Gong: Quando a insanidade psicodélica encontra o rock progressivo
Resenha - Gong (SESC Belenzinho, São Paulo, 24/03/2017)
Por Diego Camara
Postado em 26 de março de 2017
Fazem exatos 3 anos desde que o Gong veio para fazer seu último show no Brasil. Muita coisa mudou desde então. A morte de Daevid Allen, um dos ícones mais insanos da música psicodélica, cravou fundo na banda. A decisão de continuar - a pedido do próprio Allen - colocou a banda em uma situação difícil: como continuar sem seu ícone, sem a figura do velhinho que, com mais de 70 anos, ainda tinha fôlego para dançar e animar o público como ninguém?
A banda veio para São Paulo exatamente para responder aos fãs. Com um novo disco debaixo dos braços, nomeado "Rejoice! I’m Dead!", lançado ano passado, o show prometia muito para mostrar o novo estilo que o iraniano Kavus Torabi e companhia tinham colocado na banda. Muito mais rock e muito menos psicodélico, o disco aposta muito mais na força das guitarras do que seus antecessores, já dando o tom do que se pode esperar deste novo Gong.
O show começou no horário marcado, sem nenhum atraso. A banda abriu com "The Thing That Should Be", do novo disco da banda. Uma bela pancada de rock, extremamente progressivo, forte nas guitarras. Os leves elementos do psicodélico ficam focados no saxofone de Ian East, que como que flutua em toda a música. A banda sacou em sua sequência um dos seus clássicos: "You Can’t Kill Me". Torabi teve uma ótima performance, cheia de energia. Sua insanidade foi incrível, e encantou a plateia desde o início do show.
"Kaptial" é um belíssimo rock do novo disco. Pesado, com um super som das guitarras. A música faz jus a carreira da banda, e mostra aqui toda a versatilidade da nova formação do Gong. A seguinte também era das novas: "Rejoice!" é também excelente, marcada pela performance das guitarras, especialmente de Golfetti, que brinca com as guitarras e depois ainda coroa o final da música com um emocionante solo de guitarra. A música é uma excelente peça, que em diversos momentos namora com outros géneros como o Jazz e o Blues.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
"Mr. Longshanks" levanta o público, fazendo os fãs mais exaltados dançarem. E é uma excelente abertura para "I Never Glid Before", clássico do "Angel’s Egg", que fez o público dançar na pista, dos mais velhos aos mais novos, cheios de empolgação. A mesma empolgação atacou o público na sequência final do show, com destaque especial para "Tropical Fish", do clássico "Camembert". Claro que a banda fez uma versão bem mais pesada da música, mas não deixou de ficar aparente como eles também trabalharam muito bem os elementos ambientes que a música requeria. No final, Kavus Torabi fez uma excelente performance de "Selene", com uma puxada meio árabe.
No bis, Kavus agradeceu ao público e disse que amou bastante tocar para o público brasileiro mais uma vez, dizendo estar feliz de vir ao brasil e ver apenas sorrisos. A banda então tocou "Prophecy", que fecha o novo disco, mais uma excelente música. Para fechar, a banda trouxe "And You Tried so Hard", do "Camembert", que fechou com excelência o espetáculo, perfeito em cada momento do show.
Gong é:
Kavus Torabi - Vocal e guitarra
Fabio Golfetti - Guitarra
Dave Stuart - Baixo
Ian East - Saxofone e flauta
Cheb Nettles - Bateria
Setlist:
The Thing That Should Be
You Can't Kill Me
I've Been Stoned Before
Kaptial
Rejoice!
Mr. Longshanks / O Mother
I Never Glid Before
Visions
The Unspeakable Stands Revealed
You Never Blow Yr Trip Forever
Tropical Fish
Selene
Bis:
Insert Yr Own Prophecy
And You Tried So Hard










Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
O disco favorito de Steven Tyler por causa da ausência de viradas de bateria
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
A banda mineira que o RPM sonhava alcançar antes de estourar, segundo Paulo Ricardo
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
Dragonforce faz primeiro show com Alissa White-Gluz; veja os vídeos
Dia das Mães: seleção de canções sobre maternidade
Darkthrone lança "Pre-Historic Metal", seu novo disco de estúdio
O melhor álbum do Aerosmith segundo o baixista Tom Hamilton
O músico que John Corabi considera "o Prince original"
A ideia dada por Shawn para máscara de Eloy e recusada por ser "meio Harry Potter"
O que significa "Quando o Sol Bater na Janela do seu Quarto" no hit da Legião Urbana
A inesperada música que Dave Mustaine considera uma das melhores do Megadeth
Dream Theater une técnica e emoção em show de três horas em Curitiba
Bangers Open Air 2026 - uma experiência para a posteridade
Megadeth - no apagar das luzes da banda, uma apresentação incrível em São Paulo
Bad Religion - uma apresentação clássica e bastante consistente em São Paulo
Lynyrd Skynyrd - noite histórica para um público emocionado em Porto Alegre
Lucifer - uma noite intimista e de alta qualidade em Porto Alegre
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista
