Montar uma banda no Brasil é viável?
Por Herick Sales
Fonte: Herick Sales Guitar
Postado em 21 de outubro de 2015
Montar uma banda no Brasil, é algo viável? A chance de você fazer sucesso, sem estar fazendo um rock beeeeem comercial, é a mesma de você encontrar o Patolino vestido de Carmen Miranda, trabalhando de atendente do Mc Donalds. Mas…tudo pode acontecer.
Dai vem o questionamento: você quer tocar, soltar o zaralho, se divertir e mostrar a sua música com verdade, e se dedicar buscando ser cada vez melhor? Vale. Mas se você quer impressionar garotas (garotos), e fazer poses como se estivesse em frente ao espelho, e ficar rico com vida de rock star, você está no país errado. Digo até, no mundo errado.
Algum de vocês, conhece uma banda novinha em folha, recém chegada no mundo da música, com um som desconcertante nas paradas??? Vai, pensa ai. Não lembrou? Então… A vida de luxo, pompa e glamour dos rock star acabou. Então, o que resta, que sempre deve ser o principal, é a arte. Mas ai, entra um problema gravíssimo, na minha opinião: ser bom no que faz! Se você quer destaque, seja "o melhor"! Não falo de pisar em ninguém, passar a perna, nem ser metido a foda.
O mercado musical é competitivo, mas não pode ser encarado como um jogo. Sobressai um pouco quem demonstra relevância, um algo a mais, e um trabalho bem feito.
Estou meio enjoado de ver bandas que soam como um Metallica com deficiência, um Iron Maiden sem feeling, e bandas com meia dúzia de riffs, afinações 29 tons abaixo, muito grito, pouca música. Pessoas que começam uma banda, sem nem saber afinar seu instrumento direito, sem fazer um solo que preste, errando viradas na bateria, com letras patéticas, sobre amores idiotas demais, ou com cara de mau, biquinho, mas não assustam nem uma criancinha de 3 anos.
Antes que venham comentários malas criticando isso que eu falei, saliento que todo mundo passa por uma fase assim. Não saber tocar direito, e montar uma banda, tirar um som, expurgar ideias, não tem nada de errado. Pelo contrário! Ajuda muito no crescimento musical! O ruim é quando você encontra bandas, que passam meses, anos, e nada muda: o som não evolui, a execução não fica mais precisa, a qualidade das canções não aumenta, trazendo temas legais, boas melodias, e sangue nos olhos. Tudo fica meia boca, mais ou menos, e com uma "fodisse" tão verdadeira, quanto a de um virgem que teve sua primeira vez com a vizinha puta, mais rodada que nota de 2 reais, e se acha o maior garanhão das galáxias!
O grande vácuo que vejo nisso tudo, na famosa "cena" que tantos falam, não é tão somente o apoio e organização de veículos, clubes, bares, patrocinadores, e tudo que envolve. Antes de mais nada, muitas bandas possuem grande parcela de culpa. Você tem o que falar? Sabe tocar bem mesmo seu instrumento, ou se não sabe, busca melhorar, se aprimorar? Você busca influências diversas, pra fazer algo mais "seu"? Você quer passar uma mensagem, que soe com sentido e atrativa, seja lá sobre o que você esteja falando, para ser acolhida por adultos, pessoas com cabeças pensantes, ou por adolescentes de 15 anos, com um cérebro de omelete de ovo de avestruz, falando de amores idiotas tal qual uma novela teen, ou com a cara de mau e agressividade dos vampiros do Crepúsculo?
Ser verdadeiro consigo, buscar um caminho diferente, e querer evoluir, não faz mal a ninguém. Os ouvidos dos seus futuros fãs, precisam ser conquistados, e agradecem! E soando igual o Metallica, não vai adiantar, pois se for pra ouvir algo igual, ouço o original, e pra me deparar em letras com enredos fracos e bobos, eu vou ver "Malhação" ou uma comédia romântica água com açúcar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
O hit do Angra que é difícil para o Shamangra cantar: "Nossa, Andre, precisava desse final?"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
Baterista Eric Morotti deixa o Suffocation e sai disparando contra ex-colegas
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
Filho de Rick Wakeman, Adam declara seu amor pelo Marillion e Mark Kelly
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
David Lee Roth faz aparição no Coachella e canta "Jump", do Van Halen
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
Max Cavalera conta o que ouviu de Pelé quando disse que era da banda Sepultura
Após revelar valor de suas guitarras, Kiko Loureiro dá dica bizarra: "Não pode ter frescura"
David Coverdale revela a sua canção preferida; "É a música de Rock perfeita"

Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Você está realmente emitindo sua opinião ou apenas repetindo discursos prontos?
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite



