Butequim do Engenhão: 4 bandas de metal numa tarde carioca
Resenha - Mindflow, Lost Forever, Inoccence Lost (Butequim do Engenhão, RJ, 04/03/2012)
Por Marcos Garcia
Postado em 10 de março de 2012
Próximo ao Estádio Olímpico João Havelange, conhecido pelo povo carioca como Engenhão, por estar situado no conhecido bairro Engenho de Dentro, em uma quente tarde de domingo, ao invés de futebol, fomos assistir a mais um evento promovido pela Rio Metal Works Productions, em mais um espaço que abre as portas para eventos de Heavy Metal/Rock no Rio de Janeiro, o Butequim do Engenhão (e não está escrito errado. A grafia do nome é essa mesma), cujas dependências são bem espaçosas e ventiladas (apesar da alta temperatura de Verão carioca), e palco bem amplo.
Devido à chuva intensa da noite anterior, o show sofreu algum atraso, mas a primeira banda a subir ao palco foi o carioca INNOCENCE LOST, uma banda que apresenta um Prog Metal calcado no Metal Tradicional mais moderno, ou seja, técnica e peso bem equilibrados e com bom gosto. O set da banda foi calcado em músicas próprias, que estarão em seu EP de estreia em breve, como ‘Nameless Hunter’, ‘Falling Down’ e ‘Innocence Silence’, com destaque para a bela e forte voz de Mari Torres e para a postura de palco do guitarrista Juan Carlos, que não fica parado um minuto que seja. O ponto negativo é o som que vinha para o público não estava com boa qualidade, mas nada que tenha tirado o brilho do quinteto, já que bons ouvidos podem perceber o potencial deles. Esperamos poder vê-los mais vezes, pois a banda promete.
Após alguns minutos de preparação, e veio o sexteto EMPÜRIOS, também do RJ, e que fizeram um set muito bom, com boa postura de palco e um Prog Metal com várias nuances de Gothic Rock e Metal Tradicional, indo do peso à elegância sem constrangimentos ou pudores. Embora também prejudicados pela qualidade sonora vinda dos falantes, o que não prejudicou o show, já que a banda mostrava-se à vontade no palco, especialmente pelo baixista Luiz Freitag, que toca bem e não parou quieto, bem como sua vocalista Fernanda Decnop. O público aplaudiu bastante, em especial nas músicas ‘Silence’, ‘Invisible Man’ (Websingle da banda, e que fará parte do CD ‘Cyclings’, que deve sair em breve), e ‘Over the Fire’.
Em seguida, depois de um tempo para ajeitar os instrumentos, veio o veterano LOST FOREVER, que infelizmente foi bem prejudicado pelo som e por problemas técnicos, e por isso, só puderam tocaram três músicas de seu CD ‘Rising’ (confiram, pois vale a pena). Uma pena, porque a banda tem excelente postura de palco, especialmente pelo vocalista James Galvão e pelo guitarrista Fabbio Nunes (que estava totalmente insano no palco), se comunica muito bem com o público (que os recebeu calorosamente), tem músicas fortes (pois pratica um Metal Tradicional com elementos de Prog e Thrash sem medo de serem felizes) e possuem futuro muito brilhante, bastando uma chance. Espero poder vê-los novamente em um show com melhores condições.
Fechando a noite, veio o MINDFLOW, recém-chegado de sua recente excursão aos Estados Unidos, e que deram um bom show, já que o som de palco, enfim, estava digno. Mostrando no palco os frutos da experiência acumulada em sua carreira, o quarteto esbanja profissionalismo em seu Metal Progressivo com doses de melodia e peso bem associadas, com boa movimentação, especialmente do vocalista Danilo Herbert, mas a banda parecia um pouco cansada no palco (lembrando que tiveram problemas durante a viagem), mas fizeram aquilo a que se propuseram: um bom show, com músicas de cada um de seus CDs.
Um ótimo evento (a Rio Metal Works está de parabéns), mais um point muito bom da cidade para o Metal/Rock, e esperamos mais e mais eventos como este neste mesmo local.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
O veterano que contraiu tuberculose na Malásia e gerou clássico do Iron Maiden
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
Como Paula Toller sobrevivia no rock nacional dos anos 80
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A música do Queen que Freddie Mercury só tocava no "piano errado"
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Os maiores guitarristas de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O dia que Mick Jagger citou Megadeth e Led Zeppelin como exemplos do que não queria ser
David Gilmour revela a música do Pink Floyd que ele mais curtia tocar ao vivo


Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP
Ultraje a Rigor Invade Cerquilho e Reafirma o Poder do Rock Nacional
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



