Sepultura: show apoteótico no Porão do Rock 2012
Resenha - Sepultura (Ginásio Nilson Nelson, Brasília, 08/09/2012)
Por Guilherme Brandão
Postado em 12 de setembro de 2012
Fotos: Fábio Pinheiro
A banda mineira SEPULTURA foi uma das principais atrações do festival Porão do Rock 2012, realizado em Brasília-DF.
A banda que antecedeu o show do SEPULTURA, foi a banda do Distrito Federal, D.F.C. que deixou o público agitado e bem ansioso para a apresentação da banda mineira. Ao término do show do D.F.C., o público gritava cada vez mais forte: "Sepultura! Sepultura!". As luzes se apagaram e o Nilson Nelson inteiro veio abaixo.
Nesse momento, entram no palco: ANDREAS KISSER, ELOY CASAGRANDE e PAULO JR. levando o público ao delírio. A festa começou quando o vocalista, DERRICK GREEN, sobe no palco e diz umas palavras como: "E aí, Brasília"' e sem perder tempo, começam a tocar "Kairos". Uma ótima música para começar um show que entraria para a história.
O peso continuou com mais duas músicas do álbum lançado em 2011, "Kairos": As músicas "Mask" e "Dialog". O melhor da noite estaria por vir, ANDREAS KISSER chega perto do microfone e anuncia: "E aí Brasília! Hoje só vai ter velharia! 'Arise', 'Beneath The Remains' e 'Chaos A.D'". E logo começa a tocar a clássica intro de "Beneath The Remains", do álbum de mesmo nome lançado em 1989. O baterista, ELOY, conta até 3, quando entram a guitarra e o baixo marcante do início da música "Beneath The Remains". O público cantou junto com o SEPULTURA durante a música inteira, foi um momento inesquecível.
Como ANDREAS disse, só ia ter velharia. Logo emendaram com a energética "Inner Self". Após uma sequência devastadora de duas músicas do álbum "Beneath The Remains", veio uma sequência de duas músicas do álbum "Arise", de 1991, "Dead Embryonic Cells" e "Desperate Cry", quando olhei para o lado e vi fãs em estado de êxtase cantando todas as músicas sem parar.
Uma pausa entre uma música e outra, o vocalista, DERRICK GREEN, muito carismático por sinal, conversou com o público de Brasília, elogiando-os. Seguiram para a música "Amen" do álbum "Chaos A.D." de 1993. Nesse momento do show, mesclaram músicas do "Chaos A.D." e do "Beneath The Remains". Tocando em ordem: "Amen", "Mass Hypnosis" e "We Who Are Not The Others". Uma pequena observação: Em nenhum momento o público parou de gritar, balançar a cabeça e a roda parar de rodar.
Voltaram para o álbum "Arise", tocando duas músicas, uma seguida da outra, sem pausa: "Altered State" e "Substraction". Meu pescoço, à essa altura, já não aguentava mais tanto balançar no ritmo das batidas de ELOY, que mostrou ser um ótimo baterista.
E chegamos a minha parte favorita do show, e creio que de muitas pessoas: Tocaram os clássicos do "Chaos A.D." que viraram os clássicos da banda: "Slave New World", "Territory" e "Refuse/Resist". Essas três músicas me trouxeram uma garganta inflamada de tentar imitar os vocais de DERRICK GREEN. Mas por uma boa causa.
Após essas três músicas históricas serem executadas, sabíamos que o show estava quase terminando. Mas o SEPULTURA mostrou que seria peso do início ao fim. As luzes se apagam novamente e ouvimos a intro da música "Arise", faixa-título do álbum lançado em 1991. Com essa música, mostraram o poder do thrash metal brasileiro. A "roda punk", já não era apenas uma pequena roda, possuía dimensões imensas. Me lembro do rapaz que tentou mais de 10 vezes fazer "crowd surfing" e todas as vezes falhou sempre caindo em cima de alguém.
DERRICK anuncia que eles iriam tocar apenas mais uma música. E perguntou ao público se estávamos prontos. E disse: "SEPULTURA do Brasil!". Quando começam a tocar emblemática música "Roots Bloody Roots" do álbum "Roots" de 1996. Nessa música, foi impossível ficar parado. Mesmo sem estar no show, a música faz você mexer de algum jeito, seja balançado a cabeça ou pulando.
Foi com esse final apoteótico que o show da banda SEPULTURA terminou com chave de ouro. O público aplaudiu e continou gritando: "Sepultura! Sepultura!". Para muitos, o show foi o melhor do evento Porão do Rock 2012. Até quem não conhecia muito, passou a gostar por causa desse show. E que show!
Setlist:
1. Kairos
2. Mask
3. Dialog
Intro. Beneath the Remains
4. Beneath the Remains
5. Inner Self
6. Dead Embryonic Cells
7. Desperate Cry
8. Amen
9. Mass Hypnosis
10. We Who Are Not the Others
11. Altered State
12. Substraction
13. Slave New World
14. Territory
15. Refuse/Resist
16. Arise
17. Roots Bloody Roots
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Baixista do Slipknot revela última conversa com Brent Hinds, do Mastodon
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
Vídeo inédito mostra guitarrista do Lynyrd Skynyrd tocando dias após acidente em 1977
Oficina G3 relata dificuldades em voos enquanto Latam recebe destaque por eventos no Rio
A prática do Chacrinha que o Capital Inicial não aceitou e denunciou para a imprensa
Geddy Lee revela como o dinheiro era dividido no Rush
Methânia: Maria Bethânia ficou chocada ao saber que existia versão Metal de suas músicas


Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo integrantes da banda
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
Pior parte de deixar o Sepultura foi o afastamento de Iggor, diz Max Cavalera
Andreas Kisser pensou em mudar o nome do Sepultura após saída de Max Cavalera
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
A lenda da cena rock nacional que trocou Mutilator por Sepultura: "Fiquei 22 anos com eles"
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
O clássico do Anthrax que influenciou "Schizophrenia", do Sepultura
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



