Dynametal: celebração ao metal oitentista em São Paulo
Resenha - Anthrares e Desaster (Dynamite Pub, São Paulo, 17/12/2011)
Por Durr Campos
Postado em 22 de dezembro de 2011
Uma grande festa! Impossível esta frase não ecoar após o que presenciei no último sábado, 17, no Dynamite Pub (nota do redator: mesmo local onde um dia existiu o lendário Carbono 14, no tradicional bairro do Bixiga), local que promete abrigar diversos eventos de heavy metal na capital paulista de agora em diante. O pontapé não poderia ter sido melhor com os veteranos do ANTHARES e o DESASTER, o qual estava de volta após duas décadas. Verdadeiro revival dos anos 80 e uma aula de como se fazer thrash metal, o DYNAMETAL, nome dado ao evento, contou ainda com diversas surpresas e a presença massiva dos fãs da velha e nova guardas. Acompanhe conosco essa jornada no tempo!
Texto Durr Campos/ Fotos Pierre Cortes
Era madrugada, por volta das 01h30, quando os anfitriões do DESASTER entraram em cena. Parecia que o tempo não havia passado, pois a garra com que imprimiriam à sua performance não denotava o tempo que passaram separados. Na verdade apenas dois membros da formação original continuam: Fallador (baixista) e Pezão (guitarrista). Os demais, no entanto, não se intimidaram e fizeram um ótimo trabalho, provando que respeitam o legado deste que é um dos maiores nomes do metal feito neste país.
O concerto teve início com "Noise of Desaster" e "War, Destruction in Your Mind", seguidas da ótima versão para Corpse Grinder, do sensacional Massacre (nota do redator: grupo norte-americano formado por ex-membros do Death, do saudoso Chuck Schuldiner). Dentre outras composições próprias, a exemplo da excelente "War Games", presenciamos alguns momentos bem especiais quando chamaram ao palco o guitarrista Jeff Gouvea (ex-VODU), o vocalista Gepeto (AÇÃO DIRETA) e o lendário Henrique Poço, ex-cantor do ANTHARES. Com esta formação tocaram "United Forces", hino sobre amizade do finado projeto SOD. Não poderia haver escolha mais propícia.
Em seguida, Fallador pergunta se alguém na casa saberia fazer o baixo de "Black Magic", do Slayer. Para a sorte geral, a nossa colaboradora e também baixista/vocalista da banda de thrash metal Nervosa, Fernanda Lira, estava lá na linha de frente e, sem pensar duas vezes, subiu ao palco para, junto a Jeff e André Góis, ex-vocal do VODU, executar este clássico absoluto da década de diamante do metal mundial. A participação do DESASTER foi encerrada com mais uma de autoria deles, "Liars", deixando no ar aquela sensação de que o retorno é pra valer!
Ao contrário do último show deles que presenciei, mais precisamente no dia 19 de novembro deste ano, desta feita o ANTHRES tocou o irretocável álbum No Limite da Força (1987) na íntegra. Com uma formação um pouco distinta da original, hoje o grupo conta em seu line-up com o vocalista Diego Nogueira (baixista do Blasthrash), Pardal no baixo, o baterista Evandro Júnior, além da dupla de guitarristas Topperman e Maurício. Mas como a noite era de grandes acontecimentos, o frontman que gravou o supracitado debut, Henrique Poço, foi convocado para a alegria dos headbangers presentes. Daí foi uma verdadeira constelação de boas músicas: "Fúria", "No Limite da Força", "Paranóia Final" e "Vingança Mortal", tocadas nesta exata ordem, intercaladas com as novíssimas "Sementes Perdidas", "Pesadelo Sul-americano", a ótima "Canibal" e "Ócio", tocada pela primeira vez ao vivo.
"Mercador da Fé", gentilmente dedicada a Edir Macedo e RR Soares, precedeu a versão deles para "Plano Furado I", do Ratos de Porão. As três últimas contaram novamente com Poço dividindo os vocais com Diego. E tome "Prisioneiros do Sistema" (nota do redator: a única não tocada do No Limite da Força no citado show do dia 19 de novembro em que estive), "Batalhas Ocultas" e a obrigatória "Chacina", perfeita para encerrar esta celebração ao metal oitentista.










Set list Desaster
Noise of Desaster
War, Destruction in Your Mind
Corpse Grinder (Massacre/Death cover)
Dresden Code
War Games
United Forces (SOD cover) (participação especial de Jeff Gouvea (ex-VODU), Gepeto (Ação Direta) e Henrique Poço (ex-Anthares)
Back Magic (Slayer cover) (participação especial de André Góis (ex-VODU), Jeff Gouvea (ex-VODU) e Fernanda Lira (Nervosa)
Liars
Set-list Anthares
Fúria
No Limite da Força
Paranóia Final
Vingança Mortal
Sementes Perdidas
Pesadelo Sul-americano
Canibal
Ócio
Mercador da Fé
Plano Furado I (RxDxPx cover)
Prisioneiros do Sistema
Batalhas Ocultas
Chacina
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
A crítica de fã a Bruno Sutter que foi tão embasada que ele aceitou e mudou postura
Titãs: o motivo pelo qual Arnaldo Antunes saiu da banda antes de "Titanomaquia"
Cinco formações que duraram pouco tempo, mas gravaram bons discos

Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Gloryhammer - primeira apresentação no Brasil em ótimo nível
Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e que fará falta
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



