O tempo é implacável: a turma do rock/metal não sabe envelhecer?
Por Bruce William
Fonte: Igor Miranda
Postado em 19 de agosto de 2015
Ensaio do jornalista Igor Miranda fala sobre a aparente dificuldade que alguns músicos do rock/metal tem de aceitar que a idade chegou para eles; confira o texto completo no link a seguir e alguns trechos mais abaixo.
Gênero marcado pela rebeldia e por ter os jovens como principais fãs, o rock, enfim, envelheceu. Estamos em um momento onde praticamente separamos o estilo em dois mundos: o atual e o antigo. O retrô está na moda, pois há bandas atuais que emulam o antigo em seu trabalho. Enquanto isso, os velhos heróis que não morreram aos 27 continuam por aí. Muitos deles, em crise de meia-idade.
Mês passado, por exemplo, o site Metal Sucks destacou que no release de imprensa que divulgava informações sobre "Golgotha", novo álbum do W.A.S.P., a foto de Blackie Lawless é bem antiga. Não é necessário fazer uma busca muito aprofundada para constatar que a imagem utilizada é da mesma sessão feita para divulgar o disco antecessor, "Babylon", de 2009. A aparência do músico mudou bastante nos últimos anos e ele se rejeita a fazer qualquer adaptação – continua com os mesmos trajes e as mesmas características das últimas décadas. Para piorar, ainda usa fotografias antigas.
Há outros exemplos sintomáticos, especialmente dentro do hard rock. Os integrantes do Poison, por exemplo, são a personificação do botox. Sobre o Ratt, nem se fala: são os Dinho Ouro Preto dos Estados Unidos. O Cinderella é tipo o "grupo do livro" com as tias do quarteirão – turma que também conta com Sebastian Bach (aquele mesmo, que canta sobre a juventude em "Youth Gone Wild" toda noite) como integrante. O pessoal do Tesla, sem os cabelos, seria o quinteto profissional do churrasco no fim de semana. Há, ainda, outros exemplos no metal, apesar de menos frequentes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
O disco favorito de Steven Tyler por causa da ausência de viradas de bateria
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
A banda mineira que o RPM sonhava alcançar antes de estourar, segundo Paulo Ricardo
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
O músico que John Corabi considera "o Prince original"
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
Darkthrone lança "Pre-Historic Metal", seu novo disco de estúdio
W.A.S.P. anuncia turnê especial com foco nos quatro primeiros álbuns
A resposta sincera de Aquiles Priester para quem diz que ele é "chato"
Chris Holmes cancela shows que seriam realizados em maio por problemas de saúde
5 to Rock: escolhas e histórias de Aquiles Priester
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Metallica: a regressão técnica de Lars Ulrich


