Emperor: finalmente Satã está entre nós!
Resenha - Emperor (Audio, São Paulo, 20/05/2022)
Por Diego Camara
Postado em 30 de maio de 2022
Demorou, mas os fãs do black metal podem gritar "finalmente!". Depois de tantos anos, o EMPEROR finalmente realizou seu show no Brasil, com Ihsahn, uma das melhores coisas que já saiu da Noruega musicalmente. Um artista genial, com um conhecimento amplo da música e grande criatividade. Para um show de estreia, o Emperor não merecia menos do que uma Áudio lotada, como raramente se vê em shows do gênero. O show teve tudo o que os fãs esperavam. Confira abaixo os principais detalhes da primeira e única apresentação no Brasil.
LOCKDOWN
O show contou com a abertura da banda LOCKDOWN, projeto criado durante a pandemia que conta com João Gordo (Ratos de Porão), Antônio Araujo (Korzus), Rafael Yamada (Claustrofobia) e Bruno Santin (Endrah). A banda mostrou um excelente repertório, com uma pegada de death metal agressiva e potente. O som da Audio ajudou muito também, pois vimos um som limpo e bastante cru, voltado para as guitarras, com as baterias potentes e os vocais de João Gordo cobrindo bem todo o repertório da banda.
A banda trouxe músicas de seu primeiro EP, "Unholy Ceremony Heretic", além de tocar "Máquina Militar", um dos sucessos do Ratos de Porão, e um excelente cover de "Raining Blood", que levantou o público e preparou o show para o Emperor. O público que chegou cedo conseguiu aproveitar a banda, e valeu bastante a pena curtir um projeto novo no Brasil, com alguns dos grandes expoentes do gênero tentando algo novo. Quem puder tente ouvir o EP e ver por si.
Setlist Lockdown:
Archangel
Hymn of Hate
Unholy Ceremony Heretic
Black Demons Reign
Desprezo
Máquina Militar (música dos Ratos de Porão)
Raining Blood (cover do Slayer)
EMPEROR
Após o fim do show, o público aumentou expressivamente na casa. Muitas pessoas se amontoaram em torno da pista, nas áreas laterais, os camarotes estavam cheios. Um grande público foi a Audio para ver o show da banda, um dos maiores públicos para um show de Black Metal que vi em muito tempo. Não é por pouco que o Emperor é um verdadeiro ícone do gênero, que ajudou a definir todo um estilo de se fazer música na Noruega.
A banda começou o show com tudo, e a qualidade da casa fez a diferença no som da banda, dando a ela o toque de crueza necessário para fazer explodir a casa. O público se empolgou desde o início, gritando muito pela banda e fazendo uma roda no centro da pista, em um bate cabeça insano já no primeiro minuto.
O Emperor é uma banda clássica, preocupada bastante com a técnica e a qualidade do som. Sem nenhuma performance arrojada no palco, entregam apenas a boa música em um show minimalista, onde até as luzes assumem um papel secundário. E disso o público não podia reclamar por nem um instante: em todas as músicas, tudo estava lá, o ritmo, as baterias insanas de Torson, as belas guitarras e os vocais crus e rústicos de Ihsahn.
Dos destaques do show, chamo a atenção para "With Strenght I Burn", música do "Anthems" que deixou o público alucinado e cantando junto nos belos vocais limpos da música. É muito bonito como a banda transita entre o estilo sinfônico e o black metal cru, como também faz transições extremamente belas nos vocais, mudando às vezes completamente o ritmo ou a presença da banda no palco.
Mas foi com "I Am The Black Wizards" que a coisa ficou realmente séria. Um dos grandes sucessos da banda quase fez a casa tremer de tanta empolgação do público, que gritou, cantou junto e fez grande alvoroço na pista, com um moshpit frenético que foi de uma ponta a outra. "Inno a Satana" veio logo em seguida, com grande apoio dos fãs, que gritaram junto com Ihsahn para apresentar a música, além de acompanhar o refrão a plenos pulmões.
A banda fez uma pequena pausa, para voltar logo em seguida para fechar o show com outras duas músicas finais. A pegada firme continuou até o final, com grandes agradecimentos de Ihsahn pela presença do público e uma promessa de voltarem em breve. Quem sabe podemos ver, em alguns anos, um show solo dele por aqui também.
Setlist:
In the Wordless Chamber
Thus Spake the Nightspirit
Ensorcelled by Khaos
The Loss and Curse of Reverence
The Acclamation of Bonds
With Strength I Burn
Curse You All Men!
Towards the Pantheon
The Majesty of the Nightsky
I Am The Black Wizards
Inno A Satana
Alsvartr (The Oath)
Ye Entrancemperium
Cosmic Keys to My Creations & Times
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps