Andreas Kisser & Club Big Beatles: um show surpreendente!
Resenha - Andreas Kisser & Clube Big Beatles (Teatro do Sesi, Vitória, 27/09/2012)
Por Léo Pinto
Postado em 05 de outubro de 2012
Maravilhoso, histórico e surpreendente! Essas são as palavras que encontrei para descrever o que vi, ouvi e senti naquela noite de quinta-feira no palco do teatro do Sesi de Jardim da Penha, em Vitória. Eu sempre fui fã de BEATLES e SEPULTURA. Este último, desde que surgiram no início dos anos 80. Nunca eu poderia imaginar que um dia eu iria cobrir um show da banda capixaba, de Vitória, CLUBE BIG BEATLES, a maior banda brasileira de homenagem aos BEATLES, tocando junta com ANDREAS KISSER, o mais virtuoso guitarrista brasileiro e integrante do SEPULTURA, a maior e mais famosa banda de rock/metal do Brasil e uma das maiores do mundo. E tudo isso, a poucos metros da minha casa! Pude até me dar ao luxo de ir ao show a pé!
Andreas Kisser - Mais Novidades
Antes do show propriamente dito, foi feita uma apresentação da banda num telão instalado atrás da bateria, explicando o projeto Sócio de Carteirinha, onde o CLUBE BIG BEATLES convida uma personalidade da música todos os meses para se apresentar com eles e isso já dura 4 anos. Desta vez, o convidado foi o ANDREAS, que tocou com o CLUBE BIG BEATLES no ano passado e em agosto último no International Beatle Week, em Liverpool, na Inglaterra, sendo o primeiro e único artista brasileiro tendo o seu nome registrado no Muro da Fama da cidade, ao lado de outros monstros sagrados da música, graças ao apoio dado pelo CLUBE BIG BEATLES.
Quando as luzes do teatro se apagaram, o telão mostrou um desenho animado com as caricaturas dos membros da banda numa aventura pelas ruas de Liverpool, em locais que fazem alusão às músicas dos BEATLES. Muito criativo e interessante:
1º Ato: Viagem musical com o Clube Big Beatles
O show foi dividido em três partes: a apresentação apenas da banda CLUBE BIG BEATLES, anfitriã do evento; a participação do ANDREAS com a banda; e o magistral bis. Logo de início, quem nunca tinha visto a banda ao vivo, percebeu a qualidade dos músicos e uma roupagem diferente que eles dão às músicas dos BEATLES. "Nowhere Man" "Oh! Darling" e "Ballad Of John & Yoko" abriram o show e você fica se perguntando como eles vão conseguir encaixar o ANDREAS nessa músicas mais suaves dos BEATLES? Acontece que, a medida que o show evoluía, ele ia ficando com mais "pegada" e com uma levada mais rápida, preparando terreno para a entrada de ANDREAS mais tarde.
O percussionista e porta-voz da banda, Edu Henning, fez uma pausa na sequência pra explicar a inovação da próxima música. "Because" foi executada tendo ao fundo, a voz original dos BEATLES cantando através de um aparelho incorporado por Edu aos apetrechos da banda que dão um toque especial e característico às apresentações! A banda entra fazendo o instrumental, cadenciando vozes gravadas e instrumentos ao vivo. Ele admite que nem sempre essa façanha dá certo, mas quando dá, como desta vez, fica maravilhoso.
Em seguida veio "Eleanor Rigby", com um trecho da famosa música "Garota de Ipanema" sendo executado no solo de guitarra de Emerson Faé. Após presentearem dois adolescentes com um cd da banda cada um, o passeio sonoro continuou com "Something" e "Blackbird", além das mais conhecidas "Stand By Me", que já se tornou hino, "Ticket To Ride" e "Drive My Car", que foi apresentada ironicamente pelo Edu como uma homenagem à Lei Seca.
O CLUBE BIG BEATLES possui 22 anos de existência, há 18 anos tocam em Liverpool representando o Brasil e já se apresentaram 50 vezes no lendário Cavern Blub. Por causa disso tudo, Edu resolveu homenagear às pessoas que foram responsáveis para que tudo isso fosse possível e que estavam na plateia, fazendo uma sequência de músicas dos dois primeiros álbuns dos BEATLES, para que se lembrassem dos bons momentos no Cavern Club: "Please, Please Me", "Boys" e "It Won't Be Long", revivendo o bom rock dos anos 60.
Pausa para recompor o fôlego e aproveitar para apresentar um a um os integrantes da banda: Léo Teixeira (voz e contrabaixo), Mark Fernandez (guitarra, violão e teclado), Guto Ferrari (voz e bateria), Emerson Faé (voz, guitarra e violão) e o sempre irreverente Edu Henning (percussão e gaita) que anima o público a cada apresentação.
Para encerrar a primeira parte do show com chave de ouro, mandaram as excelentes "I Should Have Know Better", "Help", "All My Loving" e Day Tripper".
2º Ato: Convidado Andreas Kisser se junta à banda
Neste momento, o show começou a ficar mais interessante para os headbangers ensandecidos por verem a performance de ANDREAS tocando BEATLES. A escolha do repertório foi perfeita e tudo começou com a guitarra de ANDREAS incendiando a plateia com "While My Guitar Gently Weeps". Tudo a ver, né? Ele partiu também para os vocais e cantou em "Come Together". O que dizer da animada "Money" com um toque pesado na guitarra? Em "Get Back", ANDREAS voltou a cantar e fez um solo fabuloso. Vejam um trecho no vídeo que fiz, logo abaixo:
Blueseira rock'n'roll total em "Yer Blues" com o baterista Guto assumindo os vocais. Todos os integrantes do CLUBE BIG BEATLES que cantam na banda, cantam muito bem, mas eu me identifico mais com o estilo rockão/blueseira do Guto. E esse blues com Guto no vocal e ANDREAS na guitarra, seguido de "Back In The USSR" e "I Want You", é de arrepiar e deixou todo mundo de boca aberta!
3º e último Ato: Um bis que pegou todos de surpresa
Depois de 24 músicas no total, faltava o bis pra terminar. Peguei o setlist no final do show e estava lá marcado a música de encerramento: "Helter Skelter". Pra mim, uma das melhores e mais poderosas dos BEATLES e que ficou bastante conhecida quando o U2 a gravou. Com certeza que, com o vocal do ANDREAS e a nova roupagem metal que ele deu, seria um final de show monumental e inesquecível para todos que estavam ali. Realmente foi monumental e inesquecível, não só por esse encerramento, mas, muito mais pelo seu complemento. O lado B do bis! O inesperado! O inacreditável! O CLUBE BIG BEATLES já ia encerrar a sua apresentação, como estava no setlist, quando de repente ANDREAS começa os primeiros acordes de Paranoid, do BLACK SABBATH! Os músicos da banda olharam um para o outro e deviam ter pensado: "O que que esse cara tá aprontando? Seja o que for, vamos acompanhar!" Pois foi isso mesmo o que aconteceu. ANDREAS KISSER encerrou o show tocando e cantando BLACK SABBATH ao lado do CLUBE BIG BEATLES... na íntegra! Foi inacreditável e ao mesmo tempo maravilhoso e histórico! Nunca imaginaria algo assim. Eu estava filmando "Helter Skelter" pensando que seria o final e quando pensei em desligar no final da música, aguentei firme e não sei como consegui filmar "Paranoid" até o fim, tamanha emoção com a cena que estava presenciando. Vejam na íntegra:
Quando terminou, a banda CLUBE BIG BEATLES e o ANDREAS voltaram para tirarem várias fotos e conversarem com os que ainda estavam por lá. Todos muito acessíveis e atenciosos. Foi esplêndido! A dobradinha foi um casamento muito feliz da música dos imortais BEATLES com um toque thrash metal a la SEPULTURA. Voltei pra casa, a pé, e de alma lavada!
Fotos do show:
Luis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
AC/DC anuncia show extra em São Paulo para o dia 28 de fevereiro; ingressos estão à venda
O disco de "rock cafona" que iludiu Max e Iggor Cavalera pela capa macabra
A canção do Pearl Jam que é adorada pelos fãs e que foi "roubada" de Stevie Ray Vaughan
Guitarrista base de Steve Vai conta como quase foi demitido em seu primeiro show


Por que a saída de Eloy Casagrande do Sepultura foi boa, segundo Andreas Kisser
Por que Sepultura deixou megahit por anos fora do show, segundo Andreas Kisser
As duas bandas que influenciaram a percussão do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Andreas Kisser tocará com o Tihuana no The Town
A emocionada reação de Andreas Kisser ao conhecer Ozzy Osbourne
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista


