Montar uma banda no Brasil é viável?
Por Herick Sales
Fonte: Herick Sales Guitar
Postado em 21 de outubro de 2015
Montar uma banda no Brasil, é algo viável? A chance de você fazer sucesso, sem estar fazendo um rock beeeeem comercial, é a mesma de você encontrar o Patolino vestido de Carmen Miranda, trabalhando de atendente do Mc Donalds. Mas…tudo pode acontecer.
Dai vem o questionamento: você quer tocar, soltar o zaralho, se divertir e mostrar a sua música com verdade, e se dedicar buscando ser cada vez melhor? Vale. Mas se você quer impressionar garotas (garotos), e fazer poses como se estivesse em frente ao espelho, e ficar rico com vida de rock star, você está no país errado. Digo até, no mundo errado.
Algum de vocês, conhece uma banda novinha em folha, recém chegada no mundo da música, com um som desconcertante nas paradas??? Vai, pensa ai. Não lembrou? Então… A vida de luxo, pompa e glamour dos rock star acabou. Então, o que resta, que sempre deve ser o principal, é a arte. Mas ai, entra um problema gravíssimo, na minha opinião: ser bom no que faz! Se você quer destaque, seja "o melhor"! Não falo de pisar em ninguém, passar a perna, nem ser metido a foda.
O mercado musical é competitivo, mas não pode ser encarado como um jogo. Sobressai um pouco quem demonstra relevância, um algo a mais, e um trabalho bem feito.
Estou meio enjoado de ver bandas que soam como um Metallica com deficiência, um Iron Maiden sem feeling, e bandas com meia dúzia de riffs, afinações 29 tons abaixo, muito grito, pouca música. Pessoas que começam uma banda, sem nem saber afinar seu instrumento direito, sem fazer um solo que preste, errando viradas na bateria, com letras patéticas, sobre amores idiotas demais, ou com cara de mau, biquinho, mas não assustam nem uma criancinha de 3 anos.
Antes que venham comentários malas criticando isso que eu falei, saliento que todo mundo passa por uma fase assim. Não saber tocar direito, e montar uma banda, tirar um som, expurgar ideias, não tem nada de errado. Pelo contrário! Ajuda muito no crescimento musical! O ruim é quando você encontra bandas, que passam meses, anos, e nada muda: o som não evolui, a execução não fica mais precisa, a qualidade das canções não aumenta, trazendo temas legais, boas melodias, e sangue nos olhos. Tudo fica meia boca, mais ou menos, e com uma "fodisse" tão verdadeira, quanto a de um virgem que teve sua primeira vez com a vizinha puta, mais rodada que nota de 2 reais, e se acha o maior garanhão das galáxias!
O grande vácuo que vejo nisso tudo, na famosa "cena" que tantos falam, não é tão somente o apoio e organização de veículos, clubes, bares, patrocinadores, e tudo que envolve. Antes de mais nada, muitas bandas possuem grande parcela de culpa. Você tem o que falar? Sabe tocar bem mesmo seu instrumento, ou se não sabe, busca melhorar, se aprimorar? Você busca influências diversas, pra fazer algo mais "seu"? Você quer passar uma mensagem, que soe com sentido e atrativa, seja lá sobre o que você esteja falando, para ser acolhida por adultos, pessoas com cabeças pensantes, ou por adolescentes de 15 anos, com um cérebro de omelete de ovo de avestruz, falando de amores idiotas tal qual uma novela teen, ou com a cara de mau e agressividade dos vampiros do Crepúsculo?
Ser verdadeiro consigo, buscar um caminho diferente, e querer evoluir, não faz mal a ninguém. Os ouvidos dos seus futuros fãs, precisam ser conquistados, e agradecem! E soando igual o Metallica, não vai adiantar, pois se for pra ouvir algo igual, ouço o original, e pra me deparar em letras com enredos fracos e bobos, eu vou ver "Malhação" ou uma comédia romântica água com açúcar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival


Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
De fãs a palpiteiros, o que o heavy metal e o futebol têm em comum
A música com mensagem positiva que chegou do nada e disse o que eu precisava ouvir
Por que fãs de rock e heavy metal gostam tanto de ir a shows?
Top 5: Os roqueiros mais chatos da história
Rock no Brasil: Nascimento, Vida, Paixão e Morte


