Nuclear Assault: show curto, porém competente em São Paulo
Resenha - Nuclear Assault (Carioca Club, São Paulo, 30/07/2011)
Por Jorge A. Silva Junior
Postado em 02 de agosto de 2011
Como de costume nos últimos anos, a cidade de São Paulo recebeu mais um expoente do Thrash Metal 80's: o NUCLEAR ASSAULT. No show realizado neste sábado (30), com duração de apenas uma hora, a banda estadunidense concentrou seu repertório na fase em que gravou seus três primeiros álbuns (entre 1986 e 1989). Esperando por isso, o público não decepcionou e compareceu em bom número ao Carioca Club.
Nas imediações da casa, pouco antes das 19h, a movimentação de fãs era intensa. Conforme o anúncio de uma banda de abertura e outra convidada, muitos resolveram ficar em bares ou barraquinhas até o momento do NUCLEAR ASSAULT subir ao palco.
Nuclear Assault - Mais Novidades
Às 19h15, ainda com pouca gente no local, a banda OITÃO - formada por Henrique Fogaça (vocal), Tadeu Dias (guitarra), Ed Chaves (baixo) e B.A. (bateria) - entrou em cena e se apresentou durante 30 minutos, aproveitando a oportunidade para divulgar o álbum '4° Mundo', que tem a proposta de um Hardcore tradicional, com influência Thrash Metal e letras em português. Além da aparição de monstros no palco, o show contou com a participação de Marcão, da banda CLAUSTROFOBIA. O sistema de som foi o único ponto negativo, que até o término da apresentação não conseguiu ser ajustado da forma ideal.
Após a entrada do IMMINENT ATTACK, às 20h, parte do problema no áudio parecia resolvido, mas era instável. Também seguindo a linha do Hardcore tradicional com influência de Thrash, a banda - que conta com Dinho Guimarães (vocal), Erick Veles (guitarra), Ivan Skully (guitarra), Jonas Guedes (baixo) e André Alien (bateria) - injeta ao seu som uma boa dose de Punk Rock. Formada em 2004, lançou apenas uma demo dois anos depois, intitulada 'Imminent Thrash Attack'. Durante meia hora foram tocadas 10 músicas que tiveram boa resposta do público, inclusive de Danny Lilker que os assistia do camarote enquanto bebia cerveja.
Antes mesmo do previsto, às 20h45, subiu ao palco o NUCLEAR ASSAULT trazendo em sua formação John Connelly (vocal/guitarra), Danny Lilker (baixo), Scott Harrington (guitarra) e Glenn Evans (bateria). De cara vieram as três primeiras músicas do álbum 'Survive', de 1988: "Rise From The Ashes", "Brainwashed" e "F#". A pancadaria inicial foi o suficiente para inflamar o público e fazer com que um garoto invadisse o palco para abraçar Connelly e em seguida desse um "mosh" na galera. na galera. Enquanto isso, o sistema de som, assim como nas bandas anteriores, continuava abaixo do aceitável. Em diversos momentos, as guitarras se misturavam e o vocal era praticamente nulo. Com o decorrer do show, a qualidade foi melhorando, mas aquém do ideal.
Ao menos na "unha", a banda se garantiu com muita competência. Fato comprovado durante "Critical Mass", que causou uma enorme roda humana na pista e diversas tentativas de invasão ao palco, coibidas algumas vezes com força excessiva dos seguranças da casa. Numa destas, durante "Game Over", um jovem foi empurrado e chegou a chocar-se com Danny Lilker, que embora tenha se assustado, continou a tocar como se nada tivesse acontecido.
Músicas do álbum de estréia, 'Game Over' (1986), entre elas as curtíssimas "My America" e "Hang The Pope", com 26s e 38s, respectivamente, estiveram presentes da segunda parte do set, que foi finalizado com "Trail Of Tears", do album 'Handle With Care'.
Após uma breve pausa, o NUCLEAR ASSAULT voltou para o Bis de apenas uma música, "Technology", terminando o show de exatamente uma hora. Por conta da programação do Carioca Club, que receberia na mesma noite um show de outro gênero musical, rapidamente o público teve de sair do local. No entanto, algumas pessoas que continuavam próximas ao palco conseguiram fotos e autógrafos de John Connelly, que os atendeu brevemente antes de ir para o camarim.
Agradecimentos à Ataque Frontal pelo credenciamento e ao Paulo, 22, carioca, leitor do Whiplash! desde 2001, que esteve no show e resumiu o maior e mais completo site de Rock e Heavy Metal do Brasil como sua "página inicial na internet".
Set List OITÃO
Duração: 30 min.
1. Chacina
2. Hipocrita
3. 4° Mundo
4. Maldito Papel
5. Solidão
6. Faixa de Gaza
7. Na Luta da Vida
8. Buraco
9. Trevas
10. Imagem da Besta
11. Tormento
12. Tiro na Rótula
Set List IMMINET ATTACK
Duração: 30 min.
1. Elliot
2. Mechanical Mind
3. Noise For Nothing
4. Imminent Attack
5. Paradise Now
6. Drink & Fun
7. No Name
8. Mouse Beer
9. St. Madness
10. Secret Of Skin
Set List NUCLEAR ASSAULT
Duração: 1h
1. Rise From The Ashes
2. Brainwashed
3. F#
4. New Song
5. Critical Mass
6. Game Over
7. Butt Fuck
8. Justice
9. Sin
10. Betrayal
11. Price Of Freedom
12. Wake Up
13. When Freedom Dies
14. My America
15. Hang The Pope
16. Lesbians
17. Great Depression
18. Trail Of Tears
Bis
19. Technology
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps