Coal Chamber
Postado em 06 de abril de 2006
Por Marcelo Carvalho
Se existe uma palavra que esteve presente em toda a história do Coal Chamber, esta palavra é "turbulência". Turbulência entre os membros da banda... turbulência no palco... turbulência no estúdio...
Formada em Los Angeles na primavera de 1994, a banda rapidamente gravou sua primeira demo, que levou o nome do grupo a todas as ruas da cidade. Logo passaram a fazer shows pelos bares de Hollywood, tais como Whisky A Go-Go e The Roxy.
No outono de 1995, Dino Cazares (Fear Factory) e o produtor Ross Robinson chamaram a atenção de Monte Conner, da Roadrunner, para a banda. Conner, extasiado pela explosão musical da música "Loco" e pelo vocal esquizofrênico de Dez, imediatamente ofereceu um acordo com a banda. A banda encontrava-se em ascensão. Mas quando tudo estava bem, um problema surge. Segundo Dez: "Encontrei minha alma gêmea, mas ela não conseguia entrar num acordo em relação a horários e a pessoas com as quais eu trabalhava. Abandonei a banda por causa dela e fiquei fora por quase um semestre, sempre sentindo falta dela. Eu sentia a falta da música, dos shows, de estar com meus amigos e de fazer música com eles. Foi quando Meegs bateu na minha porta e disse: 'Olha só, nenhum dos vocalistas se encaixaram na banda. Nós realmente tínhamos uma mágica, vamos tentar novamente e deixar o passado para trás'."
O contrato com a Roadrunner finalmente saiu durante o natal de 1995. O álbum de estréia sairia em 1997 e foi produzido por Jay Gordon (um músico local), e por Jay Baumgardner. A gravação valeu um convite para tocarem no Ozzfest.
Ao falar sobre o álbum, Dez diz: "Ao começar a gravar minhas linhas vocais, minha mulher me abandonou. Fazer este álbum foi a coisa mais difícil que já cruzou nosso caminho. Nós fomos desafiados física, metal e emocionalmente, o que transformou o período de gravações um verdadeiro inferno, especialmente para mim. Eu tive que abandonar minhas emoções para poder me sentir bem novamente. Este álbum pode ser visto como um ponto final daquela época da minha vida e como o marco de uma nova era. Este período foi caótico e turbulento."

Em 1999 sairia o segundo álbum, intitulado Chamber Music, com participação de Ozzy Osbourne em uma faixa. A banda chegou a ser enquadrada pela crítica dita especializada no new-metal que despontava com bandas como o Korn.
Na tour que se seguiu, em uma apresentação no Texas, um desentendimento entre Dez e Meegs acabou em agressão física. Apesar de o fim da banda ter sido anunciado, um terceiro disco sairia em 2002, com uma música sendo trilha sonora do filme Resident Evil. Em 2003 o fim da banda seria novamente anunciado.
Usando temáticas pessoais e misturando o hip hop com o punk, com o gothic e com o hardcore, o Coal Chamber influencia a muitos com o seu som poderoso e compacto.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
O significado do gesto de Alissa White-Gluz no vídeo do DragonForce que ninguém percebeu
Carl Palmer traz ao Brasil o show que revive Emerson, Lake & Palmer sem hologramas
Rafael Bittencourt revela que músicas do Angra foram inspiradas por sua esposa
Nevermore - O retorno da banda que nunca saiu da mente dos brasileiros
A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
Nicko McBrain revela conselhos para seu substituto no Iron Maiden
Testament confirma turnê latino-americana com Municipal Waste e Immolation
L7 anuncia a "The Last Hurrah", sua turnê de despedida
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
A música de álbum clássico do Judas Priest que Glenn Tipton acha forçada
Porque Steve Harris não foi à estreia do documentário sobre o Iron Maiden?
A sincera reação de Bruce Dickinson quando Nicko McBrain disse que se sentiu traído por ele
Steven Tyler: "Há álbuns que prefiro esquecer"
A música rejeitada que originou a criação de uma das maiores bandas da história
O hit dos anos 2000 com letra mórbida que ultrapassou 1 bilhão no Youtube

Max Cavalera e os detalhes de sua saída do Sepultura, incluindo como e quando aconteceu
Primórdios: O Rock Brasileiro da década de 50

