Downloads serão computados na parada britânica

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Downloads serão computados na parada britânica


  | Comentários:

Matéria publicada em 05/01/07. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

A parada pop britânica vai passar por uma das maiores reformas desde sua criação, há 54 anos. A partir do domingo, qualquer canção descarregada da Internet poderá competir pelo lugar de número 1 na parada.

Até agora, a parada semanal abrangia apenas canções que pudessem ser compradas fisicamente nas lojas.

Os downloads podiam ser incluídos, mas apenas a partir de uma semana antes de um single físico em CD chegar às lojas e até duas semanas depois de deixar de ser vendido nas lojas.

Mas, agora que os downloads já superaram de longe as vendas em lojas, a Official UK Charts Company (OCC) mudou as regras. O número 1 deste domingo já poderá ser qualquer faixa, quer seja vendida em lojas ou online.

A OCC disse que, com essa "mudança dramática", a parada vai refletir melhor a música que os britânicos estão comprando, e que isso pode significar que músicas antigas, faixas de artistas desconhecidos ou faixas ainda inéditas em álbuns podem chegar ao topo das paradas.

A mudança reflete a transição em direção à música digital, que nos primeiros seis meses de 2006 movimentou US$ 945 milhões, segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica. Dois anos antes, a cifra tinha sido de US$ 134 milhões.

O diretor da OCC, Steve Redmond, disse: "A nova norma muda a natureza do single e coloca o consumidor no controle das paradas. Literalmente qualquer faixa pode ser sucesso, desde que venda o suficiente."

Os downloads de sites foram incluídas nas paradas britânicas pela primeira vez em abril de 2005, para torná-las mais representativas da realidade, no momento em que as vendas de singles tradicionais caíam muito, em parte graças aos downloads ilegais.

Um ano mais tarde, quando as vendas por downloads puderam ser incluídas antes do lançamento dos singles físicos, Crazy, do Gnarls Barkley, fez história quando se tornou a primeira canção a ser número 1 baseada unicamente nas vendas digitais.

A OCC disse que o mercado de singles, que os comentaristas do setor tinham considerado que estava em queda absoluta, vem vivendo um boom desde que foram incluídos os downloads.

Em outubro de 2004, o DJ sueco Eric Prydz liderou as paradas após vendas de apenas 23 mil cópias numa semana ¿ o menor número na história.

Mas as vendas totais de singles saltaram de 32 milhões em 2004 para mais de 65 milhões no ano passado, graças sobretudo à compra de quase 52 milhões de faixas por download.

A primeira parada de singles britânica foi divulgada em 14 de novembro de 1952, quando Al Martino se tornou o primeiro com Here In My Heart.

Reuters

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas