Van Halen: a obra prima de Eddie Van Halen
Por Denison Souza Rosario
Postado em 19 de novembro de 2020
Desde que o grande guitarrista holandês Edward Lodewijk Van Halen, mestre que reinventou a guitarra junto com Jimi Hendrix, veio a perder sua luta para um câncer cruel no último mês de outubro, os músicos e colunistas vem citando quais são os seus melhores solos.
Um solo de guitarra não deve ser julgado apenas pela sua beleza ou celebridade, mas, pela sua estrutura, como um todo.
Sabemos que Eddie Van Halen tem o hábito de solar em pequeno espaço de tempo, falando muito com pouco; inclusive é notório em "Beat It", de Michael Jackson, que o espaço destinado ao solo ficou longo para Eddie solar, ficando um buraco vazio apenas com instrumental antes do solo (observe com atenção na música isso), e nesse espaço sobrando, para não ficar tão tedioso, foi introduzido um belo bater de batuta de maestro clássico, como que abrindo com chave de ouro o solo do grande guitarrista, que é executado na metade do espaço destinado a ele.
Eddie Van Halen - Mais Novidades
Se formos considerar a linguagem da mão esquerda, o uso de todas as técnicas da mão direita de Eddie (que é o maior diferencial do holandês), os efeitos, modulações e variação de ritmos, o solo mais estruturado do mestre holandês é o da música "Top Jimmy", do álbum "1984". A música, do começo ao fim, descortina todas as técnicas de Van Halen. Até mesmo a base da guitarra nessa música é diferenciada! E o solo é a sua maior obra prima. O solo, inclusive, entra um segundo antes do vocalista acabar a frase, causando um efeito majestoso e contextualizado. Em curtíssimo espaço de tempo, Eddie Van Halen consegue, repito, falar muito com pouco; não é um solo melódico, não é um solo bonito, talvez por isso, não muito lembrado; tem, ao contrário, uma antibeleza altamente contemporânea, pela falta de melodia reconhecível (nos faz até lembrar o seu herói: o guitarrista de jazz Allan Holdsworth) e este mesmo solo consegue expor várias e diversas técnicas que fizeram sua celebridade de forma orgânica e inteligentemente estruturada, variando o ritmo do solo a cada momento (no final o ritmo fica rapidíssimo) num espaço de tempo impossível para outro guitarrista qualquer, com exceção de Allan Holdsworth.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Megadeth lança "I Don't Care", faixa de seu próximo - e último - disco de estúdio
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
Apoio de Fred Durst à Rússia faz Limp Bizkit ter show cancelado na Estônia

O lendário guitarrista que desapontou Eddie Van Halen por fazer um som "chocho" ao vivo
Wolfgang Van Halen admite ainda não conseguir ouvir a música do pai
Iron Maiden: Fantasmas e navegadores na melhor música após volta
Rock no Brasil: Nascimento, Vida, Paixão e Morte


