Duca Leindecker: apresentando Baixar Armas no Opinião
Resenha - Duca Leindecker (Opinião, Porto Alegre, 05/07/2018)
Por Karen Waleria
Postado em 13 de julho de 2018
Por Marcele Lobo Nadalon
No dia 05 de julho, foi a vez do Bar Opinião, em Porto Alegre, receber o cantor e compositor gaúcho, Duca Leindecker, que apresentou o seu mais recente trabalho de estúdio. O álbum intitulado "Baixar Armas" foi lançado nas lojas e serviços de streaming no início do corrente ano.
Conforme Duca, este álbum é um convite à reflexão sobre a epidemia de ódio e de intolerância que assolou o Brasil nos últimos anos. No setlist, também não faltaram sucessos da CIDADÃO QUEM, trabalho que realizou juntamente com seu irmão, Luciano Leindecker, e POUCA VOGAL, trabalho que realizou juntamente com Humberto Gessinger (ENGENHEIROS DO HAWAII).
O show teve início às 22h15; o pequeno atraso passou despercebido. Duca (guitarra, violão e piano), acompanhado de Claudio Mattos (bateria), Maurício Chaise (guitarra) e Igor Conrad (baixo), iniciaram o show com a canção que dá nome a sua tour "Baixar Armas", seguida de "Certeiro".
Antes de dar início à próxima canção, Duca dá boa noite a Porto Alegre e fala um pouco sobre o seu novo trabalho. E diz que não deixaria de tocar algumas ou muitas músicas dos outros discos e começa a cantar "Dia Especial", onde o público, cerca de 600 pessoas, cantaram e vibraram junto.
A sétima música, "Menina", é dedicada à sua filha Laura, de 2 anos de idade. Duca toca piano e emociona a todos com uma letra de grande sensibilidade e muito amor.
Impossível não citar "Os segundos", "Um dia / Tententender", "Girassóis" (música de Marcelo Truda), "Música inédita" e "O amanhã colorido", foram canções que fizeram e ainda fazem sucesso e levaram o público a cantar em uníssono, no tom mais alto que conseguiram alcançar. Foi lindo de ver e ouvir!
Em "Até aqui" Duca comenta que a música que tem muito a ver com o seu irmão Luciano e também cita o fato do Opinião ser um lugar que traz à memória a Cidadão Quem. A belíssima canção foi uma grande homenagem ao seu irmão. Para quem não se recorda, Luciano Leindecker, ex-baixista e companheiro de banda, morreu em novembro de 2014 aos 42 anos, em decorrência de complicações de um câncer na medula óssea.
No bis, Duca apresentou a tão esperada "Pinhal", e encerrou o show repetindo "Dia Especial". Novamente a plateia cantou junto com o músico e ao final do hit o ovacionou.
Duca e a banda fizeram um show incrível. Foram 90 minutos onde o poeta passeou por três décadas da sua carreira.
Vida longa a Duca Leindeker!
Vida longa ao pop rock gaúcho!
Setlist:
Baixar Armas
Certeiro
Dia Especial
Eterno Agora
Mais Uma Pra garantir
Bossa
Menina
Ao Fim de Tudo
Os Segundos
Espinho e Flor
Música Inédita
Depois da Curva
Zumbis e Fadas
Girassóis
Até Aqui
Moinhos Gigantes
Um Dia / Tententender
Bis
Pinhal
Dia Especial
Agradecimentos a Opinião Produtora
Fotos: Marcelo Schmidt
https://www.facebook.com/marceloschmidt84
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
Os dois piores álbuns da discografia do Kiss segundo seu vocalista Paul Stanley
A música que David Gilmour vetou na reunião histórica do Pink Floyd
A espécie de "Massacration europeu" com quem Bruno Sutter quer dividir o palco
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
O disco do Iron Maiden com Blaze Bayley que a Metal Hammer considera "metade de um clássico"
O disco da "fase John Bush" que é o preferido de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
John Baizley (Baroness) fará a próxima tour do Mastodon como membro convidado
65 grandes músicas gravadas por Dave Mustaine, que completa 65 anos neste domingo
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
O dia que Humberto Gessinger explicou a Charles Gavin significado de álbum dos Engenheiros
Andreas Kisser conta a Rafinha Bastos o que tirou Max Cavalera do Sepultura
A surpreendente banda que vocalista do Offspring considera a "número 1" do Punk Rock

Lacrimosa em seu primeiro show com Orquestra
Masters of Voices (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 13/07/2026)
Com toda sua experiência e talento do seu novo vocalista, Nazareth conquista o público mineiro
Covil Brutal recebe Sentence, Pathologic Noise e Critical Fear em Belo Horizonte
Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



