Legião Urbana XXX Anos: uma catarse coletiva em POA
Resenha - Legião Urbana (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 21/06/2019)
Por Karen Waleria
Postado em 27 de junho de 2019
Fotos: Diogo Nunes
Chegando no icônico Auditório Araújo Vianna na última sexta-feira, dia 21 de junho de 2019, não teve como não relembrar de quando, na década de 90, assisti o Legião Urbana no Ginásio Gigantinho; ainda com o poeta do rock nacional, Renato Russo. Alcunha, a meu ver, que divide com o grande Cazuza.
Legião Urbana - Mais Novidades
Voltando para a última sexta-feira, confesso, estava com muita expectativa. Eis que o show inicia passados poucos minutos das 21h.
Essa é a segunda vez que o projeto "Legião Urbana XXX Anos" se apresenta na capital gaúcha. Em novembro de 2018 o grupo se apresentou em Porto Alegre. O sucesso foi tamanho que os dois membros remanescentes da icônica banda brasiliense - o guitarrista Dado Villa-Lobos e baterista Marcelo Bonfá - retornaram à cidade em tão pouco tempo, acompanhados por André Frateschi (vocais, baixo, gaita e bateria), Lucas Vasconcellos (guitarra e violões), Roberto Pollo (teclado) e Mauro Berman (baixo).
Um público de 3.500 pessoas lotaram a tradicional casa de espetáculos. Público este que. ao ver a banda subir ao palco, se puseram em pé, e assim ficaram até o final da performance que teve a duração de mais de duas horas. Nesse tempo os álbuns "Dois"(1986) e "Que País é esse?" (1987) respectivamente segundo e terceiro álbum de estúdio do grupo foram executados, juntamente a alguns hits da banda. Veja o setlist abaixo.
Em tempo - em maio do corrente ano, Frateschi, que assume os vocais em diversos momentos do show, sofreu um acidente ao cair do palco e fraturar duas costelas. Fato que me deixou apreensiva, em relação ao show. Mas vendo o músico em ação, não se imagina que o acidente foi há tão pouco tempo.
O músico/ ator é um show à parte. Além de uma voz privilegiada, ele tem punch, tem no seu DNA o rock n roll. Tem uma energia contagiante, dá para ver que tem prazer no que faz.
Outro integrante que chama atenção é o baixista Mauro Berman, que também assina a direção musical do show. Tem o requisito básico para ser um roqueiro. Aquele "tesão" de tocar, todos integrantes da banda possuem.
E acima de tudo, o projeto não é um cover. Aliás, Frateschi interpreta as músicas da banda brasiliense à sua maneira; com a sua roupagem, mas sempre respeitando a melodia original da música. O sexteto "funciona muito bem" tem a tal da "quimica" que muitos almejam, mas poucos possuem.
Dado e Bonfá, dispensam quaisquer comentários. São lendas-vivas. Instituições do rock nacional. Exímios músicos, que assumem os vocais em alguns momentos. Os músicos fazem um rodizio; Frateschi assume até bateria.
Chego à conclusão que não vem ao caso quem é melhor, quem é o pior.
O que interessa é que o grupo mostrou ao que veio. Que é celebrar os 30 anos de dois dos mais icônicos álbuns da banda.
Em minha opinião, o sexteto fez uma homenagem à altura do grande Renato Russo. Com certeza, Renato estava entre eles ou neles.
Emocionante é a palavra que descreve o show. Uma catarse!
Bonfá, Dado e Frateschi interagiram com a plateia. Não recordo quem falou isso ou aquilo; frequentemente alternavam o uso do microfone, Mas, em suma, faziam comentários sobre o quão atual são as músicas feitas lá na longinqua década de 80 e 90. Parece, infelizmente, terem sido feitas para a conturbada situação na qual encontra-se o nosso país. Frateschi, também, em diversos momentos demonstrou sua contrariedade em relação ao momento político, sociopolitico do Brasil. Pedia paz em vários momentos e o público, também, manifestava que concordava com a posição dos músicos.
Os fãs, das mais variadas idades, cantaram em coro todas as músicas. E sempre em pé, uns dançando, outros cantando, outros cantando e dançando. Repito, poucas vezes presenciei essa postura do público.
Possivelmente, em 2020, o álbum "Quatro Estações" (1989) integrará o projeto.Teremos mais uma chance de ver o grupo em ação, antes de encerrarem os shows.
Só o Rock Salva!
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Setlist:
Daniel na cova dos leões
Quase sem querer
Eu sei
"Índios"
Acrilic on Canvas
Tédio (Bonfá)
Mais do mesmo
Metrópole
Química
Plantas Embaixo do Aquário
Depois Do Começo
Conexão Amazônica (Dado)
Música Urbana 2
Eduardo e Mônica (Bonfá)
Faroeste Caboclo
Que país é esse?
Angra dos Reis
Andrea Dória
Fábrica
Tempo perdido (Dado)
Bis:
Vento no litoral (Bonfá)
Giz (Dado)
Há tempos
Será
Perfeição
Agradecimentos à RRany Produtora / Paulo Corrêa
Veja mais fotos do show:
https://www.facebook.com/Rocksblog/media_set?set=a.10205628883836727
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A banda Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs que André Barcisnski incluiu no melhores do ano
Regis Tadeu explica o motivo pelo qual os cariocas não gostam de Rock
Americano cria versão em inglês de "Faroeste Caboclo" chamada "Country Bumpkin"
O grande clássico do Nirvana considerado superestimado por Dave Grohl: "Há melhores"


Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
A "canção romântica" dos Titãs que era a preferida de Renato Russo
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente

