Roger Hodgson: Levando o público ao delírio em Vitória

Resenha - Roger Hodgson (Arena Vitória, Vitória, 21/10/2014)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Léo Pinto
Enviar correções  |  Ver Acessos

O tradicional Ginásio do Álvares Cabral, agora rebatizado como Arena Vitória, ficou lotado no fantástico show do lendário ex-vocalista e co-fundador da histórica banda inglesa SUPERTRAMP, ROGER HODGSON. Na hora marcada para o início, ainda tinha gente para entrar. Vinte minutos após o horário previsto, o astro da noite subiu ao palco, cujo cenário repleto de plantas, foi uma atração à parte. Por quase dez minutos, ROGER HODGSON tentou ler um extenso texto em português, donde se pôde entender grande parte de sua mensagem. Ele disse que ficou impressionado com a beleza da capital Vitória e com a receptividade do povo. Se foi sincero ou não, e eu acho que foi já que ele não foi o primeiro artista a dizer isso com tamanha espontaneidade, o fato foi que levou o público ao delírio.

Batman: 10 razões pelas quais ele é Metal pra carambaGosto duvidoso: As piores capas da história do Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Antes desse show em Vitória, ROGER HODGSON já havia levado sua "Breakfast In America Tour" à três capitais brasileiras (Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro) e ainda tocaria em outras três capitais (São Paulo, Brasília e Belo Horizonte). Até então, Vitória foi onde teve mais músicas tocadas e a única apresentação que contou com dois bis!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na entrada do show, fomos recepcionados por algumas promoters que estavam distribuindo um livreto contendo fotos antigas e atuais do artista, além das letras de 22 músicas que foram selecionadas para formarem os setlist de cada lugar por onde a turnê passava. O interessante é que cada música possuía a letra original em inglês e sua tradução em português. Foi um material muito bem feito para presentear os fãs. Só que, para manter o elemento surpresa, nem todas as músicas executadas no show, estavam no livreto. Mais a frente eu mostro quais eram.

As quatro primeiras canções são padrões em todos os shows da turnê e foram tocadas na mesma sequência em outros lugares. "Take The Long Way Home", "School", "In Jeopardy" e "Lovers In The Wind" abriram a noite em grande estilo. São músicas marcantes e muito gostosas de se ouvirem. "Breakfast In America", que dá nome a turnê, veio em seguida e incendiou a plateia. "Hide In Your Shell" e "Sister Moonshine" são músicas mais viajantes e incrivelmente belas, que prepararam terreno para as duas próximas que não estavam relacionadas no livreto promocional. "Lady" veio acompanhada de sons de teclado e flauta e esteve presente nos três shows anteriores ao de Vitória, enquanto "Babaji" foi executada no piano e, a princípio, não se repetirá em nenhum outro show no Brasil porque foi um pedido especial e de última hora do produtor do show em Vitória, que é fã antigo do SUPERTRAMP.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O clima ficou mais tranquilo com "Lord Is It Mine" ao piano, mas logo voltou à agitação com "Had A Dream (Sleeping With The Enemy)", outra canção que não estava no livreto e que sempre era tocada no bis, como aconteceu em Florianópolis e Rio de Janeiro.

Daqui até o final, os clássicos do SUPERTRAMP tomaram conta do show, a começar com a clássica "The Logical Song" que dispensa apresentações. A noite seguiu com "If Everyone Was Listening" e "Child Of Vision", para logo depois fazer todo mundo cantar com "Dreamer" e encerrar o set com "Fool's Overture".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É claro que o melhor estaria por vir no bis. "Give A Little Bit" e "It's Raining Again" eram as mais esperadas pelos fãs do SUPERTRAMP, que cantaram e dançaram pra valer. Mas a grande surpresa veio depois desse "encerramento" com chave de ouro. Passados alguns minutos de palco escuro e vazio, as pessoas já estavam indo embora, quando de repente ROGER HODGSON e banda voltaram ao palco e tocaram "Breakfast In America" pela segunda vez. Teve gente que já estava lá na rua e voltou correndo pra ver. Como algumas semanas depois, PAUL MCCARTNEY estaria tocando em terras capixabas e alguém deve ter avisado que o Espírito Santo é carente de shows internacionais e um dos produtores locais é membro integrante da banda capixaba CLUBE BIG BEATLES, um dos responsáveis pela vinda do ex-BEATLES ao Estado, ROGER HODGSON se sensibilizou e brindou seus fãs com uma última música que pegou todo mundo de surpresa, inclusive ele e sua banda!

A noite só ficou completa quando no final ele afirmou que, no ano que vem, se ele vier tocar no Brasil novamente, vai tocar em Vitória com certeza! Palavras de um eterno SUPERTRAMP! E nós, capixabas, vamos aguardar, e eu, com certeza estarei lá!

Setlist
01 - Take The Long Way Home
02 - School
03 - In Jeopardy
04 - Lovers In The Wind
05 - Breakfast In America
06 - Hide In Your Shell
07 - Sister Moonshine
08 - Lady
09 - Babaji
10 - Lord Is It Mine
11 - Had A Dream (Sleeping With The Enemy)
12 - The Logical Song
13 - If Everyone Was Listening
14 - Child Of Vision
15 - Dreamer
16 - Fool's Overture

Bis
17 - Give A Little Bit
18 - It's Raining Again

Extra
19 - Breakfast In America




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de ShowsTodas as matérias sobre "Supertramp"


Dunkirk: discurso de Churchill de Aces High também está no filmeDunkirk
Discurso de Churchill de "Aces High" também está no filme


Batman: 10 razões pelas quais ele é Metal pra carambaBatman
10 razões pelas quais ele é Metal pra caramba

Gosto duvidoso: As piores capas da história do Rock e Heavy MetalGosto duvidoso
As piores capas da história do Rock e Heavy Metal


Sobre Léo Pinto

Capixaba de Vitória, historiador, guia de turismo, fanático por metal, hardcore, punk, rock e todas as suas vertentes, desde 1981 (sim, tenho cabelos e cavanhaque grisalhos, e daí? hehe). Sempre às ordens para resenhar sobre shows, acompanhar bandas em visita à minha cidade e prestar assessoria à imprensa.

Mais matérias de Léo Pinto no Whiplash.Net.

adGoo336