Def Leppard
Postado em 06 de abril de 2006
O nome original da banda formada por Joe Elliott (vocalista), Rick Savage (baxista), Pete Willis, Steve Clark (guitarristas) e Tony Kenning (baterista) foi Atomic Mass, mais tarde mudado para Deaf Leopard (leopardo surdo) e finalmente Def Leppard. Em 1979 a banda se estabilizou com Rick Allen na bateria e iniciou uma série de shows profissionais. Um single foi lançado de forma independente e a boa repercussão levou a um contrato com a Phonogram e à gravação do primeiro álbum, "On Through The Night", em 1980.
A início a sonoridade da banda era metal clássico inglês, o que a leva a ser considerada, junto com o Iron Maiden e Saxon, uma das bandas criadoras da chamada New Wave Of British Heavy Metal. Rapidamente, porém, passariam a compor músicas mais voltadas para o mercado de hard rock americano, o que levou a popularidade da banda a declinar rapidamente entre os fãs de heavy metal. O álbum "High'n'Dry" de 1981 já confirmava esta mudança. O guitarrista Pete Willis foi demitido da banda (por ser alcóolatra) e substituído por Phil Collen. "Pyromania" (álbum de 1983) foi na época seu maior sucesso comercial até então.
Em 1984 aconteceria o fato que viria a marcar a sua carreira: o baterista Rick Allen sofreu um grave acidente de automóvel em que perdeu um braço. Embora a alternativa óbvia fosse abandonar a banda e a carreira musical, Rick teve força de vontade e apoio suficiente para, menos de dois anos depois, estar novamente tocando no Def Leppard, com uma bateria feita especialmente para ele, com controles eletrônicos que permitem que execute grande parte do trabalho com os pés. Embora não seja um baterista excepcional (na realidade não havia sido mesmo quando tinha os dois braços) Rick Allen se adaptou perfeitamente a sua nova maneira de tocar. Após mais de três anos sem gravar em virtude do problema de Allen, o álbum "Hysteria" de 1987 se tornou um sucesso imediato.
Em 1991 novamente a tragédia se abateria sobre a banda com a morte do guitarrista Steve Clark em virtude de coma alcóolico. Ironicamente a imagem de banda marcada pela tragédia e a divulgação dos problemas catapultava as vendas de discos. Antes de morrer Clark havia deixado gravados trechos que foram aproveitados no álbum "Adrenalize" de 1992. Para substituir Clark foi chamado o guitar-axe Vivian Campbell (que havia participado das bandas Dio e Whitesnake). Nos vários lançamentos que se seguiram a banda não chegou a alcançar nem mesmo parte da repercussão que um dia tiveram.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
10 músicas do Kiss para quem não gosta do Kiss
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
O álbum de rock rural que mistura candomblé e umbanda que Regis Tadeu adora
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
Quando Axl Rose apresentou o Queensryche na turnê "Operation: Mindcrime"
Rob Dukes não levou raiva por demissão em conta quando aceitou voltar ao Exodus
Anthony Kiedis queria que Jim Carrey participasse do clipe de "By the Way"
Red Hot Chili Peppers: Anthony Kiedis odiou abrir show para os Rolling Stones
A chocante e nojenta cena protagonizada por Ozzy mostrada no filme do Mötley Crüe


O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Quem pode salvar o Bangers? 4 bandas que poderiam assumir o lugar do Twisted Sister
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?



