Iron Maiden: Não tocar Empire of the Clouds é um pecado
Por Marcus Vinicius Magalhães
Postado em 17 de dezembro de 2015
O que falar sobre o ano de 2015 para os fãs de Iron Maiden? Após longa batalha em tratamento contra um câncer na boca, o vocalista Bruce Dickinson anunciou que está curado da doença e pronto para retornar aos palcos. Poucos meses depois, a Donzela de Ferro lança o tão aguardado álbum The Book of Souls, o décimo sétimo de estúdio da banda. Para fechar a temporada, os britânicos anunciam uma turnê mundial, com presença confirmada no Brasil em março de 2016. O que mais seria perfeito para o fã de Iron Maiden em 2015, ou pelo menos para parte dos fãs menos tradicionais? Sim, faltou uma coisa...
Dentro das onze faixas do álbum The Book of Souls, a grande surpresa ficou por conta da épica música Empire of the Clouds: uma obra prima de 18 minutos, composta pelo frontman Bruce Dickinson. O vocalista, além de tocar piano, fez os arranjos para violinos, violas, violoncelos e oboés da canção mais longa já gravada pela banda.
Empire of the Clouds conta a história do terrível acidente do dirigível R101. A maior aeronave do mundo da época caiu na França no dia 5 de outubro de 1930, deixando 48 pessoas mortas.
Em recente entrevista ao Daily Star, Bruce Dickinson conta que a obra de 18 minutos não entrará no repertório da turnê do Iron Maiden em 2016, pois os fãs não estariam preparados para ouvi-la ao vivo, o que quebraria a energia da banda durante o show "Acho que nossos fãs não estão preparados para isto. Arruinaria a fluidez do nosso setlist, e nós ainda por cima estamos acostumados a ficar correndo no palco feito idiotas. Mas um dia eu gostaria de fazer um concerto solo com uma orquestra", declara o vocalista.
Será mesmo que os fãs de Iron Maiden não estariam preparados para ver Sir Bruce Dickinson sentar-se ao piano, após a banda tocar um clássico do álbum Piece of Mind, e iniciar os "acordes" do Empire of the Clouds? Essa pergunta permanece no ar, pelo menos para os fãs menos tradicionais.
Neste curto vídeo, é possível ver Bruce Dickinson tocando um trecho da música.
Apesar de não entrar no set list do Iron Maiden, Bruce Dickinson declarou que há planos de levar a canção Empire of the Clouds para o teatro ou em conjunto com uma orquestra, onde ela poderia ser encenada e expandida para relatar a tragédia poeticamente contada na música. Será que essa possível performance chegaria aos teatros brasileiros? Esperamos que sim.
Independente de Empire of the Clouds estar fora do repertório, o Iron Maiden promete realizar mais uma turnê antológica em sua passagem por Rio de Janeiro (17/3), Belo Horizonte (19/3), Brasília (22/3), Fortaleza (23/3) e São Paulo (26/3).
Confira na íntegra a música Empire of the Clouds.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps