Chuck Berry: Descanse em paz , Rei do Rock
Por DENNIS DE OLIVEIRA SANTOS
Postado em 22 de março de 2017
Acabei de saber que o inigualável músico Chuck Berry faleceu. Saibam crianças rockers, que o verdadeiro pai do rock não foi Elvis Presley, o cantor branco foi uma imposição midiática das gravadoras para o público diante do fato que não queriam arriscar com um artista negro perante o racismo da sociedade norte americana dos anos de 1950.
Saibam que o primeiro guitar hero foi o tio Chuck, nascido na Louisiana. Foi este simpático homem um dos pioneiros a transformar o compasso arrastado e lento do blues numa pegada mais rápida e energética do rock. Com seus viciantes riffs influenciou as bandas inglesas como os Rolling Stones – o próprio Keith Richards admitiu que sua base sonora foram os álbuns do amigo de instrumento musical.
Muito além do seu famoso hit "Johnny B. Godde", este exímio guitarrista é o verdadeiro pai do rock ao estabelecer uma verdadeira escola de estilo musical que influenciou toda uma geração posterior à sua. Bandas como Beatles e Motorhead regravaram suas canções. Exímios guitarristas como Jimmy Page e Peter Townshend reconhecem o timbre dos acordes de Berry como referência fundamental em suas carreiras artísticas.
Com letras voltadas aos jovens, o rei negro do rock ajudou a quebrar as barreiras do racismo nos Estados Unidos. Diante de uma guerra civil não declarada nos anos de 1950, a qual segregava espacialmente os dois grupos étnicos desse país, Chuck quebrou barreiras ao ser um dos poucos negros que aparecida na televisão tocando e dançando com todo gingado do "gueto". Fato que incomodava as conservadoras e cristãs famílias estadunidenses.
Ao lado de outros artistas negros trouxe a música dos subúrbios que uniu jovens brancos e afrodescendentes sob o mesmo intuito – ouvir aquele tipo de som que entorta a coluna cervical (palavras essas de seu discípulo tupiniquim, o também icônico Raul Seixas). O resultado é que a partir dali o autor de "Roll Over Beethoven" fui crucial para o início de uma revolução musical que se espalhou pelo mundo e injetou rebeldia e diversão nos ouvidos de milhares de jovens (dentre eles incluo-me desde os meus primeiros treze anos de idade em meus primeiros contatos com essa música eletrizante).
Descanse em paz Chuck Berry, pessoa digna de ser reconhecida como o rei do rock. Para nós fãs é muito triste termos perdido ultimamente gênios como você, Lemmy Kilmister e David Bowie. Saiba que o seu rockabilly, sua equilibrada combinação de blues e country e seus divertidos riffs estarão eternamente "vitrolados" em nossos ouvidos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps