13 de julho: o Dia "Mundial" do Rock?
Por Fábio Gudolle
Fonte: Cogumelo do Zebu
Postado em 15 de julho de 2015
Apesar da efeméride ser chamada de Dia Mundial do Rock, esta data somente é comemorada aqui no Brasil. Ela surgiu em homenagem ao evento beneficente Live Aid em 1985, ocasião em que o músico Phil Collins expressou sua vontade de que a data fosse considerada o "Dia Mundial do Rock". Porem, a ideia não ganhou seguidores lá fora.
Foi nos anos 1990 que duas rádios paulistanas (a 89 FM e 97FM) lançaram a ideia, abalizada pelo baterista inglês, e começaram a dedicar nesse dia programações alusivas à data. Então, o "Dia Mundial do Rock" não é reconhecido internacionalmente. Está mais para uma farsa.
Seria mais sensato comemorar o mês do rock, visto que existem outras datas em julho mais significativas para tal. Como em 5 de julho de 1954, quando Elvis Presley gravou pela primeira vez o Blues acelerado, "That’s All Right, Mama"; ou 12 de julho de 1962, data de formação e do primeiro show em Londres dos Rolling Stones; ou até mesmo em 25 de julho de 1965, quando o Bob Dylan "traiu" os folkeanos ao se apresentar pela primeira vez com uma guitarra elétrica no Festival de Newport.
Porque ao invés de copiar os gringos - até porque nem eles possuem uma data específica -, não se criou uma que celebrasse o rock em solo brasileiro? Poderia ser em março de 1959, quando Celly Campelo gravou a versão Estúpido Cupido; o álbum de estreia dos Mutantes em junho de 1968; ou em maio de 1973 quando a banda fictícia Rock Generation, liderada por Raul Seixas, lançou a coletânea "Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock". Seria muito mais digno a nós brasileiros que amam esse estilo de vida.
Mas o que importa é evidenciar esse gênero extraordinário que mudou o rumo da história mundial. Tanto nas artes como no comportamento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
Burning Witches anuncia saída da vocalista Laura Guldemond
"Sou cristão": Billy Corgan explica o que o faz manter amizade com Marilyn Manson
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
A melhor música dos Ramones, em lista da Paste Magazine
Os 10 melhores álbuns de metal de todos os tempos, segundo Rob Halford do Judas Priest
Por que Metallica precisou ser polêmico após o "Black Album", segundo Scott Ian do Anthrax
As 10 melhores músicas do R.E.M., segundo os leitores da Rolling Stone
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
A atitude de Lula que Dinho considerou "insulto e erro"; diversos rockstars fizeram coro
O único álbum pós anos 2000 que está na lista de melhores da história de Regis Tadeu
A reação de Guilherme Arantes ao assistir show do Metallica na década de 1990

Acender sinalizadores em shows é uma tremenda besteira
O rock e o heavy metal se misturam com a política, sim (e você provavelmente sabe disso)
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Por que é importante que artistas se posicionem politicamente
O fã não é nenhum idiota, e merece mais respeito
Rock in Rio quer o nome do rock, mas não seu compromisso
Heavy Metal: Bem vinda, Nova Geração da Velha Escola



