Robert Plant: um ídolo como ele não dá pra perder
Resenha - Robert Plant (Sunflower River Blues and Gospel Festival, 11/08/2012)
Por Carlos "Maozinha" Gomes
Postado em 19 de agosto de 2012
Conversando com um casal de americanos na cidade de Jackson-Mississippi onde moro, comentei que estava indo para New Orleans no "House of Blues" ver uma banda cover do Led Zeppelin chamada Zoso. Era a segunda vez que iria ver essa banda ao vivo, eles são muito bons. Para os nascidos depois de 1980, que não puderam ver o original, eles quebram um BAITA galho.
Pois bem, o cara me informou que ninguém menos que Robert Plant estaria tocando no Mississippi em Agosto. Provavelmente em Clarksdale, berço do Delta Blues. Iniciei minhas pesquisas e bingo. O CARA vai estar lá. Tocando com sua The Sensational Shape Shifters no Sunflower River Blues and Gospel Festival. E o mais incrível: DE GRAÇA.
Não sou fanático pelo Zeppelin e nem pelo Plant, mas como disse o usuário Fernando Tyler na matéria do Jorge Junior no dia 24/07/12 aqui no whiplash.net: "Fãs do Led Zeppelin, não irão perder o seu tempo. Robert Plant dormindo no palco, valeria cada centavo do ingresso." De graça então!
Mas vamos ao Show.
Robert Plant provou em Clarksdale, que é um dos mestre quando o assunto é Blues. Numa noite de céu estrelado, a estrela maior do festival pisou no pequeno palco ao lado do Delta Blues Museum às 10:15, quinze minutos antes do previsto.
Ainda com alguns trejeitos dos anos 70, sua presença de palco prende toda a atenção da plateia sem ofuscar seus músicos. Mesmo cedendo lugar no Main Stage para seus companheiros de banda, sua áurea ainda impera aos olhos público. Durante o Show ele comentou sobre sua relação com o Delta e com músicos da região, incluindo muitos do Tennesse.
Para demonstrar essa relação, Plant tocou duas músicas de Howlin" Wolf: "44″ e "Spoonful" e ainda uma de John Mayall "I'm Your Witchdoctor."
Mas o ponto alto do show sem dúvida foram as execuções de clássicos do Led Zeppelin. Músicas do terceiro álbum da banda:"Friends," "The Bron-Yr-Aur Stomp" "Gallows Pole."
Uma versão bastante alternativa de "Black Dog" e um Medley de "Who Do You Love,(BO DIDDLEY)" "Whole Lotta Love," "Steal Away(AL KOOPER)" e "Bury My Body.(AL KOOPER)"
Após o Show, ovacionado pelos presentes, Robert Plant recebeu um Award pela sua dedicação ao Festival, que esse ano completou 25 anos.
Para mim, que não "era" fã de Led e Plant fica a dica. NÃO PERCAM! Vale muito a pena. Claro que temos a questão do valor exorbitante de ingresso no Brasil. Mas se você é fã, o CARA tá ai, inteiro. Sua voz ainda ecoa de maneira convincente. Os músicos da banda são excelentes, virtuosos diga-se de passagem.
E ver um Ídolo do calibre de Robert Plant cantado perfeitamente aos 63 anos de idade, não dá pra perder.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Edu Falaschi conta como a reaproximação com Angra o levou ao Masters of Voices
As 15 melhores músicas do Slayer, segundo o Loudwire
Nocturno Culto explica por que o Darkthrone nunca mais tocou ao vivo
A banda que Chris Cornell integraria se convidassem; "Ele nunca me chamou"
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Edu Falaschi lamenta vazamento: "Qualidade horrível, o cara captou do jeito que pôde"
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
A música do Judas Priest que mistura rock, funk e jazz, segundo Ian Hill
O clássico do rock que para Ronnie James Dio é "Uma das maiores canções de todos os tempos"
A curiosa opinião de Axl Rose sobre o fim do Led Zeppelin em 1980
O incomum hábito de Steve Harris que coloca pressão nas bandas de abertura do Maiden



Black Crowes toca "The Rover", do Led Zeppelin, durante show em Nova York
As três bandas históricas que estariam no festival dos sonhos de Scott Ian do Anthrax
O show de 1973 em que o Led Zeppelin tirou dos Beatles um recorde de 8 anos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page achava suave demais para o nome da banda
Os ícones do metal que faziam Robert Plant sentir vergonha da própria influência
O riff do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que continuará vivo para sempre
A música do Led Zeppelin que a própria banda preferia esquecer
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



