Yes: O que a morte de Chris Squire pode ensinar aos sertanejos
Por Bruce William
Fonte: Geek Musical
Postado em 16 de agosto de 2015
Diogo Salles propôs, em texto publicado no Geek Musical, que ao invés de Cristiano Araújo, a mídia musical tivesse feito um estardalhaço pela morte de Chris Squire, baixista do Yes: como será que reagiriam os sertanejos? Leia a matéria no link abaixo e veja alguns trechos a seguir.
Einstein uma vez definiu: "insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes". Não há lugar no mundo que se encaixe melhor nessa definição do que o Brasil. A ignorância em relação à própria história assola nosso país em todas as esferas: política, cultural, futebolística, musical, religiosa, comportamental. Para citar um exemplo: aqui o mesmo sujeito que num dia levanta um cartaz contra a corrupção, no outro, tenta se livrar de pontos da carteira de motorista mediante a pagamento de terceiros. Na cabeça de nosso cidadão-médio, só é desonesto quem desvia dinheiro público de estatais.
Neste último mês tivemos mais uma evidência de que o meio musical segue firme em sua insanidade coletiva. No final de junho, gerou perplexidade a repercussão da morte do sertanejo Cristiano Araújo. Não pela morte em si, mas pelo fato de Araújo ter recebido tratamento de herói nacional, como se fosse um Ayrton Senna. É fato que o sertanejo em questão não passava de um ilustre desconhecido fora de seu nicho, e Zeca Camargo destacou isso numa coluna do Jornal da Dez da Globo News.
(...)
Numa infeliz coincidência, três dias depois da morte do sertanejo, Chris Squire pôs o universo do rock de luto ao sucumbir à leucemia. Então vamos propor um exercício aqui: e se a mídia brasileira fizesse uma cobertura espetacularizada e sensacionalista da morte de Squire? Seria plausível que os sertanejos se perguntassem "quem era esse tal de Squire"? Seria possível dizer que muitas pessoas que nunca ouviram Yes na vida partissem para um abraço coletivo em homenagem ao baixista? Seria ofensivo dizer que o rock progressivo era só uma modinha dos anos 70 e que é um fenômeno distante da cultura brasileira? Ok, perguntas retóricas. Eis a grande questão: faria algum sentido a família de Squire ou mesmo um fã de Yes processar alguém por dizer essas palavras? Fica aí a reflexão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
Lemmy e a inusitada gentileza com Kinder Ovos ao receber Fernanda Lira no camarim


David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
Rick Wakeman passa por cirurgia para implante de válvula no cérebro
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Os 11 álbuns prog preferidos de Geoff Downes, tecladista do Yes e Asia
Top 5: Os roqueiros mais chatos da história
Rock no Brasil: Nascimento, Vida, Paixão e Morte


