17/08/10 - Simple Minds (São Paulo - SP)
Por Patrícia Duarte
Fonte: Via Funchal
Postado em 19 de junho de 2010
Data:
17 de agosto
Horário: 22h00
Setor
Preço (R$)
Pista Premium (em pé)
Pista
Mezanino
Camarote 300,00
180,00
220,00
300,00
Classificação etária : Livre
A banda escocesa Simple Minds, uma das mais cultuadas dos anos 80, volta a São Paulo para uma apresentação na Via Funchal em 17 de agosto. O grupo liderado pelo cantor Jim Kerr está comemorando três décadas de carreira.
Tudo começou em 1977, quando Kerr e o guitarrista Charlie Burchill formaram a banda punk Johnny And The Self Abusers, que durou apenas sete meses e gravou um single. Em janeiro de 1978 criaram o Simple Minds. O nome veio de um verso da canção ‘The Jean Genie’, de David Bowie. O grupo, que começou ligado ao punk, aos poucos foi se aproximando do eletrônico e da nascedoura new wave, com fortes influências de Kraftwerk e Roxy Music. O primeiro álbum do Simple Minds, Life In a Day, saiu em 1979 pela independente Zoom Records e teve boa repercussão graças a ‘Chelsea Girl’ e à faixa-título.
No mesmo ano a banda lançou seu segundo álbum, Real To Real Cacophony. Em 1980 veio o terceiro disco, Empires And Dance. Peter Gabriel gostou tanto do álbum que convidou o Simple Minds a abrir sua turnê. Em 1981 a banda assinou contrato com a Virgin Records, lançando o álbum Sons And Fascination/Sister Feelings Call, que teve como hit ‘See The Lights’. O disco seguinte, New Gold Dream (81-82-83-84), de 1982, teve repercussão ainda maior, emplacando os sucessos ‘Promised You a Miracle’, ‘Glittering Prize’ e ‘Someone, Somewhere in Summertime’. Aproximando-se mais do rock, o Simple Minds lançou em 1984 o álbum Sparkle In The Rain, que trouxe como destaques ‘Speed Your Love To Me’, ‘Up On The Catwalk’ e ‘Waterfront’.
O primeiro êxito do Simple Minds no mercado norte-americano veio em 1985 com a canção ‘(Don’t You) Forget About Me’, que fez parte de um dos filmes mais significativos dos anos 80, Clube dos Cinco (The Breakfast Club), de John Hughes, estrelado por Molly Ringwald, Emilio Estevez, Ally Sheedy, Anthony Michael Hall e Judd Nelson. Ainda em 1985 saiu o álbum Once Upon a Time, com os hits ‘Alive And Kicking’, ‘All The Things She Said’, ‘Sanctify Yourself’ e ‘Ghost Dancing’. O disco chegou ao topo dos hit parades ingles e americano.
Depois de um trabalho ao vivo, Live In The City Of Life, de 1987, o Simple Minds veio ao Brasil na primeira edição do festival Hollywood Rock. Foi uma das atrações principais do evento ao lado do Simply Red, Tears For Fears, Pretenders e Supertramp. Em 1989 a banda lançou o álbum Street Fighting Years, puxado por ‘Mandela Bay’ que, ao lado de ‘Alive And Kicking’ e ‘(Don’t You) Forget About Me’ se tornou um dos três maiores êxitos do Simple Minds.
Os anos 90 trouxeram mudanças no mercado musical, mas o Simple Minds seguiu gravando e fazendo shows, vindo novamente ao Brasil. Em 2001 veio um álbum marcante, Neon Lights, com releituras de clássicos como ‘Gloria’ (do Them, grupo que era liderado pelo bardo irlandês Van Morrison), ‘Hello, I Love You’ (The Doors) e ‘Dancing Barefoot’ (Patti Smith). O álbum mais recente do Simple Minds, décimo-sexto da carreira, é Graffiti Souls, de 2009. A atual formação da banda traz Jim Kerr (vocais), Charlie Burchill (guitarras, teclados), Mel Gaynor (bateria) e Eddie Duffy (baixo). Periodicamente o Simple Minds agrega à formação músicos convidados.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps