Resenha - Punk Rock Live Concert (Hangar 110, São Paulo, 12/08/2022)
Por Nelson de Souza Lima
Postado em 29 de agosto de 2022
A "Rato Patrulha" nas "Noites Quentes da Cidade" de "São Paulo" é total "Desequilíbrio". "Peste, Fome, Guerra e Morte" mostram a "Guerra nas Ruas" em "Horário Nobre" resultando numa triste "Realidade" e "Sangue de Crianças". "Na Porta do Inferno" fazemos "Oração" e de "Olhos Perdidos" chegamos à conclusão que "Somos Todos Escravos de um Balde de Lixo" e "Cobaias" nesta "Porra de Vida".
A licença poética acima (ou não) é um mosaico literário com nomes de algumas músicas que o Invasores de Cérebros mostrou na última sexta-feira, 12, no Hangar 110. Pode servir perfeitamente como um dos muitos discursos que o líder da banda, Ariel Uliana, proferiu ao longo do show que marcou o encerramento do Punk Rock Live Concert.
O evento reuniu quatro bandas com punk na veia e discursos que atiram contra o sistema repressor e, seguindo o manual, "vomitando" no fascismo, intolerância e desigualdade social que se acentuaram nestes quase três anos de pandemia e completa incompetência do governo descerebrado e escroto.
Não cheguei a tempo de conferir os dois primeiros grupos, Gatos Feios e Hardcore Por Ódio, e infelizmente não poderei opinar. Mas assisti os shows de O Preço e o já citado Invasores de Cérebros.
O Hangar, a casa mais punk de São Paulo, estava com público razoável e antes da entrada dO Preço mandou nos telões vídeos de Exploited, Ratos de Porão, Replicantes, entre outros. Circulando pela casa "trombei" com o Criss Crass, brother da Antena Zero que também tava lá conferindo o evento.
Por volta das 21h50 o quarteto liderado pelo ex-Blind Pigs, Cristian Targa subiu ao palco mostrando unicidade e harmonia. O clichezão "banda orgânica" cai bem na nova banda do Gordo que conduz o vocal e guita base com maestria. Afinal, o cara tá na estrada já há muitos anos e dá conta do recado. Ladeando o vocalista estão Glauco Fornãs (bateria), Tiago Dias (baixo), e Luccas Rodrigues (guita solo/voz) e em pouco mais de 30 minutos mandaram dezesseis porradas. A abertura foi uma sequência pra não deixar respirar com "Na Batalha", "Sem Ilusão" "Alta Combustão" e "Pé na Farra".

A presença brotheira do Júnior Punkids, do Fibonattis em "Unidos Somos Reis" só reforçou que punk é camaradagem e luta contra os descalabros do sistema desigual. Performance que cumpriu bem a missão de manter o Gordo na ativa, que segundo ele, pensou em desistir da carreira. Mas a rapaziada ao seu lado evidenciou o quanto ele ainda tem uns bons anos de estrada ainda.

"O show foi bem legal. Esta nova formação funcionou bem no palco. Tocamos um som novo "Resistência é Sobreviver" e os próximos shows serão importantes para gente testar novas músicas", disse Gordo. "Sonhos da Televisão" encerrou o set às 22h20. Como boa banda punk mandou várias porradas no menor tempo possível.

Não foi preciso esperar muito pelos Invasores de Cérebros e com Ariel à frente já mandou um "nossa parte é o tudo e sempre vou combater os filhos das putas". O vocalista não poupou "elogios" aos fascistas, políticos corruptos e sistema opressor e desigual. Críticas ao atual ocupante da cadeira presidencial não faltaram. A política de (falta) de segurança do governo de São Paulo também foi destaque citando que a intenção de armar a GCM (Guarda Civil Metropolitana) só servirá pra tacar o terror e morte na Cracolândia, eterno problema no Centro da cidade.

O Invasores de Cérebros é uma das bandas míticas do punk nacional e com quase quarenta anos de estrada evidenciou que o movimento surgido lá no meio da década de 70 ainda é relevante. Se depender do Ariel e sua família novas gerações de punks surgirão. Quase no final do show Ariel chamou o netinho Julian ao palco e juntos mencionaram a Tina, recém falecida, e juntos fizeram uma homenagem à esposa do vocalista. Acompanhados pelos presentes que gritavam "Tina", "Tina", "Tina" atestaram quanto o punk rock norteia a família Uliana.

Às 23h25 o grupo encerrou o set com "Somos Todos Escravos de Um Balde de Lixo", mandando bem o recado que punk é punk mesmo.




Set list - O Preço
Na Batalha
Sem Ilusão
Alta Combustão
Pé na Farra
Unidos Somos Reis com Júnior Punkids
Rueiros Avançar
Estupidez Humana
Candidato Imundo
Renegados da Matriz
Resistência e Sobreviver
Total Destruição
Homem Botas
Não Venha Me Julgar
Inconsequência
Enquanto Houver a Esperança
Sonhos da Televisão
Set List - Invasores de Cérebros - Hangar 110, São Paulo, 12/08/22
São Paulo
Realidade
Peste, Fome, Guerra e Morte
Horário Nobre
Na Porta do Inferno
EZLN
Boneco de Tiro ao Alvo
Anti Militar
Rato Patrulha
Sobre Corpos e Mentes
Cobaias
Sangue de Crianças
Oração
Noites Quentes da Cidade
Guerras nas Ruas
I Wanna be Your Dog (The Stooges)
Desequilíbrio
Porra de vida
Somos Todos Escravos de Um Balde de Lixo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
O único guitarrista fritador que Joe Bonamassa tem certeza que não é IA: "Faz de verdade"
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer


Obituary - uma noite dedicada ao Death Metal sem rodeios
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
My Chemical Romance performa um dos shows mais aguardados por seus fãs
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
III Festival Metal Beer, no Chile, contou com Destruction e Death To All
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil


