Roland Grapow: clássicos do Helloween e Masterplan em Santo André
Resenha - Roland Grapow (Sesc, Santo André, 31/01/2020)
Por Alexandre Veronesi
Postado em 10 de fevereiro de 2020
"Fascinação exercida sobre um grupo de pessoas". Esta é uma das principais definições da palavra "carisma", algo que, em grande parte das vezes, não acompanha grandes talentos. ROLAND GRAPOW, líder do Masterplan e ex-integrante do Helloween, é um desses raros casos de indivíduos que ostentam ambos os atributos citados acima. O guitarrista alemão esteve em nosso país recentemente para 6 shows, entre eles, a apresentação "sold out" realizada no teatro do Sesc Santo André em 31/01 (repetida no mesmo local no dia seguinte).
A banda de apoio de Grapow nesta mini tour foi selecionada a dedo, e contou com um time de músicos brasileiros de altíssimo gabarito: João Luiz (Golpe de Estado, ex-King Bird e Brasil Rock Stars) no vocal, Affonso Junior (Revenge e Confessori) na segunda guitarra, Fabio Carito (Confessori, ex- Warrel Dane e Shadowside) no baixo e Marcus Dotta (ex-Warrel Dane, Leather Leone e Hatematter) na bateria.
Por volta das 21h40, após uma breve introdução, ROLAND GRAPOW e seus asseclas subiram ao palco já mandando duas das mais empolgantes composições do Masterplan, "Enlighten Me" e "Spirit Never Dies". Com uma estrutura invejável, como é praxe na rede Sesc, a qualidade do som se encontrava impecável. Logo após, o guitarrista relembrou seus tempos de Helloween com as aclamadas "Mr. Ego (Take Me Down)" e "The Time Of The Oath", intercaladas por "Kind Hearted Light". Vale dizer que o primeiro álbum do Masterplan, autointitulado (2003), foi o mais celebrado da noite, tendo oito de suas doze faixas executadas. O excelente "Aeronautics", lançado em 2005, também se fez presente através de "Back For My Life".
Interpretar com excelência linhas vocais originalmente gravadas por Michael Kiske, Jorn Lande e Andi Deris, naturalmente, não é tarefa para qualquer um. Apesar de apresentar certa insegurança em relação às letras (fato compreensível, dado o pouco tempo disponível para preparação e ensaios), João Luiz provou ser a escolha perfeita para o posto, impressionando a todos pela grande técnica, potência e versatilidade com as quais transitou por estilos de canto tão diferentes. O mesmo pode ser dito sobre Affonso, Fabio e Marcus, o trio de instrumentistas, que tocaram tudo com absoluta intensidade e muito próximo à perfeição.
O show seguiu com "Keep Your Dream Alive", a mais recente e menos conhecida do repertório (presente em "Novum Initium", de 2013), antes da veloz "Someone's Crying", canção que faz parte do primeiro disco que Grapow gravou com o Helloween, "Pink Bubbles Go Ape" (1991), além de mais duas do debut do Masterplan, as pesadas "Crystal Night" e "Soulburn".
Para a música seguinte, foi chamado ao palco Ricardo Peres, prestigiado cantor do ABC Paulista (que integrou bandas como Seventh Seal, Masmorra, Metal Restless e Demolition Inc)., e então tivemos "Still We Go", desempenhada de maneira impressionante pelo convidado, detentor de uma voz poderosa e timbre singular.
Conforme dito no parágrafo inicial desta matéria, ROLAND GRAPOW dá um verdadeiro show, tanto no quesito musical, quanto em simpatia. Sua interação com o público era notadamente autêntica, assim como a satisfação por estar em cima daquele palco tocando os sons que o consagraram. Vale destacar que, em dado ponto do show, o músico "recriou" a memorável passagem do DVD "High Live" (1996), que acontece entre "Before The War" e "Mr Ego (Take Me Down)", onde interage com a audiência através de coros, e termina soltando alguns agudos altíssimos. Alegria e energia contagiantes!
Um dos momentos mais especiais da noite foi a apresentação de "A Tale That Wasn't Right", cantada por Grapow (exceto as partes mais altas), que mesmo não tendo sido gravada por ele, foi adicionada ao repertório desta turnê como forma de reconhecimento / agradecimento a Michael Weikath (líder do Helloween), que foi, de acordo com o próprio, quem o colocou para valer dentro mercado musical.
"Heroes" encerrou o set regular, com João, Ricardo e Grapow alternando os vocais. Poucos minutos se passaram, e a banda retornou para o encore com "The Chance" e "Crawling From Hell", finalizando a atuação de forma brilhante e matadora.
O sucesso deste pequeno giro de ROLAND GRAPOW e banda por aqui foi tamanho que já se fala até em repeteco no futuro próximo. Ficaremos na expectativa!
SETLIST
01. Enlighten Me
02. Spirit Never Die
03. Mr. Ego (Take Me Down)
04. Kind Hearted Light
05. The Time Of The Oath
06. Back For My Life
07. Keep Your Dream Alive
08. Someone's Crying
09. Crystal Night
10. Soulburn
11. Still We Go
12. A Tale That Wasn't Right
13. Heroes
14. The Chance
15. Crawling From Hell
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
Até 71% de desconto em ofertas selecionadas de vinil, CDs, acessórios e celulares na Amazon
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
As melhores músicas de cada álbum do Opeth, segundo a Loudwire
Como Black Sabbath teve dois cantores seguidos que interpretaram Jesus Cristo?
O álbum do Guns N' Roses que Axl Rose queria superar; "Quero crescer como artista"
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
A epifania de George Harrison ao se encontrar com uma lenda do rock
Geezer Butler define o papel de cada integrante da formação clássica do Black Sabbath
A banda que Kurt Cobain gostou tanto quando conheceu que quis tocar numa banda cover dela
Axl Rose: "Sobe na porra do palco ou você vai morrer!"
A aparentemente simples música que John Bonham não conseguia tocar


Resenha e fotos do Sweden Rock Festival 2026 - Keep the Fire burning!
Nenhum de Nós celebra show histórico de número 2.500 com teatro lotado em Belo Horizonte
Resenha e fotos do show da banda Dogma em Porto Alegre
Wolf Alice e Lykke Li transformam o Vivo Rio em ponto de encontro do indie europeu
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



