13 de julho: o Dia "Mundial" do Rock?
Por Fábio Gudolle
Fonte: Cogumelo do Zebu
Postado em 15 de julho de 2015
Apesar da efeméride ser chamada de Dia Mundial do Rock, esta data somente é comemorada aqui no Brasil. Ela surgiu em homenagem ao evento beneficente Live Aid em 1985, ocasião em que o músico Phil Collins expressou sua vontade de que a data fosse considerada o "Dia Mundial do Rock". Porem, a ideia não ganhou seguidores lá fora.
Foi nos anos 1990 que duas rádios paulistanas (a 89 FM e 97FM) lançaram a ideia, abalizada pelo baterista inglês, e começaram a dedicar nesse dia programações alusivas à data. Então, o "Dia Mundial do Rock" não é reconhecido internacionalmente. Está mais para uma farsa.
Seria mais sensato comemorar o mês do rock, visto que existem outras datas em julho mais significativas para tal. Como em 5 de julho de 1954, quando Elvis Presley gravou pela primeira vez o Blues acelerado, "That’s All Right, Mama"; ou 12 de julho de 1962, data de formação e do primeiro show em Londres dos Rolling Stones; ou até mesmo em 25 de julho de 1965, quando o Bob Dylan "traiu" os folkeanos ao se apresentar pela primeira vez com uma guitarra elétrica no Festival de Newport.
Porque ao invés de copiar os gringos - até porque nem eles possuem uma data específica -, não se criou uma que celebrasse o rock em solo brasileiro? Poderia ser em março de 1959, quando Celly Campelo gravou a versão Estúpido Cupido; o álbum de estreia dos Mutantes em junho de 1968; ou em maio de 1973 quando a banda fictícia Rock Generation, liderada por Raul Seixas, lançou a coletânea "Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock". Seria muito mais digno a nós brasileiros que amam esse estilo de vida.
Mas o que importa é evidenciar esse gênero extraordinário que mudou o rumo da história mundial. Tanto nas artes como no comportamento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
Keith Richards não acredita que os Rolling Stones farão uma nova turnê
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Assista o show completo do Sepultura no Hellfest 2026, na França
Alissa White-Gluz mantém Blue Medusa como prioridade mesmo no Dragonforce
Cavalera Conspiracy cancela apresentação no Hellfest após acidente com ônibus da turnê
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
Kiss anuncia relançamento em vinil de seu MTV Unplugged
Mortiis, ex-Emperor, comenta crimes que marcaram o black metal norueguês
Lesão tira baterista Charlie Benante de shows do Anthrax até o próximo mês
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
Regis Tadeu explica porque Ximbinha é um dos melhores guitarristas do Brasil
Lobão faz ranking com seus cinco melhores bateristas de todos os tempos


As emoções que uma música desperta merecem mais atenção que qualquer crítico ou "influencer"
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
O problema não é usar celular em shows, mas sim fiscalizar os outros
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior



