Black Sabbath: Você só pode confiar em si mesmo e...
Resenha - Black Sabbath (Morumbi, São Paulo, 04/12/2016)
Por Luiz Pimentel
Fonte: Blog do Luiz Pimentel
Postado em 05 de dezembro de 2016
"Você só pode confiar em si mesmo e nos seis primeiros discos do Black Sabbath"
Ontem no show do Black Sabbath usei a camiseta da foto acima, pois é meio que meu lema de vida. Só que preta com as letras em branco.
O Black Sabbath é a segunda banda mais importante da história. Sim, é maior que Rolling Stones. Digo isso porque eles não pegaram o blues e tentaram tocá-lo como se fossem negros nascidos nos anos 30 no Mississipi. Mas o converteram em algo novo, abrindo um leque infinito para a vertente mais pesada do rock desde que lançaram o primeiro disco, num 13 de fevereiro 46 anos atrás. Não por acaso, uma sexta-feira.
Black Sabbath - Mais Novidades
Os Beatles fizeram o mesmo, mas em melodias ensolaradas. O Black Sabbath o levou para e sob nuvens densas e negras.
Quando casei, em um templo budista, o monge que conduziria a cerimônia (que adotou o nome abrasileirado Chico) disse que poderíamos levar música para servir de trilha para os diversos momentos da celebração. Ele só fez um adendo, em forte sotaque japonês. E rindo.
"Só não traz música triste. Traz coisa como Black Sabbath."
Juro que é verdade. A Telma, minha mulher, tá aí para confirmar. E cada um dos amigos queridos que acompanhou a cerimônia. O próprio Chico pode confirmar. Ele fica no templo Soto Zenshu, na Liberdade, e lá ele batizou no budismo meus três filhos.
Como dizem que dá sorte casar com chuva, escolhi a música que leva o nome da banda e que abre com som de chuva. Foi a música que deixamos a celebração de casamento. Foi a primeira que tocaram no show ontem também. Antes de a chuva apertar (o que aconteceu em "Snowblind"). Gravei um trecho, que segue abaixo.
Depois disso tocaram em sequência tanta música boa que no meio delas ia pensando: "essa é minha favorita", "não, na verdade é essa", "tá, é essa", até que desisti quando chegaram em N.I.B. (acrônimo de Nativity In Black), que desde que a escutei pela primeira vez, no início dos 1980, me assusta e causa uma excitação impossível de ser explicada. Quando o Ozzy canta o trecho: "Look into my eyes/You´ll see who I am/My name is Lucifer/Please take my hand" é como assistir 10 vezes um filme tipo "O Iluminado" de uma vez.
Ao final do show comprei uma camiseta para meu filho de ano e meio, o Gael. Como é a turnê final da banda, espero ter levado uma semente para ele ser feliz com o grupo como Ozzy, Geezer Butler, Tony Iommi e Bill Ward (na figura do seu clone jovem ontem) sempre me fizeram.
O set-list foi (quem é que pode com uma sequência dessas?):
- Black Sabbath
- Fairies Wear Boots
- After Forever
- Into the Void
- Snowblind
- War Pigs
- Behind the Wall of Sleep
- N.I.B.
- Rat Salad
- Iron Man
- Dirty Women
- Children of the Grave
Bis:
- Paranoid
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
A proposta que Wolf Hoffmann fez para Udo seguir como vocalista do Accept
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
5 versões cover tão ruins que te fazem odiar a versão original, segundo a Far Out
Kiss lança álbum ao vivo gravado durante a turnê de "Destroyer"
Festival The Town confirma datas para a edição 2027
O ex-Beatle que podia ligar pra John Lennon que seria atendido na mesma hora
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
O momento mais difícil da carreira de Geezer Butler, segundo ele mesmo
A diferença que existe entre Metallica e Slayer, segundo Kerry King
A música que Mark Knopfler escreveu na noite que John Lennon foi assassinado
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
Rob Zombie lança videoclipe para a faixa "Black Rat Coffin"



12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
De onde vinha a inspiração para as letras do Black Sabbath, segundo Geezer Butler
Imprensa detonou primeiro disco do Black Sabbath, de acordo com Geezer Butler
Tocar em lugares "horríveis" no início da carreira foi bom para o Sabbath, segundo Geezer Butler
As duas bandas que Ozzy Osbourne não queria que o Black Sabbath se tornasse
A principal divergência criativa que Ozzy Osbourne tinha com Tony Iommi no Black Sabbath
O dia que Geezer Butler chapou de LSD e achou que seria estrangulado por flores
10 rockstars que fizeram mais sucesso depois de serem demitidos da banda, segundo a Loudwire
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985


