A melhor música do Black Sabbath para ouvir chapado segundo o Black Sabbath
Por André Garcia
Postado em 02 de fevereiro de 2025
Quando o assunto é Black Sabbath, todo mundo logo pensa neles como os criadores do heavy metal. Tony Iommi e companhia não recebem tanto mérito quando o assunto é a influência que eles tiveram sobre o surgimento de um outro subgênero do rock pesado: o stoner rock.
O stoner rock ficou muito popular e chegou ao mainstream nos anos 90/2000 com o Kyuss e principalmente com o Queens of the Stone Age, e deve em muito sua existência ao lado mais psicodélico e chapado do Black Sabbath.
E não há no catálogo do Sabbath música mais viajante do que "Planet Caravan", de seu segundo álbum, "Paranoid".
Black Sabbath - Mais Novidades
Música essa considerada a mais ideal da banda para ouvir chapado por ninguém menos que seu baixista, Geezer Butler, que no documentario Classic Albums contou:
"A gente gostou daquilo. Era bem relaxante, ideal para ouvir chapado. Como era bem descompromissada, eu não queria chegar com aquela baboseira [hippie] de sempre sobre amor, então [a letra que escrevi] era sobre flutuar pelo universo com a pessoa amada em vez de ser. sobre ir a um pub pegar mulher. Ela é sobre pegar uma nave espacial e viajar entre as estrelas no maior fim de semana romântico do universo."
Tony Iommi, no mesmo documentário, relembrou que a ideia da música, como costumava ser no Black Sabbath, partiu de um riff dele:
"Eu comecei a tocar aquele riff, e a gente pensou 'Pô, isso é tão calmo'. Bill [Ward] curtiu e se juntou a mim tocando bongô. E aquilo foi a base da música. Eu tocando aquele riff, Bill no bongô e Ozzy cantando. Ozzy era muito bom em criar melodias vocais do nada, ele levava jeito para baladas."
A faixa, com a voz de Ozzy distorcida por um Alto-falante Leslie, contou ainda com uma flauta tocado por Iommi, invertida de trás para frente e depois acelerada, além do engenheiro de som Tom Allom no piano.
"Planet Caravan" é a quarta faixa mais ouvida do álbum "Paranoid" segundo o YouTube Music — atrás apenas dos hits "War Pigs", "Iron Man" e a faixa-título. Sua popularidade se deve, em alguma medida, ao Pantera, que quando estava no auge em 1994 fez um cover dela:
Inclusive o baixista Rex Brown, em entrevista para a Guitar World publicada no final de 2024, confessou ter chorado quando ouvir o solo de Dimebag naquela gravação:
"Dimebag pensou que tinha ficado ruim, mas eu disse a ele para deixar como estava, então ele acatou e ficou com aquela mesmo. Eu estava literalmente em lágrimas."
Em outra entrevista, esta para a Tone-Talk em 2022, o ele já tinha dito isso:
"Tiramos a música em uns 15 minutos. Eu toquei baixo sem trastes e sintetizador nela, Vinnie [Paul] tocou bongô. Quando ele [Dimebag] começou a tocar, já na primeira [que ele gravou o solo, de improviso] tive que sair da sala, porque ficou bom pra c*ralho!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps