Tristania: Apresentação em São Paulo pela primeira vez
Resenha - Tristania (Via Funchal, São Paulo, 19/01/2002)
Por Fernanda Zorzetto
Postado em 19 de janeiro de 2002
Os noruegueses do Tristania chegam a São Paulo pela primeira vez, em única apresentação na cidade, para mais um show de sua World of Glass Tour, do álbum lançado em setembro do ano passado.
De estilo auto-definido como metal gótico sinfônico, a banda foi formada em 95 quando trocou seu nome Uzi Suicide para Tristania, seu estilo para gothic/death e alguns músicos da formação. O Tristania vem de lugar e época em que o gothic metal com vocais femininos começou a ganhar público, não só nas gélidas Noruega e Finlândia, mas também em terras como o Brasil. O público deste estilo já é bastante grande por aqui e isso pôde ser visto nesse show de sábado, dia 19.
Com casa cheia, a banda sobe ao palco por volta das 20h20 com "The Shining Path" do último álbum, World of Glass, e manda uma apresentação de uma hora e meia de duração com faixas dos três discos da banda.
Os destaques do show vão para a soprano Vibeke Stene e a precisão de suas notas, e para o entrosamento que o grupo mantém. Apesar de alguns fãs do começo da banda sentirem falta de Morten Veland, seu substituto Kjetil não deixou a desejar nos vocais mais guturais e distorcidos das músicas. A banda provou competência também ao ser capaz de reproduzir ao vivo a mesma qualidade que se ouve nos álbuns.
A iluminação do show trouxe da tour apenas uma parte dos efeitos, usando muito verde principalmente. O som do Via Funchal também estava bem equalizado, sem grandes problemas para a sonoridade que precisava ser pura no caso do Tristania que tem pelo menos três vocais.
A banda volta ao palco após a apresentação vestindo camisetas da seleção brasileira para um bis de duas músicas. "Angellore" e "Evenfall", do álbum Widow's Weeds que foi inicialmente uma demo, lançada em 97, fecham o show marcado também pelo grande carisma da banda que deixou o palco agradecendo muito aos fãs.
Setlist
1 - The Shining Path (World of Glass)
2 - Lethean River (Beyond the Veil)
3 - Beyond The Veil (Beyond the Veil)
4 - Tender Trip on Earth (World of Glass)
5 – A Sequel of Decay (Beyond the Veil)
6 – Angina (Beyond the Veil)
7 – Deadlocked (World of Glass)
8 – Aphelion (Beyond the Veil)
9 - World of Glass (World of Glass)
10-My Lost Lenore (Widow's Weeds)
Bis
11-Angellore (Widow's Weeds)
12-Evenfall (Widow's Weeds)
Mais fotos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
A cantora que foi apelidada "Batgirl" pelo AC/DC
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
"Se Triumph e Rush voltaram, por que não o Skid Row?", questiona Sebastian Bach
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu

O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Tiamat - aquele gótico com uma pegada sueca
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente


