RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A regra de vida que Mick Jagger achava que poderia ter mantido os Beatles juntos

My Chemical Romance quase descartou música que se tornou um dos seus maiores hits

Cheetah Chrome, guitarrista do Dead Boys, morre aos 71 anos

A canção do Led Zeppelin com solo atrapalhado que influenciou Van Halen e Steve Vai

Como o Aerosmith terceirizou a escrita da própria volta por cima nos anos 80

O álbum que mostrou por que Janis Joplin era impossível de copiar

A carteirada de Tom Morello sobre Jimmy Page para ajudar o próprio filho

Quando The Edge pensou em abandonar o U2 por causa dos egos inflamados

Guitarrista Pete Koller anuncia que o Sick of it All continuará

Ex-Whitesnake, Adrian Vandenberg diz que vem à América do Sul ainda em 2026

O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring

Dave Mustaine relembra álbum do Megadeth que produziu "à beira da morte" em luta contra o câncer

Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio

O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden

As duas músicas do Judas Priest que Rob Halford detesta: "Lixo, só clichês"


Stamp

Músico: pare de criticar o trabalho alheio e faça o seu!

Por
Postado em 08 de fevereiro de 2016

Nesta semana eu, e creio que vários de vocês, receberam um antigo vídeo do saudoso romancista Ariano Suassuna fazendo uma análise crítica da banda Calypso. Foi engraçado, disse algumas coisas que muitos de nós costumava pensar, mas, depois, despertou em mim um sentimento de que perdemos muito tempo criticando o trabalho dos outros e deixamos de fazer o nosso. Isso nada mais é do que uma forma de nos escondermos em nosso próprio fracasso.

Se a banda Calypso (ou X-Calypso) chegasse agora para o Ariano e perguntasse: quem é você para falar do nosso trabalho? Bom, ele responderia que, além de defensor da cultura nordestina, era autor de obras como Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, além do clássico e multimídia o Auto da Compadecida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas e se o Ximbinha aparecesse para você e fizesse o mesmo questionamento, o que diria? Caras, o primeiro e único EP da minha banda, a Rota Ventura, fez 3 anos de lançamento em janeiro. De lá pra cá, a gente ensaia, faz alguns shows, tem música e não consegue gravar, fazer clipe, nada. Tudo porque não seguimos um planejamento feito inicialmente.

Comunicador que sou, lembro-me de ter ido a um simpósio de Marketing há alguns anos, em que um dos palestrantes mostrou um case sobre o tecnobrega e o Calypso. Em uma época em que vários artistas já estabelecidos brigavam em nome das gravadoras contra a pirataria, este novo movimento simplesmente saiu dos risca-facas da vida, inventou uma forma de distribuir seu produto de maneira rápida e com um grau de linha de produção, tecnologia básica, e explodiu.
Lembro-me também de ter ouvido que não se formavam bandas, mas sim franquias, em que o grupo levava o mesmo nome (Calypso, por exemplo), com músicos diferentes, mas tocava simultaneamente em várias cidades da região Norte do Brasil. A marca de grupos consolidados teria se formado a partir daí.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No fim dos shows, antes de voltarem para o bis, um grupo em uma van equipada já colhia o vídeo do que tinha sido gravado até ali, copiava em mídias virgens, botava em capas como os DVDs piratas das esquinas afora, e vendia a preços irrisórios após o show. O fã ia à apresentação, pagava para entrar e, ao final, ainda levava para casa uma cópia de um DVD com um show em que ele fazia parte do público. Genial e eficiente. Só depois a TV aberta percebeu este fenômeno de público e apostou nele, alavancando sua audiência.

Você pode detestar as músicas, como eu também não gosto, mas, enquanto nós, das bandas de rock, de garagem, perdemos tempo criticando o trabalho desses caras, eles estão pensando em formas de fazer sucesso. Estão anos-luz a nossa frente, no quesito planejamento de carreira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Então, se você é desses que fica apenas criticando o trabalho alheio, por falta de qualidade ou qualquer outro motivo, olhe para o próprio umbigo, tire a mão do bolso e pense no seu. Vá e faça!
Rota Ventura

Para quem ainda não conhece nosso trabalho, ouça e baixe pelo
http://www.reverbnation.com/rotaventura

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Foo Fighters

publicidadeGustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Fernando Moraes

Jornalista e Relações Públicas, Fernando Moraes é também músico independente, vocalista e guitarrista da banda paulista Rota Ventura. Amante de Rock, de música de qualidade e entusiasta dos artistas autorais, seus artigos falam sobre o cenário do novo Rock Nacional e os desafios daqueles que fazem de tudo para que grandes bandas continuem surgindo e mantendo vivo o estilo de som mais amado de todos os tempos.
Mais matérias de Fernando Moraes.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS