Jon Anderson: Um show de um único homem, muito talentoso

Resenha - Jon Anderson (Imperator, Rio de Janeiro, 21/09/2012)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por João Paulo Linhares Gonçalves
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Vou falar sobre o grande show que Jon Anderson, a voz do Yes, fez no Rio de Janeiro, na reformada casa de shows Imperator. Um show de um único homem, muito talentoso, recheado de clássicos, em um clima intimista que agradou a todos os presentes.

3774 acessosBlack Sabbath: 5 músicos que fizeram participações nos discos5000 acessosCarlos Eduardo Miranda: "Um monte de roqueirinho que só quer ser da Globo"

Foi uma noite muito chuvosa no Rio de Janeiro. Uma frente fria avançou, derrubou as temperaturas, e muita chuva caiu antes do show. Como consequência, o trânsito ficou horrível e muita gente chegou ou em cima da hora ou até mesmo atrasado (Até Jon Anderson reclamou, brincando, dos congestionamentos). O renovado Imperator (a casa antiga, que não existe mais, abrigou shows importantes no Rio de Janeiro: Slayer e Suicidal Tendencies, Body Count, Dog Eat Dog, Pantera, dentre muitos outros), agora com o patrocínio da Prefeitura e com ares de centro cultural, ficou um lugar muito agradável. O teatro onde o show ocorreu tem uma boa acústica, é aconchegante e foi perfeito para o clima intimista do show de Jon Anderson.

Por volta de 20:40, as portas do teatro se abriram para que o público se acomodasse e pudesse, ansiosamente, aguardar o começo do show. E não demorou: quase pontualmente, às 21h, Jon Anderson adentrou o palco e iniciou uma apresentação incrível que tentarei descrever um pouco a partir de agora.

O show foi um desfile dos talentos de Jon Anderson, tanto como grandioso vocalista (mesmo com toda a idade, ainda canta perfeitamente) como instrumentista, tocando violão, piano, ukelele. Além de todo esse talento musical, Jon provou também saber entreter como ninguém uma plateia, contando histórias engraçadas e pequenas piadas, encantando ainda mais o público, que era bem variado, indo desde jovens adolescentes a casais de idosos, que imagino viveram sua vida escutando toda a extensa discografia do Yes.

Os destaques do show, claro, foram os clássicos do baluarte do rock progressivo: abrindo o show com "Starship Trooper", e passando por "Close To The Edge", "And You And I", "Long Distance Runaround", "Roundabout", "Yours Is No Disgrace", "I've Seen All Good People", "Owner Of A Lonely Heart". Todas em versões simples, intimistas, mas incrivelmente emocionantes e interpretadas com brilhantismo por Jon Anderson. E ainda tivemos versões para canções de Bob Marley, Beatles, homenagem a John Lennon, Jon querendo participar da Copa do Mundo no Brasil e muito mais. Até mesmo quando Jon errava a letra de alguma música, brincava e era aplaudido (até provando que o cara é humano, apesar de todo o talento). No final, o público aplaudiu de pé e agradeceu imensamente a Jon Anderson por uma apresentação incrível. Que ele sempre lembre do Brasil e do Rio de Janeiro em suas turnês, tanto solo quanto com uma possível reunião com o Yes, que seria muito bem-vinda...

Alguns vídeos do show:

"Long Distance Runaround":

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

"Heart Of Sunrise":

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Confira mais fotos do show na página do blog Ripando a História do Rock no Facebook:
http://www.facebook.com/ripandohistoriarock.

Até o próximo post com muito rock and roll!!

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Black SabbathBlack Sabbath
5 músicos que fizeram participações nos discos

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Yes"

MudançasMudanças
5 bandas que seguem sem membros da formação original

CompridasCompridas
As músicas mais longas de grandes bandas

ConceituaisConceituais
7 álbuns que fizeram história contando uma história

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Yes"

MirandaMiranda
"Um monte de roqueirinho que só quer ser da Globo"

DoorsDoors
Perguntas e respostas e curiosidades diversas

AngraAngra
A carta aberta de Edu Falaschi sobre a sua saída da banda

5000 acessosSpike: os sete piores solos de guitarra5000 acessosMetallica: foto rara de formação original do grupo5000 acessosEm 20/08/2005: Iron Maiden é atacado com ovos no Ozzfest5000 acessosLed Zeppelin: as misteriosas viagens à Índia2510 acessosChristiane F.: dezenove anos, gravada e produzida5000 acessosPearl Jam: Loudwire escolhe as dez melhores músicas

Sobre João Paulo Linhares Gonçalves

Roqueiro convicto, de carteirinha, desde os treze anos de idade. Já tive diversas bandas preferidas: de Iron Maiden, Metallica e Black Sabbath a The Who, Pink Floyd e Rolling Stones. O heavy metal sempre me atraiu muito, mas o rock praticado nos anos 60 e 70 é fascinante e estou sempre escutando. De vez em quando, dou chance ao punk, rock alternativo, blues, até ao jazz e MPB, pra variar.

Mais matérias de João Paulo Linhares Gonçalves no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online