Iron Maiden: Não tocar Empire of the Clouds é um pecado

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcus Vinicius Magalhães
Enviar correções  |  Ver Acessos

O que falar sobre o ano de 2015 para os fãs de Iron Maiden? Após longa batalha em tratamento contra um câncer na boca, o vocalista Bruce Dickinson anunciou que está curado da doença e pronto para retornar aos palcos. Poucos meses depois, a Donzela de Ferro lança o tão aguardado álbum The Book of Souls, o décimo sétimo de estúdio da banda. Para fechar a temporada, os britânicos anunciam uma turnê mundial, com presença confirmada no Brasil em março de 2016. O que mais seria perfeito para o fã de Iron Maiden em 2015, ou pelo menos para parte dos fãs menos tradicionais? Sim, faltou uma coisa...

Slipknot: Veja membros atuais sem máscaraDeep Purple: o riff de "Smoke on the Water" foi criado por Tom Jobim?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dentro das onze faixas do álbum The Book of Souls, a grande surpresa ficou por conta da épica música Empire of the Clouds: uma obra prima de 18 minutos, composta pelo frontman Bruce Dickinson. O vocalista, além de tocar piano, fez os arranjos para violinos, violas, violoncelos e oboés da canção mais longa já gravada pela banda.

Empire of the Clouds conta a história do terrível acidente do dirigível R101. A maior aeronave do mundo da época caiu na França no dia 5 de outubro de 1930, deixando 48 pessoas mortas.

Em recente entrevista ao Daily Star, Bruce Dickinson conta que a obra de 18 minutos não entrará no repertório da turnê do Iron Maiden em 2016, pois os fãs não estariam preparados para ouvi-la ao vivo, o que quebraria a energia da banda durante o show "Acho que nossos fãs não estão preparados para isto. Arruinaria a fluidez do nosso setlist, e nós ainda por cima estamos acostumados a ficar correndo no palco feito idiotas. Mas um dia eu gostaria de fazer um concerto solo com uma orquestra", declara o vocalista.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Será mesmo que os fãs de Iron Maiden não estariam preparados para ver Sir Bruce Dickinson sentar-se ao piano, após a banda tocar um clássico do álbum Piece of Mind, e iniciar os "acordes" do Empire of the Clouds? Essa pergunta permanece no ar, pelo menos para os fãs menos tradicionais.

Neste curto vídeo, é possível ver Bruce Dickinson tocando um trecho da música.

Apesar de não entrar no set list do Iron Maiden, Bruce Dickinson declarou que há planos de levar a canção Empire of the Clouds para o teatro ou em conjunto com uma orquestra, onde ela poderia ser encenada e expandida para relatar a tragédia poeticamente contada na música. Será que essa possível performance chegaria aos teatros brasileiros? Esperamos que sim.

Independente de Empire of the Clouds estar fora do repertório, o Iron Maiden promete realizar mais uma turnê antológica em sua passagem por Rio de Janeiro (17/3), Belo Horizonte (19/3), Brasília (22/3), Fortaleza (23/3) e São Paulo (26/3).

Confira na íntegra a música Empire of the Clouds.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção OpiniõesTodas as matérias sobre "Iron Maiden"


Cinema: os filmes que inspiraram o Iron MaidenCinema
Os filmes que inspiraram o Iron Maiden

Iron Maiden: A guerra entre Dickinson e Steve Harris em 93Iron Maiden
A guerra entre Dickinson e Steve Harris em 93


Slipknot: Veja membros atuais sem máscaraSlipknot
Veja membros atuais sem máscara

Deep Purple: o riff de Smoke on the Water foi criado por Tom Jobim?Deep Purple
O riff de "Smoke on the Water" foi criado por Tom Jobim?


Sobre Marcus Vinicius Magalhães

Marcus Vinicius Magalhães: jornalista formado pela FIAM, com especialização em Políticas Públicas Sociais pela USP, foi redator, repórter e colunista nas redações da Band, Rede Record, Editora Abril, Climatempo Meteorologia, Rede Internacional de Televisão, Portal Terceiro Tempo e Editora Moderna. Pela música, tenta, desde criança, ser guitarrista, violonista e baterista. Além de já ter se apresentado em grandes rock bares de São Paulo com seu cover Symphony Maiden, atua como assessor de imprensa do grupo de rock nacional Marques Geraldo. Atualmente Marcus é o jornalista responsável pela área de comunicação da EMESP Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo). Entre em contato com o jornalista no blog www.jornalistamarcusvini.com.

Mais matérias de Marcus Vinicius Magalhães no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280