Robert Plant: um ídolo como ele não dá pra perder
Resenha - Robert Plant (Sunflower River Blues and Gospel Festival, 11/08/2012)
Por Carlos "Maozinha" Gomes
Postado em 19 de agosto de 2012
Conversando com um casal de americanos na cidade de Jackson-Mississippi onde moro, comentei que estava indo para New Orleans no "House of Blues" ver uma banda cover do Led Zeppelin chamada Zoso. Era a segunda vez que iria ver essa banda ao vivo, eles são muito bons. Para os nascidos depois de 1980, que não puderam ver o original, eles quebram um BAITA galho.
Pois bem, o cara me informou que ninguém menos que Robert Plant estaria tocando no Mississippi em Agosto. Provavelmente em Clarksdale, berço do Delta Blues. Iniciei minhas pesquisas e bingo. O CARA vai estar lá. Tocando com sua The Sensational Shape Shifters no Sunflower River Blues and Gospel Festival. E o mais incrível: DE GRAÇA.
Não sou fanático pelo Zeppelin e nem pelo Plant, mas como disse o usuário Fernando Tyler na matéria do Jorge Junior no dia 24/07/12 aqui no whiplash.net: "Fãs do Led Zeppelin, não irão perder o seu tempo. Robert Plant dormindo no palco, valeria cada centavo do ingresso." De graça então!
Mas vamos ao Show.
Robert Plant provou em Clarksdale, que é um dos mestre quando o assunto é Blues. Numa noite de céu estrelado, a estrela maior do festival pisou no pequeno palco ao lado do Delta Blues Museum às 10:15, quinze minutos antes do previsto.
Ainda com alguns trejeitos dos anos 70, sua presença de palco prende toda a atenção da plateia sem ofuscar seus músicos. Mesmo cedendo lugar no Main Stage para seus companheiros de banda, sua áurea ainda impera aos olhos público. Durante o Show ele comentou sobre sua relação com o Delta e com músicos da região, incluindo muitos do Tennesse.
Para demonstrar essa relação, Plant tocou duas músicas de Howlin" Wolf: "44″ e "Spoonful" e ainda uma de John Mayall "I'm Your Witchdoctor."
Mas o ponto alto do show sem dúvida foram as execuções de clássicos do Led Zeppelin. Músicas do terceiro álbum da banda:"Friends," "The Bron-Yr-Aur Stomp" "Gallows Pole."
Uma versão bastante alternativa de "Black Dog" e um Medley de "Who Do You Love,(BO DIDDLEY)" "Whole Lotta Love," "Steal Away(AL KOOPER)" e "Bury My Body.(AL KOOPER)"
Após o Show, ovacionado pelos presentes, Robert Plant recebeu um Award pela sua dedicação ao Festival, que esse ano completou 25 anos.
Para mim, que não "era" fã de Led e Plant fica a dica. NÃO PERCAM! Vale muito a pena. Claro que temos a questão do valor exorbitante de ingresso no Brasil. Mas se você é fã, o CARA tá ai, inteiro. Sua voz ainda ecoa de maneira convincente. Os músicos da banda são excelentes, virtuosos diga-se de passagem.
E ver um Ídolo do calibre de Robert Plant cantado perfeitamente aos 63 anos de idade, não dá pra perder.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps