Black Sabbath: o filme que deu o nome ao mito

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Black Sabbath: o filme que deu o nome ao mito


  | Comentários:

LUCIO FULCI, DARIO ARGENTO e ZÉ DO CAIXÃO. Se você não conhece esses nomes, deveria. Se hoje o mundo conta com caras como TARANTINO, ROB ZOMBIE e WES CRAVEN, parte do mérito criativo de suas obras se deu por conta desses pioneiros: representantes da primeira geração do gore e do terror psicológico, foram tachados de maníacos e depravados em suas épocas e, não surpreendentemente, aclamados pelas gerações posteriores. Baixo orçamento, gritos em profusão e sangue falso impulsionaram o horror exploitation e influenciaram, além dos cineastas das décadas seguintes, um gênero musical que, segundo já declarou DICKIE PETERSON, falecido líder do BLUE CHEER, “distorceu o blues até torná-lo irreconhecível”.

Em 1963 foi lançado, “I Tre Volte de la Paura”, distribuído pela conhecidíssima American International Pictures, a empresa que praticamente definiu o formato do cinema de exploração. Dirigido por MARIO BAVA e co – estrelado por um dos ídolos de KIRK HAMMETT , BORIS KARLOFF, o filme - que TARANTINO já afirmou ser a inspiração para o formato fragmentário de “Pulp Fiction”- recebeu duas versões levemente diferentes – uma voltada ao público italiano e outra ao público americano, recurso comum na época. Obscuro e calcado no terror psicológico, o longa se dividia em três histórias distintas: “O Telefone”, “O Wurdalak” e “ A gota ´d´água”

Cartaz original do filme (versão italiana)

“O Telefone” conta a história de uma garota de programa que se torna alvo de ligações ameaçadoras de seu cafetão, em uma trama que envolve assassinatos bizarramente consumados por estrangulamento com o uso de meios de seda, bem como a velha e boa faca escondida debaixo do travesseiro; “Wurdalak” trata do velho e bom tema de ataques zumbis (e que GEORGE ROMERO confirmou como inspiração para ”A Noite dos Mortos Vivos”, realizado cinco anos depois), enquanto a última história trata da cobiça e dos castigos do além. BAVA, falecido em 1980, começaria ali uma série de filmes que explorava a temática das sombras – ”Drácula, o Vampiro”, ”Ciclo de Pavor, “O Planeta dos Vampiros” e outros- sempre tendo com o fio condutor a indução do telespectador à expectativa- recurso que se tornou a tônica do gênero. “I Tre Volte de la Paura”, foi comercialmente nomeado nos países de língua inglesa como “Black Sabbath” - filme que chamou a atenção do baixista da banda EARTH, TERENCE BUTLER que, ao se deparar com a fila do cinema, se atentou à um aspecto que o cinema exploitation já havia sacado faz tempo: as pessoas adoram o lado B do mundo.

Cartaz da versão americana

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades
Todas as matérias sobre "Black Sabbath"
Todas as matérias sobre "Motorhead"
Todas as matérias sobre "Led Zeppelin"

Jesus Cristo: algumas canções que levam o seu nome como tema
Black Sabbath: a homenagem do Soulfly em Nativity In Black II
Black Sabbath: Bill Ward disse que perdeu Ozzy como amigo
Black Sabbath: "Adoraria tocar com eles", diz Vinny Appice
Black Sabbath: Ozzy achava que Iommi não sobreviveria
Black Sabbath: vídeo mostra banda recebendo Platina no Canadá
Dio: Tributo faz jus à sua importância para a música pesada
Black Sabbath: recebendo platinas por vendas de "13" e de DVD
Black Sabbath: Iommi fala sobre tocar com Bill Ward novamente
E Se...: Sua banda favorita mudasse de gênero musical?
Black Sabbath: Ozzy volta a comentar sobre o sucessor de "13"
Geezer Butler: detalhando a criação do single "God Is Dead?"
Black Sabbath: As 10 melhores músicas segundo o Loudwire
Dio: qual foi sua melhor banda? Os rockstars respondem
Phil Anselmo: comentando cover que o Pantera fez do Black Sabbath

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected]

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas