Guitarra: você se preocupa com sua pegada?
Por Herick Sales
Fonte: Herick Sales Guitar
Postado em 19 de outubro de 2015
Esse é um ponto que sempre, mas sempre bato na tecla, com alunos e amigos que tocam: pegada. Bem, antes de mais nada, vale salientar, que cada estilo, cada música vai pedir uma pegada, um enfoque, uma interpretação. Não soará bonito tocar "Wonderful Tonight", do Clapton, como se estive tocando alguma música do Slayer, ou tocar no estilo do David Gilmour, num thrash metal, a lá Anthrax. Porém, independente disso, é necessário ter pegada, dar sentimento, através do seus bends, vibratos, e o ataque que você exerce nas cordas. Isso fará você ser reconhecido, ao ser escutado, e generalizando, cada um aplica um tipo de pegada no seu instrumento: uns são mais agressivos, outros mais amenos.
Agora, um ponto que me irrita um pouco, é ver guitarristas, que não transmitem pegada no instrumento, não transmitem sentimento, através dele. Não entende o que quero dizer? Dê uma passeada no youtube, e veja alguns vídeos de músicos interpretando canções do Satriani, Petrucci, Malmnsteen, Angra, Chiquititas, Xuxa, e o raio que o parta. Você obviamente, achará muitos vídeos incríveis, mas verá outros, de pessoas que correm pelo braço do instrumento, descaralhadamente, mas soam meio vazias, sem alma. Correm, correm, correm, mas soam imitações semi-idênticas de outros. Você já ouviu John 5, Zakk Wylde ou John Norum? Palhetam extremamente rápido, e em certas horas, parece que vão explodir a guitarra, mas não soam mecânicos.
Ok. Vamos esquecer isso. Vamos para outra esfera. Depois de corridas orgasmatórias na guitarra, com arpejos, e o caramba a quatro, o ser vai dar uns bends e uns licks com mais pegada e… e nada. Soa mais sem sal do que comida de hospital. Um bend tipo "gatinho", que parece miar, um vibrato sem tesão. Sempre que vejo isso, me vem à mente a imagem de uma linda mulher na praia. O cara vai correndo ao encontro dela, aumenta a adrenalina, a emoção, e quando está chegando, indo para o abraço, o idiota tropeça, e cai. The End! Mais ou menos o que sinto, ouvindo algo assim. Ou você encontrará também, gente que espanca a guitarra, achando que sentar a porrada na bichinha, é tocar com feeling, com pegada.
Acima, na foto, músicos de estilos diferentes de tocar, mas dotados de uma pegada única e forte: Brian May, Gary Moore, Orianthi (se você é homem, e fica de mi mi mi, para dar bends e vibratos com pegada, ouça essa menina, e terá vergonha da sua própria existência) Dimebag Darrel, Rory Gallagher e Zakk Wylde, com vídeos dos mesmos, exemplificando mais ainda o que quero dizer.
Para finalizar, eu costumo fazer a comparação que pegada na guitarra, é +ou- , como ter pegada com uma mulher (se você for uma menina, você já deve ter passado por essa situação): existe uma diferença gigantesca, entre apertar e puxar uma mulher, com brutalidade e machucá-la; puxá-la e segurá-la como se nunca tivesse tomado Toddinho na vida, passando segurança quase zero; e dar aquela boa puxada pela cintura, segurá-la pela nuca, e dar um belo beijo, e fazê-la soltar um "ui!!". Bom treino a todos!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Angra comenta show histórico no Bangers; "É a prova de que o metal feito aqui tem força"
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
A música com mensagem positiva que chegou do nada e disse o que eu precisava ouvir
Por que fãs de rock e heavy metal gostam tanto de ir a shows?
Ego - o lado mais sombrio do Rock
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Como uma música completamente flopada me apresentou a uma das bandas do meu coração
Será que não damos atenção demais aos críticos musicais?
Um obrigado à música, minha eterna amiga e companheira
Rush: Quando foi que a banda se tornou legal?
Guns N' Roses: 10 músicas que seriam ótimas de se ouvir na reunião


