Venom Inc.: enxurrada de clássicos em São Paulo
Resenha - Venom Inc. (The House, São Paulo, 01/02/2019)
Por Alexandre Veronesi
Postado em 05 de fevereiro de 2019
Sexta-feira, 01/02/2019. Enfim a capital paulista receberia a "reencarnação" de um dos maiores nomes da NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal) e, para muitos, o grande precursor do Black Metal. Claro que estou falando do VENOM INC., grupo fundado em 2015 por ex-integrantes do lendário Venom. Lembrando que a banda esteve em turnê pelo Brasil no final de 2015, porém o único show no estado de SP foi realizado na cidade de Limeira.
O local escolhido para o evento foi o "novo" The House. "Novo" porque trata-se do antigo Hangar 110, pico tradicional e icônico da cena underground paulistana, palco de inúmeras apresentações históricas. Cheiro de nostalgia no ar!
Programado para as 21h30, o show teve início com somente 7 minutos de atraso. Enquanto a sombria introdução de "Avé" rolava nos PA's, Tony "Demolition Man" Dolan (vocal e baixo), Jeffrey "Mantas" Dunn (guitarra) e Jeremy "War Machine" Kling (bateria) tomavam suas respectivas posições. O caos era iminente, e ele veio na forma de "Metal We Bleed", faixa do já citado "Avé" (2017), único álbum de estúdio da banda até então. E quem pensou que o repertório seria uma mescla de sons novos e antigos, não poderia estar mais enganado. O trio britânico tinha plena ciência do desejo de seus fãs, e o show se mostrou um verdadeiro desfile de clássicos e "lados B". Hinos como "Die Hard", "Welcome To Hell", "Don't Burn The Witch", "Black Metal" e "Witching Hour" se misturaram com "Temples Of Ice", "Parasite", "Lady Lust" e "Leave Me In Hell". Ainda sobrou tempo para mais uma do último trabalho do grupo, a pesadíssima "War".
Talvez alguns possam ter estranhado a ausência de Tony "Abaddon" Bray, afinal, salvo engano, não houve um pronunciamento oficial sobre a sua saída. Kling, porém, substitui o lendário baterista com total maestria, mostrando uma "pegada" visceral (a introdução de "Warhead" foi de arrepiar) e enorme carisma. Aliás, carisma é algo que sobra neste grupo: Demolition Man (que fez questão de mostrar sua nova tatuagem, em homenagem à cidade de São Paulo) e Mantas são possuidores de uma presença de palco invejável, agitando e interagindo com a platéia por todo o tempo. Vale citar que o guitarrista, que sofreu um ataque cardíaco quase fulminante em Abril de 2018, se encontra em excelente fase. O cara está tocando MUITO!
Após cerca de 1h15 da mais autêntica devastação sonora, o trio deixa o palco por alguns minutos, mas logo retorna para o apoteótico encerramento com uma trinca matadora, composta por "Bloodlust", "In League With Satan" e "Countess Bathory", todas bradas a plenos pulmões pelos presentes (que compareceram em bom número). Pronto, nossas almas estavam definitivamente lavadas.
Não tenho a intenção de criar polêmica, mas ao contrário da última apresentação de Cronos e sua trupe por aqui, burocrática e com um repertório fraco, o VENOM INC. nos entregou uma performance altamente enérgica e brutal, além de um setlist escolhido a dedo, com o intuito de agradar até o mais exigente apreciador da música profana.
Por fim, deixo os meus sinceros parabéns e um agradecimento à EV7 Live pela realização deste magnífico evento, com toda a competência e profissionalismo que são esperados.
SETLIST
01. Metal We Bleed
02. Die Hard
03. Welcome To Hell
04. Live Like An Angel (Die Like A Devil)
05. Blackened Are The Priests
06. Parasite
07. Warhead
08. Don't Burn The Witch
09. War
10. Lady Lust
11. Leave Me In Hell
12. Temples Of Ice
13. Black Metal
14. Sons Of Satan
15. Witching Hour
16. Bloodlust
17. In League With Satan
18. Countess Bathory
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps