Paul McCartney dá aula de carisma em Curitiba e prova que aos 81 é o maior artista vivo
Resenha - Paul McCartney (Couto Pereira, Curitiba, 16/12/2023)
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de dezembro de 2023
Paul McCartney aportou com seu show "Got Back" no estádio Couto Pereira, Curitiba, onde 43 mil beatlemaníacos aguardavam para relembrar os hits de seus cerca de 60 anos de carreira. Aos 81 anos de idade, Paul ganhou o público com expressões típicas dos curitibanos – "Boa noite, piazada!" / Agora só os piás, agora só as gurias!".
Fotos: Marcos Hermes
Paul McCartney - Mais Novidades
O repertório deu conta de vários períodos da carreira de Paul, englobando desde o início dos Beatles ("Love Me Do"), até a fase final da banda que o consagrou ("Got Back"). Hits da fase Wings marcaram ponto – e com direito a impressionante queima de fogos de bandeja ("Live and Let Die" fez tremer até a alma com explosões pelo céu!).

Digno de menção foi o carisma de Paul, seja proclamando frases inteira em português (Essa próxima música vai para minha esposa Nancy, com vocês ‘My Valentine!’) ou na hora de dedicar canções para velhos amigos que já partiram para outro plano, como John Lennon, George Harrison e Jimi Hendrix.

O octogenário não deixou a peteca cair no quesito performance. O dinamismo era pauta da vez, basta ver o esforço de Paul para tornar tudo qualquer coisa, menos monótono. Ele tocou bandolim, guitarra, violão, baixo, piano – e cantou, claro. O palco ora encolhia em área útil para deixar a banda mais junta, caso de "In Spite of All the Danger", ora trazia plataformas colossais que eram iluminadas num jogo de raios e cores impressionante - caso de "Blackbird", tocada apenas por McCartney.

Por essas e por outras, Paul McCartney se consolidou fazendo a prova real para garantir o cinturão de maior artista vivo que habita esse planeta. Dono de catálogo simplesmente lendário, o ex-beatle deixou as terras paranaenses deixando não só um gostinho de "quero mais" no ar, como um sentimento agridoce já que – possivelmente – essa foi a derradeira visita de Paul por essas bandas.


Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
A música de novo disco do Megadeth que lembra o Metallica, de acordo com Gastão Moreira
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
A pior música do clássico "Powerslave", de acordo com o Heavy Consequence
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Heart pretende gravar mais um álbum e dizer adeus em 2027
Evan Dando (Lemonheads) é internado para tratar problemas mentais após assédio a fã
Nevermore assina contrato com a Reigning Phoenix Music e prepara novo disco
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
O mecânico que ajudou a mudar a trajetória de uma das maiores bandas da história do rock
Guitarrista ficou mais surpreso com David Coverdale sair das redes sociais do que com aposentadoria


O cantor favorito de Paul McCartney: "Nada chega perto em termos de brilhantismo"
A melhor música que Paul McCartney escreveu em todos os tempos, segundo John Lennon
O álbum dos Beatles que não agradou George Martin nem Paul McCartney
O melhor single do Wings de todos os tempos, segundo Paul McCartney
O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
As 6 melhores músicas de rock presentes nas trilhas das novelas do saudoso Manoel Carlos
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista


