Por que bandas da Suécia fazem sucesso fora do país? Joey Tempest, do Europe, explica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de abril de 2024
A Suécia não figura entre os maiores países do mundo, porém, quando o assunto é música, o território localizado na Escandinávia pode ser considerado um gigante. Grandes nomes dos mais variados estilos musicais saíram da Suécia e fazem muito sucesso até os dias atuais.
ABBA, Ghost, The Hives, Roxette, Avicii, The Cardigans, Caesars, In Flames e Ace Of Base são alguns dos nomes de respeito que saíram da Suécia. Outro grupo sueco que fez muito sucesso ao redor do globo terrestre é o Europe.
Um dos grandes representantes do Hard Rock, o Europe se tornou um fenômeno de popularidade graças ao hit colossal "The Final Countdown", que dá nome ao terceiro disco da banda, lançado em maio de 1986.
Joey Tempest, vocalista do Europe e autor da clássica "The Final Countdown", concedeu entrevista ao site Songfacts em abril de 2015. Na ocasião, o cantor e compositor foi convidado a apontar por quais razões artistas e bandas da Suécia são populares em outros lugares do mundo.
"É fascinante que a Escandinávia e a Suécia possam produzir essas bandas. Eu realmente não tenho uma resposta. Talvez sejam os invernos longos e escuros", afirmou Tempest, que explicou sua resposta com mais detalhes.
"É uma espécie de toque melancólico na música que vem da antiga música escandinava, talvez. E a ética de trabalho... não sei. Sei que em outros campos tivemos sucesso. Tivemos alguns grandes tenistas e, 10, 20, 30 anos depois, havia muitos tenistas. Então, talvez nos inspiremos nas bandas que fazem sucesso e queiramos fazer a mesma coisa. Talvez isso nos dê impulso. Houve muitas bandas depois do Europe que tentaram fazer a mesma coisa, e algumas delas tiveram sucesso. Não sei. Eu não consigo explicar isso", finalizou o frontman.
Para conhecer mais bandas suecas, acesse as matérias a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps