Coal Chamber
Postado em 06 de abril de 2006
Por Marcelo Carvalho
Se existe uma palavra que esteve presente em toda a história do Coal Chamber, esta palavra é "turbulência". Turbulência entre os membros da banda... turbulência no palco... turbulência no estúdio...
Formada em Los Angeles na primavera de 1994, a banda rapidamente gravou sua primeira demo, que levou o nome do grupo a todas as ruas da cidade. Logo passaram a fazer shows pelos bares de Hollywood, tais como Whisky A Go-Go e The Roxy.
No outono de 1995, Dino Cazares (Fear Factory) e o produtor Ross Robinson chamaram a atenção de Monte Conner, da Roadrunner, para a banda. Conner, extasiado pela explosão musical da música "Loco" e pelo vocal esquizofrênico de Dez, imediatamente ofereceu um acordo com a banda. A banda encontrava-se em ascensão. Mas quando tudo estava bem, um problema surge. Segundo Dez: "Encontrei minha alma gêmea, mas ela não conseguia entrar num acordo em relação a horários e a pessoas com as quais eu trabalhava. Abandonei a banda por causa dela e fiquei fora por quase um semestre, sempre sentindo falta dela. Eu sentia a falta da música, dos shows, de estar com meus amigos e de fazer música com eles. Foi quando Meegs bateu na minha porta e disse: 'Olha só, nenhum dos vocalistas se encaixaram na banda. Nós realmente tínhamos uma mágica, vamos tentar novamente e deixar o passado para trás'."
O contrato com a Roadrunner finalmente saiu durante o natal de 1995. O álbum de estréia sairia em 1997 e foi produzido por Jay Gordon (um músico local), e por Jay Baumgardner. A gravação valeu um convite para tocarem no Ozzfest.
Ao falar sobre o álbum, Dez diz: "Ao começar a gravar minhas linhas vocais, minha mulher me abandonou. Fazer este álbum foi a coisa mais difícil que já cruzou nosso caminho. Nós fomos desafiados física, metal e emocionalmente, o que transformou o período de gravações um verdadeiro inferno, especialmente para mim. Eu tive que abandonar minhas emoções para poder me sentir bem novamente. Este álbum pode ser visto como um ponto final daquela época da minha vida e como o marco de uma nova era. Este período foi caótico e turbulento."
Em 1999 sairia o segundo álbum, intitulado Chamber Music, com participação de Ozzy Osbourne em uma faixa. A banda chegou a ser enquadrada pela crítica dita especializada no new-metal que despontava com bandas como o Korn.
Na tour que se seguiu, em uma apresentação no Texas, um desentendimento entre Dez e Meegs acabou em agressão física. Apesar de o fim da banda ter sido anunciado, um terceiro disco sairia em 2002, com uma música sendo trilha sonora do filme Resident Evil. Em 2003 o fim da banda seria novamente anunciado.
Usando temáticas pessoais e misturando o hip hop com o punk, com o gothic e com o hardcore, o Coal Chamber influencia a muitos com o seu som poderoso e compacto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Humberto Gessinger e a linha tênue entre timidez e antipatia: quem está certo?
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte


