ser trocada e o Keel teve seu prestígio abalado.

O guitarrista Marc Ferrari decidiu abandonar o barco, e começou a fazer um trabalho de free-lancer, compondo canções para trilhas sonoras e outros artistas.
O Keel ainda deu um último suspiro chamado "Larger Than Live" (89) que misturava canções ao vivo com algumas inéditas (tipo lado b). O disco foi ignorado pela maioria, e os que adquiriram o álbum execraram a tentativa da banda.
Como um bom competidor, Ron aceitou a derrota e encerrou as atividades da banda em 1990. Cada um seguiu seu caminho até uma breve reunião feita em 1998 para a gravação de algumas velhas composições. O disco se chamou "Keel IV - Back in action". O disco não obteve nenhum destaque, mas existem alguns bom momentos no álbum como "The reason to rock" e o cover deles próprios, "Speed Demon" (original do "The right to rock").

Nesta época, Ron Keel já estava se lançando em uma nova empreitada. Ele seria conhecido como Ron Lee Keel, cantor de música country. Tempos depois ele formou o The Rattlers, que seria sua banda de country.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
Fear Factory cancela apresentação no Bangers Open Air por motivos de saúde
Cachorro Grande retorna e anuncia novo álbum após hiato
As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
Edu Falaschi anuncia Roy Khan e Veronica Bordacchini como cantores convidados de "MI'RAJ"
O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
A música que nasceu clássica e Ronnie James Dio teve que engolir, embora a odiasse
Crypta oficializa Victória Villarreal como a nova integrante efetiva
Fãs chamaram Sepultura de "vendidos" na época de "Morbid Visions", segundo Max Cavalera
Max Cavalera passou a se interessar mais ainda por metal depois que ficou sóbrio
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
As 10 melhores músicas do Children Of Bodom, na opinião do saudoso Alexi Laiho
Brasil é o nono país onde o Iron Maiden mais fez shows; confira o top 10
O dia que Digão assistiu ensaio da Legião Urbana sem saber que era a banda

O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?

