A melhor música do Black Sabbath para ouvir chapado segundo o Black Sabbath
Por André Garcia
Postado em 02 de fevereiro de 2025
Quando o assunto é Black Sabbath, todo mundo logo pensa neles como os criadores do heavy metal. Tony Iommi e companhia não recebem tanto mérito quando o assunto é a influência que eles tiveram sobre o surgimento de um outro subgênero do rock pesado: o stoner rock.
O stoner rock ficou muito popular e chegou ao mainstream nos anos 90/2000 com o Kyuss e principalmente com o Queens of the Stone Age, e deve em muito sua existência ao lado mais psicodélico e chapado do Black Sabbath.
E não há no catálogo do Sabbath música mais viajante do que "Planet Caravan", de seu segundo álbum, "Paranoid".
Black Sabbath - Mais Novidades

Música essa considerada a mais ideal da banda para ouvir chapado por ninguém menos que seu baixista, Geezer Butler, que no documentario Classic Albums contou:
"A gente gostou daquilo. Era bem relaxante, ideal para ouvir chapado. Como era bem descompromissada, eu não queria chegar com aquela baboseira [hippie] de sempre sobre amor, então [a letra que escrevi] era sobre flutuar pelo universo com a pessoa amada em vez de ser. sobre ir a um pub pegar mulher. Ela é sobre pegar uma nave espacial e viajar entre as estrelas no maior fim de semana romântico do universo."
Tony Iommi, no mesmo documentário, relembrou que a ideia da música, como costumava ser no Black Sabbath, partiu de um riff dele:
"Eu comecei a tocar aquele riff, e a gente pensou 'Pô, isso é tão calmo'. Bill [Ward] curtiu e se juntou a mim tocando bongô. E aquilo foi a base da música. Eu tocando aquele riff, Bill no bongô e Ozzy cantando. Ozzy era muito bom em criar melodias vocais do nada, ele levava jeito para baladas."
A faixa, com a voz de Ozzy distorcida por um Alto-falante Leslie, contou ainda com uma flauta tocado por Iommi, invertida de trás para frente e depois acelerada, além do engenheiro de som Tom Allom no piano.
"Planet Caravan" é a quarta faixa mais ouvida do álbum "Paranoid" segundo o YouTube Music — atrás apenas dos hits "War Pigs", "Iron Man" e a faixa-título. Sua popularidade se deve, em alguma medida, ao Pantera, que quando estava no auge em 1994 fez um cover dela:
Inclusive o baixista Rex Brown, em entrevista para a Guitar World publicada no final de 2024, confessou ter chorado quando ouvir o solo de Dimebag naquela gravação:
"Dimebag pensou que tinha ficado ruim, mas eu disse a ele para deixar como estava, então ele acatou e ficou com aquela mesmo. Eu estava literalmente em lágrimas."
Em outra entrevista, esta para a Tone-Talk em 2022, o ele já tinha dito isso:
"Tiramos a música em uns 15 minutos. Eu toquei baixo sem trastes e sintetizador nela, Vinnie [Paul] tocou bongô. Quando ele [Dimebag] começou a tocar, já na primeira [que ele gravou o solo, de improviso] tive que sair da sala, porque ficou bom pra c*ralho!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
Sonia Anubis denuncia abusos no Burning Witches: "Tratam músicos como lixo; pior que a Dogma"
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Gene Simmons pede desculpas após comentário sobre a morte de Ace Frehley
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Alírio Netto quebra silêncio sobre Angra e fala se há planos futuros
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026


Black Sabbath e Led Zeppelin precisaram de apenas meia hora para compor dois clássicos do rock
A banda que fizeram Ozzy acreditar que o Black Sabbath jamais conseguiria alcançar
Lenda do heavy metal, Bill Ward afirma que Lars Ulrich é um baterista brilhante - e tagarela
Brian May chorou em uma das últimas apresentações de Ozzy Osbourne
O vocalista que foi dar um rolê e acabou entrando em uma das maiores bandas de todos os tempos
O período da carreira do Black Sabbath que Tony Iommi considera caótico e frustrante
Como "Paranoid", do Black Sabbath, impactou o guitarrista Andreas Kisser
Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
Cozy Powell sugeriu "Satanic Verses" como nome de álbum do Black Sabbath
Mega-hits Manjados: 10 clássicos que se tornaram clichês
50 clássicos do Rock que superaram 1 bilhão de plays no Spotify


