Resenha - Iron Maiden (Orpheum Theatre, Boston, 18/07/1999)
Por Leandro R Pires
Postado em 18 de julho de 1999
Cheguei em Boston no dia 11 e no dia 12 já estava atrás dos ingressos. Na cidade nao havia um cartaz colado dizendo do show mas todos os fãs estavam ligados que ele ia rolar. Arranjei um chegado na faculdade e fomos comprar. Pegamos lugares a US$ 33.50 e o cara da bilheteria disse que tinha vista obstruída mas eu não questionei detalhes.
Fiquei curioso em saber como que o heavy metal rola num teatro. Afinal, no Brasil não estamos acostumados com isso. Então as 06:00PM sai da faculdade com meu chegado, catamos o metro e chegamos. Tinha um monte de headbangers do lado de fora, e tinha dois onibus DA HORA que trouxeram o Maiden. Ai entramos (sem revista nem nada...) e percebi que era um teatro mesmo, assim como aqueles que tem opera e pecas. Nossos assentos ficavam a 10 cm (isso mesmo) do palco só que era na cara da caixa de som, no canto direito. Ai sentamos e começamos a criar as estratégias pra pegar um lugar melhor. No lugar não podia fumar pq era tudo de carpete e veludo... O calor era muito (alias aqui esta um inferno) e o Clutch abriu o show as 07:30 em ponto. Essa banda não faz muito minha cabeça mas tudo bem pq durou apenas 40 min.
Ai começou a montagem do palco do Maiden. Da hora, muito louco. A batera gigante e extremamente complexa como sempre. As 08:30 começaram a afinar a bateria... adivinha quem? Nicko pessoalmente!!! Da hora!!!
21:00 as luzes se apagam e as 5000 pessoas (eu calculei mais ou menos mas um cara me falou que tinha 7000) começaram a gritar e se agitar, mas NADA igual ao Brasil. Rapidamente eu me movimentei pra pegar um lugar melhor que estava vazio e um telão baixou no palco pra mostrar o jogo Ed Hunter, sendo que todo o show virou em torno disso (palco e musicas). A musica de fundo era Transylvania e o jogo visualmente e da hora.
Depois dessa apresentação a tela foi recolhida e o Maiden entrou com tudo, abrindo com Aces High, assim como em Live after Death!!! Da hora, emoção pura. Surpresa pra todos... CADE O ADRIAN SMITH? Não estava no show!!! Já fiquei pensando merda mas depois o Bruce explicou que o pai dele morreu e ele teve que voltar urgente pra Inglaterra. Que pena! Mas mesmo assim estava valendo demais!!!
Wratchild na seqüência, seguida por The Trooper. Ai o Bruce gritou SCREAM FOR ME BOSTON!! e foi muito emocionante. Two minutes veio na seqüência quando um cara tacou água no palco. Depois da musica o Bruce gentilmente explicou pro cara não fazer isso apesar do calor senão ia foder os equips, embora estivesse muito calor.
Foi nesse momento que o som começou a dar pau, um dos amps do palco começou a dar problema e o Bruce ficou visivelmente irritado e deu um "pé no peito" das caixas. O galera delirou pq quase caiu tudo. O som dava uns estalos tambem mas preferia que ele tivesse dado uma cabecada assim como fez no Rock in Rio.
Ai um cara da platéia deu uma peruca pro Bruce e ele colocou, sendo que ficou igualzinho como era antes. Da hora, muito legal. E já emendou Clansman na seqüência. Nem precisa dizer que ficou OTIMO. Mesmo assim ele continuava irritado com o som e no show de SP ele estava bem mais agitado, talvez pela galera mais quente e pelo fato da morte do pai de Adrian.
Wasted Years veio, seguido por uma musica da era do Bruce que não consigo me lembrar qual era. Futureal (OTIMA com Bruce) veio com direito a Eddie (estilo Hunter) de 03 metros de altura, sendo que Janick ficou socando! Da hora.
Man on the edge (PERFEITA) veio seguida de Powerslave, com direito a mascara que o Bruce usou em Live after Death. Nessa hora um cara subiu no palco e foi escorraçado pra fora do teatro. Phanton of the Opera veio na seqüência
Bruce disse que nos EUA estava acontecendo um negocio que nunca tivera acontecido pq não houve anúncios do show na cidade (de fato!) mas mesmo assim todos ingressos tinham acabado, ou seja, os fãs foram responsáveis pela divulgação boca a boca e agradeceu a todos.
The evil that men do, Fear of the dark e Iron Maiden (com direito e Eddie gingante no fundo do palco) terminaram o show as 22:17 (curto...). No Bis teve The Number, Hallowed be thy name e Run to The Hills.
Catei o metro e voltei pra casa. Feliz por ser um cara privilegiado!!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
A expectativa de Derrick Green para uma banda pesada depois do Sepultura
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Megadeth anuncia turnê europeia com Black Label Society e Testament para 2027
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
O dia em que Steve Harris foi a um show do Metallica e elogiou Dave Mustaine
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1980, segundo a Noise Creep
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
Canhão do palco cai do lado e assusta Brian Johnson durante show do AC/DC em Las Vegas
Os três solos de guitarra listados por Jeff Beck como seus favoritos
Matanza: do dinheiro ao cansaço, Jimmy London conta por que a banda acabou
Quem é a pastora que foi grande responsável pela conversão de Rodolfo do Raimundos



5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Blaze Bayley diz que o Iron Maiden é tão importante culturalmente quanto "Star Wars"
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
"Não preciso provar nada", afirma Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden
Blaze Bayley afirma que fazer turnês não é saudável
Bruce Dickinson relembra participação em show da banda de Billie Joe Armstrong
5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
Dave Murray, Adrian Smith e Bruce Dickinson revelam suas músicas favoritas do Iron Maiden
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



