Phil Collins lista e comenta suas músicas preferidas de todos os tempos
Por André Garcia
Postado em 29 de abril de 2022
Phil Collins possui uma longa, respeitada e bem-sucedida carreira. Após fazer sucesso no rock progressivo como baterista do Genesis, com a saída de Peter Gabriel, ele assumiu os vocais da banda. Nos anos 80, como trio, o Genesis se reinventou com uma sonoridade pop, atingindo o estrelato mundial. Paralelamente, ele teve também uma carreira solo repleta de hits e até Oscar já ganhou.
Em 4 de março de 2016, Phil Collins foi até a Radio BBC 2 participar do programa Tracks Of My Years (músicas dos meus tempos, em livre tradução), onde listou e comentou suas músicas preferidas.
"It's The Same Old Song" - Four Tops
"What You Know" - Two Door Cinema Club
"Learning To Fly" - Tom Petty and the Heartbreakers
"(The Best Part Of) Breakin' Up" - The Ronettes
"Sail On Sailor" - Beach Boys"Rumour Has It" - Adele
"The Sun Ain't Gonna Shine Anymore" - The Walker Brothers
"Never Ever" - The Action"It's My Life" - The Animals
"Life In Color" - OneRepublic
"It's The Same Old Song" - Four Tops
Essa é uma das músicas da Motown que representa aquela era. Todo mundo sabe que eu amo aquela época, especialmente os músicos da Motown: o sentimento, a sonoridade… é como os Beatles para mim, sabe, não envelhece.
"What You Know" - Two Door Cinema Club
Muita gente me pergunta o que eu ouço de atual. Two Door Cinema Club… meus filhos Nicholas e Matthew amam essa banda! E o título dessa música eles usaram no nome da banda de Nick. Ela tem um groove bacana, uma abordagem bacana, e o vocalista é diferente. Eu escolhi essa porque eles estão sempre tocando.
"Learning To Fly" - Tom Petty and the Heartbreakers
Eu amo as coisas do Tom Petty faz muito tempo. Ele é muito cínico, o que eu compreendo, sabe, tudo bem… isso é muito inglês, de certa forma. Eu amo o trabalho dele com o Traveling Wilburys. E tem aquela coisa de usar guitarra de 12 cordas que meio que me remete ao The Byrds. Eu acho ele muito ousado, ele segue se reinventando. Sou um grande fã.
"(The Best Part Of) Breakin' Up" - The Ronettes
Nos meus tempos de adolescente eu fui muito ao Marquee [Club, em Londres], e uma das minhas bandas preferidas de lá tocava essa música, e eu fui atrás da versão original. As Ronettes eram icônicas, sabe? E tinha Phil Spector e o wall of sound [grandiosos arranjos orquestrais], era simplesmente incrível como ele produzia aqueles discos.
"Sail On Sailor" - Beach Boys
O que as pessoas esquecem sobre os Beach Boys é a quantidade de grandes canções que Brian Wilson compôs. Essa é do álbum "Holland", que tem muita música boa. "Sail On Sailor" tem um groove tão fantástico que eu escrevi "Misunderstanding", gravada com o Genesis, porque adoro o groove certeiro dela. Então é minha homenagem aos Beach Boys.
"Rumour Has It" - Adele
Eu conheci ela [Adele] em Londres faz uns anos. Ela me perguntou se eu escreveria uma música com ela, e eu devo confessar que não sabia direito quem ela era. Ela fazia um sucesso enorme, eu não sei em que mundo eu estava. Eu provavelmente ouvia as coisas dela por aí sem saber quem era... Mas eu fiz a lição de casa e me apaixonei por essa música. Ela é um talento incrível, sinceramente, sabe o que faz, está no controle.
"The Sun Ain't Gonna Shine Anymore" - The Walker Brothers
Eu sempre amei essa música, sabe? É uma escolha fácil porque é uma das que as pessoas mais tocam, mas ela tem aquela produção estilo Phil Spector e tem Scott Walker. Eu gravei uma demo dessa música para "Going Back" [seu álbum solo de covers de soul music], e foi bem divertido de tentar recriar. Essa foi uma das mais difíceis, mas é maravilhosa. Bem animada e positiva.
"Never Ever" - The Action
O que eu posso dizer? Essa é minha banda preferida de todas. Nos anos 60, eu ia ao Marquee Club e uma noite os descobri. Eu voltava toda noite para ver de novo, e depois tive a chance de os conhecer e tocar com eles. Quando eles voltaram à ativa, eu fiz um show com eles no 100 Club e foi a realização de um sonho subir no palco e tocar todas aquelas músicas que eu ouvia na minha adolescência.
"It's My Life" - The Animals
Nos anos 60 — eu vivo voltando aos anos 60, né? Mas foi a época em que eu aprendi a tocar — eu era um grande fã de yardbirds, The Who, The Animals… eu comprava os discos deles e tocava junto na bateria. Eles tinham uma sequência de singles: "We Gotta Get out of This Place", "It's My Life", "Don't Let Me Be Misunderstood"... grandes músicas, e Eric Burdon, claro, tinha uma voz maravilhosa. Essa é uma das minhas músicas preferidas deles. Era uma banda e tanto para a época.
[an error occurred while processing this directive]"Life In Color" - OneRepublic
Essa é mais uma banda que meus filhos me apresentaram. Quando eles tocaram em Genebra, eu comprei ingressos para fazer uma surpresa para Nicholas no aniversário dele — ele ama muito, muito essa banda. Essa música especificamente gruda na sua cabeça, então eu queria ver eles. Nós conhecemos eles antes do show, mas acabou que não tocaram "Life on Color". A gente ficou inconformado! Agora eu sei como as pessoas se sentem quando vão no meu show e não ouvem sua música preferida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps