In Flames: três discos essenciais do grupo

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

In Flames: três discos essenciais do grupo

Postado por Renato Spacek | Fonte: O Caralho a 4

  | Comentários:

O In Flames é um grupo de Death Metal Melódico formado em 1990 - mas apenas estabilizado em 1993 - em Gotemburgo, na Suécia. A banda adere a um estilo no qual é considerado 'nativo' de Gotemburgo, pelo fato da maioria das bandas de Death Metal Melódico serem de mesma origem. Ao longo dos anos o In Flames foi "modernizando" seu som, mas claro, sem perder o peso e a essência do Death.

Tendo vendido mais de 2,5 milhões de discos ao redor do mundo, o In Flames é considerado um dos grupos mais bem sucedidos do estilo. Apesar de existirem desde 1993, teoricamente, não existe nem um membro remanecente dessa época. O último deixou a banda em 2010 devido a problemas pessoais, entretanto músicos como Anders Fridén (vocais) e Björn Gelotte (guitarra) são considerados praticamente clássicos, pois participaram de oito dos nove discos de estúdio da banda.

Whoracle (1997)

“Whoracle” é o terceiro disco de estúdio da banda, e é considerado pelos fãs mais 'Metal' do In Flames o melhor da banda, simplesmente por não ser moderno como os que viriam posteriormente e por ser um som mais puro, simples e agressivo. É o segundo dos dois álbuns que o guitarrista Björn gravou a bateria. Lançado pela Nuclear Blast, as letras do disco foram traduzidas para o inglês pelo guitarrista Niklas Sundin (Dark Tranquility, outra banda de Death Metal Melódico) após serem escritas em sueco pelo vocalista do In Flames, Anders Fridén. O nome do disco é um trocadilho feito pela banda, com a junção das palavras whore e oracle. O produtor do grupo disse que as gravações desse álbum não foram fáceis, pois dizia que os membros preferiam beber e jogar Tekken ao gravá-lo. Aqui temos um In Flames mais seco, agressivo, simplóreo e nada moderno, como viria a ser alguns anos mais tarde.

Clayman (2000)

Clayman, podemos rotulá-lo como o intermediário entre a transição musical do In Flames, do primitivo para o, digamos, inovador dentro dos parâmetros musicais do Death Metal Melódico. Algumas músicas variam entre o vocal limpo (porém rouco e 'desgastado', diferenciando-se do limpo normal), com a presença de guitarras com timbres simples e pesados, nada além de um bom overdrive, também variando entre timbres acústicos, mas nada de baladas. Na minha opinião "Clayman" é o melhor disco da banda, e um dos melhores do estilo Death Melódico, onde está presente uma identidade totalmente do In Flames, algo inconfundível, algo extremamente positivo para um bom desenvolvimento da banda, coisa que o In Flames não precisa mais, devido ao seu sucesso, afinal noventa milhões de execuções no Last FM não é fácil para uma banda de Metal.

Come Clarity (2006)

Bom, como podem ver eu postei três discos de três fases diferentes da banda: a mais pura, a transição e a mais moderna, e para fechar esses três, termino aqui colocando o "Come Clarity", que em minha opinião é o melhor disco da banda nessa fase 'modernizada'. O disco mantém o peso, em nenhuma hora deixa-o cair, e algo difere esse disco dos outros dois: a velocidade. "Come Clarity" é significativamente mais rápido do que seus antecessores "Clayman" e "Whoracle". Os vocais limpos - que não são tão limpos assim - de Anders tem mais espaço aqui, mas sem tirar o mérito e "território" dos excelentes guturais característicos do vocalista. Com o "Come Clarity" fecho a trilogia que, pra mim, é formada pelos três melhores discos da melhor banda de Death metal Melódica do mundo.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores do Whiplash.Net. :-)

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Melhores e Maiores
Todas as matérias sobre "In Flames"

In Flames: site oficial da banda é hackeado
In Flames: banda citada em novo comercial da Volvo
In Flames: anunciado o cancelamento de todos os shows
In Flames: novas fotos dos estúdios na Alemanha
Dark Tranquillity: a temporada de shows começou com estilo!
In Flames: banda entra em estúdio em Berlim
In Flames: banda recebe disco de platina pelo single "Deliver Us"
In Flames: vídeo da canção "Sounds Of A Playground Fading"
In Flames: vídeo de "Sounds Of A Playground Fading"
In Flames: livros em quadrinhos próximo de ser lançado
In Flames: banda já está compondo para novo álbum
Nero 5468: membros do Morbid Angel, In Flames, Hardcore Superstar
In Flames: guitarrista Niclas Engelin é convidado no Wikimetal
In Flames: Engelin fora em alguns shows, Jensen no lugar
In Flames: se preparando para gravar novo álbum

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Renato Spacek

Brasiliense e amante do Metal, reside no exterior e tem preferência pelos subgêneros Folk, Power e Groove, mas não se limita a isso, pois também aprecia outros estilos tais como Thrash Metal, Hard Rock, Glam Metal, Death Metal e Black Metal, mas é bem seletivo com os dois últimos. É baixista e conheceu o Rock através do KISS, em 1999, entretanto sua banda preferida é o Dream Theater. Fã de Tolkien, adora os Estados Unidos e a Suécia.

Mais matérias de Renato Spacek no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas