Resenha - Welcome To Terreiro - Gangrena Gasosa

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Welcome To Terreiro - Gangrena Gasosa


  | Comentários:

Se você quer conhecer alguns temas como Exus, Pretos Velhos, Caboclos e Pombas-Gira de macumba dos terreiros do Brasil, você certamente vai passar em algum momento pela discografia dos cariocas do GANGRENA GASOSA. Praticando o que foi batizado de "Saravá Metal", a banda nos apresenta em "Welcome To Terreiro" elementos do metal mesclados com hardcore e thrash metal. O visual característico da banda também é marcante e nos leva a uma interessante e sarcástica viagem pelos terrenos de macumba do Brasil!

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
"Welcome To Terreiro" nos mostra uma grande mescla de diversos elementos, sejam eles de natureza instrumental (com batuques e guitarras, somados aos vocais bem diversificados) ou das letras. Afinal de contas, abordar macumba nas letras em nosso país se tornou algo único desta banda e talvez tornem este trabalho um marco no estilo.

O lado sarcástico logo aflora na primeira faixa, "Troops of Olodum", versão "olodum" para Troops of Doom do Sepultura e também surge em outras faixas do álbum como "Fist Fuck Agredi", "Despacho From Hell" e "Pegue Santo or Die". Não há como não soar engraçado ouvir que "O meu Skate não tem rodas/Tem rodelas de cebola/ O meu Skate não tem shape/ Ele é feito de barro/ De tigela de macumba." A banda trabalha bem as partes mais rápidas, características do thrash metal e hardcore, aliadas a partes mais cadenciadas, flertando com algo até com pitadas de Planet Hemp (faixa "Protesto Concreto").

Outra faixa que chama a atenção e talvez reuna boa parte dos elementos citados é "Exu Noise Terror", com um início que lembra aquelas situações onde às vezes ouvimos, lá longe, bem tarde da noite, pessoas entoando cânticos de macumba, em algumas cidades do país.

Este álbum de 1993 pode ser considerado um tesouro perdido pelas discografias do metal brasileiro, se tratando de inovação e temas e, claro, pela qualidade com que os músicos executam as canções. São vários os momentos que esboçamos até um sorriso ao prestar atenção nas letras sarcásticas e inteligentes do álbum, sem dúvida, este é um álbum para headbangers baterem cabeça no terreiro!

Faixas:
1. Troops of Olodum
2. Gangrena Gasosa
3. Saravá Metal
4. Pegue Santo or Die
5. Fist Fuck Agrédi
6. Protesto Concreto
7. Welcome To Terreiro
8. Exú Noise Terror
9. Thraxangô
10. Gangrena Venêrea
11. Despacho From Hell
12. Pomba Gyra

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Gangrena Gasosa"

Gangrena Gasosa: ouça podcast com vocalista
Saravá Metal: Gangrena Gasosa apoiando os protestos
Forceps: show ao lado do Cannibal Corpse no Rio de Janeiro
4º Piabetá Rock Fest: noite de muito metal em Duque de Caxias
Gangrena Gasosa: veja trecho do DVD "Desagradável"
Gangrena Gasosa: DVD será lançado pela Laja Records
Gangrena Gasosa: banda faz críticas a Dado Villa-Lobos
Gangrena Gasosa: veja trailer e capa do DVD Desagradável
Carnametal 2: anunciadas todas as bandas do evento
Gangrena Gasosa: vocalista comenta sobre DVD
Gangrena Gasosa: Para bater cabeça no terreiro
Gangrena Gasosa: ajuda dos fãs para lançamento de DVD
Matanza: show apocalíptico no Circo Voador no Rio
Gangrena Gasosa: "a macumba vai recomeçar em breve"
Gangrena Gasosa: contrato com Free Mind e vídeo online

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre José Antonio Alves

Nascido em 02/07/1989, sou estudante de Informática e me aventuro nos caminhos do rock desde os treze anos. Comecei ouvindo os clássicos, Iron Maiden, Black Sabbath, Motorhead. Hoje ouço um leque variado de bandas dentro do Metal, sem radicalizações de estilo. Posso ser encontrado no twitter no @jose665.

Mais matérias de José Antonio Alves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas