Cogumelo Fest: bom público no Music Hall de Belo Horizonte
Resenha - Cogumelo Fest 2012 (Music Hall, Belo Horizonte, 13/04/2012)
Por Mário Pescada
Postado em 18 de abril de 2012
Sexta-feira 13, dia de supertições para muitos e Belo Horizonte presenciou a 2ª edição do Cogumelo Fest 2012, dessa vez num clima bem diferente da 1ª edição. A chuva que caiu na capital deu lugar a um tempo agradável e um bom público compareceu ao Music Hall.
Nessa 2ª edição as bandas escaladas foram IMPURITY (BRA), DESALMADO (BRA), ACHERON (EUA) e os veteranos do death metal OBITUARY (EUA).
Abrindo a noite os mineiros veteranos do IMPURITY com seu black metal tradicional carregado de corpse paint e com os vocais rasgados de Ram Priest. Fizeram um show curto, com o som um pouco embolado e alto demais no começo, porém agradando os fãs de black metal old school presentes. Em maio sai na gringa o LP "Bonfim Moritvri Mortivis" pela gravadora norte americana Nuclear War Now Productions. O último registro da banda foi Necro Infamists Of Tumulus Return lançado pela Cogumelo em 2006.
Uma rápida parada e sobe aos palcos do Music Hall os paulistas do DESALMADO e seu grindcore com os já tradicionais vocais gritados/urrados. Essa foi a primeira vez da banda em BH divulgando o bom EP Hereditas (2008). No início, o público formado em sua maioria por fãs de black/death estava com o pé atrás, mas depois foi se rendendo ao som pesadíssimo do grupo. A banda se prepara para lançar ainda esse semestre pela gravadora norte americana Greyhaze Records o seu primeiro cd auto-intitulado produzido por Jean Dolabella (ex-SEPULTURA). Destaque para as músicas Em Sua Honra e Manto De Sangue, além da performance insana do guitarrista. É uma banda que promete muito, quem gosta de grindcore pode ficar de olho nos trabalhos que virão.
Sobe então aos palcos a primeira atração internacional da noite, os norte americanos do ACHERON com sua "Black Arts And Blasphemy 2012 Tour" e seu black metal mais cadenciado e de músicas mais longas e trabalhadas. Ao contrário da maioria das bandas de black metal que apostam em um som cada vez mais veloz e ríspido, o ACHERON prefere se concentrar mais nas mensagens das suas letras cheias de blasfêmias escritas pelo vocalista/baixista Vincent Crowley que inclusive foi membro da Church Of Satan (Igreja de Satã) fundada por Anton Szandor LaVey, se desligando dois anos após sua morte. A banda chegou a encerrar suas atividades no começo de 2010, mas no fim do mesmo ano voltou a ativa, não tendo lançando nada desde o bem recebido cd The Final Conflict: Last Days Of God (2009). Fizeram um bom show e conforme prometido por Vincent, durante a execução da música Fuck The Ways Of Christ, uma bíblia foi rasgada no palco e depois atirada aos fãs para delírio total.
Pouco depois da meia noite e começa o show da lenda OBITUARY. O que falar dessa banda? Mais de 20 anos de estrada e com um som único graças aos vocais arrastados de Jhon Tardy (se um dia você ouvir outra pessoa cantando assim, você dirá "Esse cara está imitando o vocal do OBITUARY!"). Essa foi a quarta passagem deles por BH e mais uma vez fizeram um ótimo show com músicas que já podem ser consideradas clássicas do estilo como The End Complete, Chopped In Half, By The Light e outros petardos fazendo a roda de mosh encher. O único ponto ruim do show é a duração: pouco mais de uma hora incluindo o bis e solo de bateria. Fecharam a noite com a tradicional Slowly We Rot. A banda ainda faz alguns shows e termina o giro no país tocando no festival Metal Open Air dia 22/04 no Maranhão.
Parabéns a Cogumelo pelas boas bandas dos dois dias e que esse festival se repita todo ano!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps