Roland Grapow: clássicos do Helloween e Masterplan em Santo André

Resenha - Roland Grapow (Sesc, Santo André, 31/01/2020)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Alexandre Veronesi
Enviar correções  |  Ver Acessos

"Fascinação exercida sobre um grupo de pessoas". Esta é uma das principais definições da palavra "carisma", algo que, em grande parte das vezes, não acompanha grandes talentos. ROLAND GRAPOW, líder do Masterplan e ex-integrante do Helloween, é um desses raros casos de indivíduos que ostentam ambos os atributos citados acima. O guitarrista alemão esteve em nosso país recentemente para 6 shows, entre eles, a apresentação "sold out" realizada no teatro do Sesc Santo André em 31/01 (repetida no mesmo local no dia seguinte).

Helloween: vídeo ao vivo oficial de "Perfect Gentleman", retirado do último DVDOrtografia: como deveriam realmente se chamar as bandas?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A banda de apoio de Grapow nesta mini tour foi selecionada a dedo, e contou com um time de músicos brasileiros de altíssimo gabarito: João Luiz (Golpe de Estado, ex-King Bird e Brasil Rock Stars) no vocal, Affonso Junior (Revenge e Confessori) na segunda guitarra, Fabio Carito (Confessori, ex- Warrel Dane e Shadowside) no baixo e Marcus Dotta (ex-Warrel Dane, Leather Leone e Hatematter) na bateria.

Por volta das 21h40, após uma breve introdução, ROLAND GRAPOW e seus asseclas subiram ao palco já mandando duas das mais empolgantes composições do Masterplan, "Enlighten Me" e "Spirit Never Dies". Com uma estrutura invejável, como é praxe na rede Sesc, a qualidade do som se encontrava impecável. Logo após, o guitarrista relembrou seus tempos de Helloween com as aclamadas "Mr. Ego (Take Me Down)" e "The Time Of The Oath", intercaladas por "Kind Hearted Light". Vale dizer que o primeiro álbum do Masterplan, autointitulado (2003), foi o mais celebrado da noite, tendo oito de suas doze faixas executadas. O excelente "Aeronautics", lançado em 2005, também se fez presente através de "Back For My Life".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Interpretar com excelência linhas vocais originalmente gravadas por Michael Kiske, Jorn Lande e Andi Deris, naturalmente, não é tarefa para qualquer um. Apesar de apresentar certa insegurança em relação às letras (fato compreensível, dado o pouco tempo disponível para preparação e ensaios), João Luiz provou ser a escolha perfeita para o posto, impressionando a todos pela grande técnica, potência e versatilidade com as quais transitou por estilos de canto tão diferentes. O mesmo pode ser dito sobre Affonso, Fabio e Marcus, o trio de instrumentistas, que tocaram tudo com absoluta intensidade e muito próximo à perfeição.

O show seguiu com "Keep Your Dream Alive", a mais recente e menos conhecida do repertório (presente em "Novum Initium", de 2013), antes da veloz "Someone's Crying", canção que faz parte do primeiro disco que Grapow gravou com o Helloween, "Pink Bubbles Go Ape" (1991), além de mais duas do debut do Masterplan, as pesadas "Crystal Night" e "Soulburn".

Para a música seguinte, foi chamado ao palco Ricardo Peres, prestigiado cantor do ABC Paulista (que integrou bandas como Seventh Seal, Masmorra, Metal Restless e Demolition Inc)., e então tivemos "Still We Go", desempenhada de maneira impressionante pelo convidado, detentor de uma voz poderosa e timbre singular.

Conforme dito no parágrafo inicial desta matéria, ROLAND GRAPOW dá um verdadeiro show, tanto no quesito musical, quanto em simpatia. Sua interação com o público era notadamente autêntica, assim como a satisfação por estar em cima daquele palco tocando os sons que o consagraram. Vale destacar que, em dado ponto do show, o músico "recriou" a memorável passagem do DVD "High Live" (1996), que acontece entre "Before The War" e "Mr Ego (Take Me Down)", onde interage com a audiência através de coros, e termina soltando alguns agudos altíssimos. Alegria e energia contagiantes!

Um dos momentos mais especiais da noite foi a apresentação de "A Tale That Wasn't Right", cantada por Grapow (exceto as partes mais altas), que mesmo não tendo sido gravada por ele, foi adicionada ao repertório desta turnê como forma de reconhecimento / agradecimento a Michael Weikath (líder do Helloween), que foi, de acordo com o próprio, quem o colocou para valer dentro mercado musical.

"Heroes" encerrou o set regular, com João, Ricardo e Grapow alternando os vocais. Poucos minutos se passaram, e a banda retornou para o encore com "The Chance" e "Crawling From Hell", finalizando a atuação de forma brilhante e matadora.

O sucesso deste pequeno giro de ROLAND GRAPOW e banda por aqui foi tamanho que já se fala até em repeteco no futuro próximo. Ficaremos na expectativa!

SETLIST

01. Enlighten Me
02. Spirit Never Die
03. Mr. Ego (Take Me Down)
04. Kind Hearted Light
05. The Time Of The Oath
06. Back For My Life
07. Keep Your Dream Alive
08. Someone's Crying
09. Crystal Night
10. Soulburn
11. Still We Go
12. A Tale That Wasn't Right
13. Heroes
14. The Chance
15. Crawling From Hell

https://i.imgur.com/7R2i8Pu.jpg
https://i.imgur.com/ocVN6F6.jpg
https://i.imgur.com/CF6dEZK.jpg
https://i.imgur.com/daKjVf2.jpg




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de ShowsTodas as matérias sobre "Roland Grapow"Todas as matérias sobre "Helloween"Todas as matérias sobre "Masterplan"


Helloween: vídeo ao vivo oficial de Perfect Gentleman, retirado do último DVDHelloween
Vídeo ao vivo oficial de "Perfect Gentleman", retirado do último DVD

Roland Grapow: Assista vídeo de "Time Of The Oath" em Santo André.

Resenha - Roland Grapow (Célula Showcase, Florianópolis, 25/01/2020)Resenha - Roland Grapow (Célula Showcase, Florianópolis, 25/01/2020)

Helloween: baterias do novo disco já estão gravadasHelloween
Baterias do novo disco já estão gravadas

Kai Hansen: Documentário em vídeo é lançado no YouTubeKai Hansen
Documentário em vídeo é lançado no YouTube

Roland Grapow: Veja as datas que o músico fará no Brasil entre janeiro e fevereiroRoland Grapow
Veja as datas que o músico fará no Brasil entre janeiro e fevereiro

Helloween: Dani Löble tocará a bateria usada por Ingo Schwichtenberg em novo álbumHelloween
Dani Löble tocará a bateria usada por Ingo Schwichtenberg em novo álbum

Helloween: novo álbum está sendo gravado no mesmo estúdio de Master of the RingsHelloween
Novo álbum está sendo gravado no mesmo estúdio de "Master of the Rings"

Power Metal: os 25 maiores álbuns do estiloPower Metal
Os 25 maiores álbuns do estilo

Helloween: nenhuma banda deveria trocar de vocalista, diz Andi DerisHelloween
Nenhuma banda deveria trocar de vocalista, diz Andi Deris

Helloween: Kiske aceitaria reunião por 2 milhões de Euros?Helloween
Kiske aceitaria reunião por 2 milhões de Euros?

Michael Kiske: A Adoração ao Mal no Cenário do Heavy MetalMichael Kiske
A Adoração ao Mal no Cenário do Heavy Metal


Ortografia: como deveriam realmente se chamar as bandas?Ortografia
Como deveriam realmente se chamar as bandas?

AC/DC: A origem do nome da bandaAC/DC
A origem do nome da banda


Sobre Alexandre Veronesi

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336 adClioIL adClio336 adClioIL