Guitarra: você se preocupa com sua pegada?
Por Herick Sales
Fonte: Herick Sales Guitar
Postado em 19 de outubro de 2015
Esse é um ponto que sempre, mas sempre bato na tecla, com alunos e amigos que tocam: pegada. Bem, antes de mais nada, vale salientar, que cada estilo, cada música vai pedir uma pegada, um enfoque, uma interpretação. Não soará bonito tocar "Wonderful Tonight", do Clapton, como se estive tocando alguma música do Slayer, ou tocar no estilo do David Gilmour, num thrash metal, a lá Anthrax. Porém, independente disso, é necessário ter pegada, dar sentimento, através do seus bends, vibratos, e o ataque que você exerce nas cordas. Isso fará você ser reconhecido, ao ser escutado, e generalizando, cada um aplica um tipo de pegada no seu instrumento: uns são mais agressivos, outros mais amenos.
Agora, um ponto que me irrita um pouco, é ver guitarristas, que não transmitem pegada no instrumento, não transmitem sentimento, através dele. Não entende o que quero dizer? Dê uma passeada no youtube, e veja alguns vídeos de músicos interpretando canções do Satriani, Petrucci, Malmnsteen, Angra, Chiquititas, Xuxa, e o raio que o parta. Você obviamente, achará muitos vídeos incríveis, mas verá outros, de pessoas que correm pelo braço do instrumento, descaralhadamente, mas soam meio vazias, sem alma. Correm, correm, correm, mas soam imitações semi-idênticas de outros. Você já ouviu John 5, Zakk Wylde ou John Norum? Palhetam extremamente rápido, e em certas horas, parece que vão explodir a guitarra, mas não soam mecânicos.
Ok. Vamos esquecer isso. Vamos para outra esfera. Depois de corridas orgasmatórias na guitarra, com arpejos, e o caramba a quatro, o ser vai dar uns bends e uns licks com mais pegada e… e nada. Soa mais sem sal do que comida de hospital. Um bend tipo "gatinho", que parece miar, um vibrato sem tesão. Sempre que vejo isso, me vem à mente a imagem de uma linda mulher na praia. O cara vai correndo ao encontro dela, aumenta a adrenalina, a emoção, e quando está chegando, indo para o abraço, o idiota tropeça, e cai. The End! Mais ou menos o que sinto, ouvindo algo assim. Ou você encontrará também, gente que espanca a guitarra, achando que sentar a porrada na bichinha, é tocar com feeling, com pegada.
Acima, na foto, músicos de estilos diferentes de tocar, mas dotados de uma pegada única e forte: Brian May, Gary Moore, Orianthi (se você é homem, e fica de mi mi mi, para dar bends e vibratos com pegada, ouça essa menina, e terá vergonha da sua própria existência) Dimebag Darrel, Rory Gallagher e Zakk Wylde, com vídeos dos mesmos, exemplificando mais ainda o que quero dizer.
Para finalizar, eu costumo fazer a comparação que pegada na guitarra, é +ou- , como ter pegada com uma mulher (se você for uma menina, você já deve ter passado por essa situação): existe uma diferença gigantesca, entre apertar e puxar uma mulher, com brutalidade e machucá-la; puxá-la e segurá-la como se nunca tivesse tomado Toddinho na vida, passando segurança quase zero; e dar aquela boa puxada pela cintura, segurá-la pela nuca, e dar um belo beijo, e fazê-la soltar um "ui!!". Bom treino a todos!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
Produtor contesta declaração de Tony Iommi sobre último disco do Black Sabbath
A música lançada há meio século que ainda rende uma boa grana ao seu autor
O clássico de 1982 do Iron Maiden que virou régua para medir as outras músicas
Tuomas revela que vai revisitar tema já antes abordado no próximo álbum do Nightwish
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Matt Heafy revela que quase deixou o Trivium no ano passado
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
A curiosa forma como Nando Reis descobriu que pessoas não o associavam a suas músicas
8 bandas de metal que são gigantes na Europa e pequenas nos EUA
A razão que levou Paulo Ricardo a nunca tocar ao vivo um de seus projetos de maior sucesso


O rock e o heavy metal se misturam com a política, sim (e você provavelmente sabe disso)
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Por que é importante que artistas se posicionem politicamente
O fã não é nenhum idiota, e merece mais respeito
Engenheiros do Hawaii - A reunião que não acontece
Rock in Rio quer o nome do rock, mas não seu compromisso



