Black Sabbath: Você só pode confiar em si mesmo e...

Resenha - Black Sabbath (Morumbi, São Paulo, 04/12/2016)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Luiz Pimentel, Fonte: Blog do Luiz Pimentel
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


186 acessosBlend Guitar: em vídeo, Top 10 Heavy Metal Bands5000 acessosCorey Taylor: "não comprem a playboy da Lindsay Lohan"

"Você só pode confiar em si mesmo e nos seis primeiros discos do Black Sabbath"

Ontem no show do Black Sabbath usei a camiseta da foto acima, pois é meio que meu lema de vida. Só que preta com as letras em branco.

O Black Sabbath é a segunda banda mais importante da história. Sim, é maior que Rolling Stones. Digo isso porque eles não pegaram o blues e tentaram tocá-lo como se fossem negros nascidos nos anos 30 no Mississipi. Mas o converteram em algo novo, abrindo um leque infinito para a vertente mais pesada do rock desde que lançaram o primeiro disco, num 13 de fevereiro 46 anos atrás. Não por acaso, uma sexta-feira.

Os Beatles fizeram o mesmo, mas em melodias ensolaradas. O Black Sabbath o levou para e sob nuvens densas e negras.

Quando casei, em um templo budista, o monge que conduziria a cerimônia (que adotou o nome abrasileirado Chico) disse que poderíamos levar música para servir de trilha para os diversos momentos da celebração. Ele só fez um adendo, em forte sotaque japonês. E rindo.

“Só não traz música triste. Traz coisa como Black Sabbath.”

Juro que é verdade. A Telma, minha mulher, tá aí para confirmar. E cada um dos amigos queridos que acompanhou a cerimônia. O próprio Chico pode confirmar. Ele fica no templo Soto Zenshu, na Liberdade, e lá ele batizou no budismo meus três filhos.

Como dizem que dá sorte casar com chuva, escolhi a música que leva o nome da banda e que abre com som de chuva. Foi a música que deixamos a celebração de casamento. Foi a primeira que tocaram no show ontem também. Antes de a chuva apertar (o que aconteceu em “Snowblind”). Gravei um trecho, que segue abaixo.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Depois disso tocaram em sequência tanta música boa que no meio delas ia pensando: “essa é minha favorita”, “não, na verdade é essa”, “tá, é essa”, até que desisti quando chegaram em N.I.B. (acrônimo de Nativity In Black), que desde que a escutei pela primeira vez, no início dos 1980, me assusta e causa uma excitação impossível de ser explicada. Quando o Ozzy canta o trecho: “Look into my eyes/You´ll see who I am/My name is Lucifer/Please take my hand” é como assistir 10 vezes um filme tipo “O Iluminado” de uma vez.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Ao final do show comprei uma camiseta para meu filho de ano e meio, o Gael. Como é a turnê final da banda, espero ter levado uma semente para ele ser feliz com o grupo como Ozzy, Geezer Butler, Tony Iommi e Bill Ward (na figura do seu clone jovem ontem) sempre me fizeram.

O set-list foi (quem é que pode com uma sequência dessas?):

- Black Sabbath
- Fairies Wear Boots
- After Forever
- Into the Void
- Snowblind
- War Pigs
- Behind the Wall of Sleep
- N.I.B.
- Rat Salad
- Iron Man
- Dirty Women
- Children of the Grave

Bis:
- Paranoid

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

InglaterraInglaterra
Político acusado de ser nazista por causa do Sabbath

186 acessosBlend Guitar: em vídeo, Top 10 Heavy Metal Bands2332 acessosZakk Sabbath: banda de Zakk Wylde lança EP em junho571 acessosArquivo KZG: Gastão Moreira entrevista o Black Sabbath em 1992621 acessosHeavy Lero: Black Sabbath na edição #100, por Gastão e Clemente0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Black Sabbath"

Black SabbathBlack Sabbath
Riff de Into the Void inspirado em peça de Grieg?

Ultimate GuitarUltimate Guitar
As 21 músicas mais épicas de todos os tempos

Black SabbathBlack Sabbath
Carl Palmer recebeu convite para ser o baterista

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 05 de dezembro de 2016

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"

Corey TaylorCorey Taylor
"Não comprem a playboy da Lindsay Lohan"

Collectors RoomCollectors Room
Fã compra tudo o que vê pela frente com o nome Scorpions

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
Veja algumas das homenagens nas redes sociais

5000 acessosAC/DC: isso sim é uma bela estrada para o inferno5000 acessosRatos de Porão x Iron Maiden: resposta de Jão à entrevista de Bruce Dickinson5000 acessosMulheres: 10 músicas que ajudarão a conquistá-las5000 acessosA7X: Curiosidades sobre a banda que talvez você não saiba2955 acessosGhost: single tem capa inspirada em filme de Hannibal4132 acessosOrgulho Nacional: as capas mais bonitas por artistas brasileiros

Sobre Luiz Pimentel

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online