Resenha - Punk Rock Live Concert (Hangar 110, São Paulo, 12/08/2022)
Por Nelson de Souza Lima
Postado em 29 de agosto de 2022
A "Rato Patrulha" nas "Noites Quentes da Cidade" de "São Paulo" é total "Desequilíbrio". "Peste, Fome, Guerra e Morte" mostram a "Guerra nas Ruas" em "Horário Nobre" resultando numa triste "Realidade" e "Sangue de Crianças". "Na Porta do Inferno" fazemos "Oração" e de "Olhos Perdidos" chegamos à conclusão que "Somos Todos Escravos de um Balde de Lixo" e "Cobaias" nesta "Porra de Vida".
A licença poética acima (ou não) é um mosaico literário com nomes de algumas músicas que o Invasores de Cérebros mostrou na última sexta-feira, 12, no Hangar 110. Pode servir perfeitamente como um dos muitos discursos que o líder da banda, Ariel Uliana, proferiu ao longo do show que marcou o encerramento do Punk Rock Live Concert.
O evento reuniu quatro bandas com punk na veia e discursos que atiram contra o sistema repressor e, seguindo o manual, "vomitando" no fascismo, intolerância e desigualdade social que se acentuaram nestes quase três anos de pandemia e completa incompetência do governo descerebrado e escroto.
Não cheguei a tempo de conferir os dois primeiros grupos, Gatos Feios e Hardcore Por Ódio, e infelizmente não poderei opinar. Mas assisti os shows de O Preço e o já citado Invasores de Cérebros.
O Hangar, a casa mais punk de São Paulo, estava com público razoável e antes da entrada dO Preço mandou nos telões vídeos de Exploited, Ratos de Porão, Replicantes, entre outros. Circulando pela casa "trombei" com o Criss Crass, brother da Antena Zero que também tava lá conferindo o evento.
Por volta das 21h50 o quarteto liderado pelo ex-Blind Pigs, Cristian Targa subiu ao palco mostrando unicidade e harmonia. O clichezão "banda orgânica" cai bem na nova banda do Gordo que conduz o vocal e guita base com maestria. Afinal, o cara tá na estrada já há muitos anos e dá conta do recado. Ladeando o vocalista estão Glauco Fornãs (bateria), Tiago Dias (baixo), e Luccas Rodrigues (guita solo/voz) e em pouco mais de 30 minutos mandaram dezesseis porradas. A abertura foi uma sequência pra não deixar respirar com "Na Batalha", "Sem Ilusão" "Alta Combustão" e "Pé na Farra".

A presença brotheira do Júnior Punkids, do Fibonattis em "Unidos Somos Reis" só reforçou que punk é camaradagem e luta contra os descalabros do sistema desigual. Performance que cumpriu bem a missão de manter o Gordo na ativa, que segundo ele, pensou em desistir da carreira. Mas a rapaziada ao seu lado evidenciou o quanto ele ainda tem uns bons anos de estrada ainda.

"O show foi bem legal. Esta nova formação funcionou bem no palco. Tocamos um som novo "Resistência é Sobreviver" e os próximos shows serão importantes para gente testar novas músicas", disse Gordo. "Sonhos da Televisão" encerrou o set às 22h20. Como boa banda punk mandou várias porradas no menor tempo possível.

Não foi preciso esperar muito pelos Invasores de Cérebros e com Ariel à frente já mandou um "nossa parte é o tudo e sempre vou combater os filhos das putas". O vocalista não poupou "elogios" aos fascistas, políticos corruptos e sistema opressor e desigual. Críticas ao atual ocupante da cadeira presidencial não faltaram. A política de (falta) de segurança do governo de São Paulo também foi destaque citando que a intenção de armar a GCM (Guarda Civil Metropolitana) só servirá pra tacar o terror e morte na Cracolândia, eterno problema no Centro da cidade.

O Invasores de Cérebros é uma das bandas míticas do punk nacional e com quase quarenta anos de estrada evidenciou que o movimento surgido lá no meio da década de 70 ainda é relevante. Se depender do Ariel e sua família novas gerações de punks surgirão. Quase no final do show Ariel chamou o netinho Julian ao palco e juntos mencionaram a Tina, recém falecida, e juntos fizeram uma homenagem à esposa do vocalista. Acompanhados pelos presentes que gritavam "Tina", "Tina", "Tina" atestaram quanto o punk rock norteia a família Uliana.

Às 23h25 o grupo encerrou o set com "Somos Todos Escravos de Um Balde de Lixo", mandando bem o recado que punk é punk mesmo.




Set list - O Preço
Na Batalha
Sem Ilusão
Alta Combustão
Pé na Farra
Unidos Somos Reis com Júnior Punkids
Rueiros Avançar
Estupidez Humana
Candidato Imundo
Renegados da Matriz
Resistência e Sobreviver
Total Destruição
Homem Botas
Não Venha Me Julgar
Inconsequência
Enquanto Houver a Esperança
Sonhos da Televisão
Set List - Invasores de Cérebros - Hangar 110, São Paulo, 12/08/22
São Paulo
Realidade
Peste, Fome, Guerra e Morte
Horário Nobre
Na Porta do Inferno
EZLN
Boneco de Tiro ao Alvo
Anti Militar
Rato Patrulha
Sobre Corpos e Mentes
Cobaias
Sangue de Crianças
Oração
Noites Quentes da Cidade
Guerras nas Ruas
I Wanna be Your Dog (The Stooges)
Desequilíbrio
Porra de vida
Somos Todos Escravos de Um Balde de Lixo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
Segundo o Metal Archives, Arch Enemy lançará novo single nesta quinta-feira (19)
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Regis Tadeu detona Rock in Rio 2026: "Avenged é metal? Você está de brincadeira"
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Dave Mustaine afirma que quer "viver a vida" após última tour do Megadeth


My Chemical Romance performa um dos shows mais aguardados por seus fãs
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
III Festival Metal Beer, no Chile, contou com Destruction e Death To All
Dark Tranquillity - show extremamente técnico e homenagem a Tomas Lindberg marcam retorno
Cynic e Imperial Triumphant - a obra de arte musical do Cynic encanta São Paulo
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista


