Lobão: criticando a crítica ao seu show
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Combate Rock
Postado em 13 de julho de 2015
O cantor, compositor e instrumentista LOBÃO, indiscutivelmente um dos nomes mais conhecidos do rock nacional (até por quem não aprecia o estilo), publicou nesta segunda-feira um vídeo em sua conta pessoal no YouTube em resposta às críticas recebidas ao show de abertura de sua turnê "Sem Filtro".
Uma resenha do show foi publicada pelo colega Rodrigo Bertolotto e pode ser lida no site abaixo.
O colunista do Combate Rock, Marcelo Moreira, completou:
Com o título "Comentário sobre a fofoca ridícula do UOL", o músico se defende das críticas, lembra que tem direito de falar de política no seu palco, fala que sempre criticou governos ruins (citou Sarney, Collor e FHC) e ataca a imprensa. Confira o vídeo no player abaixo:
Em muita coisa o músico tem razão. E, de certa forma, não é de se esperar de um roqueiro que busque o politicamente correto, que procure meias palavras, que não busque atacar sem machucar. Nós (e posso usar o pronome) não somos assim. Mas, atacar a imprensa, atacar quem dá uma opinião sobre seu show não é o que se espera de um artista, principalmente quando este tem tanta bagagem e tantos sucessos que o público quer ouvir. Se o artista (não é o caso dele, que fique claro mais uma vez) é desprovido de talento, se o som está ruim, se o vocalista mais conta piadas que canta, se a infraestrutura da casa não atende às expectativas é dever de quem resenha o show indicar estes pontos. Isto não se trata de ataque ao artista, mas de uma forma de garantir que melhorias sejam obtidas, cuidados maiores sejam tomados. Muitas vezes, dá certo. Um secretário de estado mandou demarcar faixas no estacionamento de um estádio de futebol logo depois de uma resenha minha em que reclamei da dificuldade de reencontrar os carros após os shows. Se foi uma resposta direta à minha crítica, jamais saberei, mas, facilitou a vida de todo mundo depois disso.
Quem sabe, se alguém tivesse feito uma resenha de alguma banda que tivesse se apresentado antes do fatídico incidente da Boite Kiss e tivesse posto o dedo em algumas feridas, aqueles jovens todos hoje estivessem lendo esse texto, gritando "Fora Dilma" ou "Fora Coxinhas" ou fazendo muito melhor: cuidando de suas vidas, independentemente de quem estivesse no Planalto.
Lobão, suas composições estão marcadas na história da música brasileira. Nós queremos escutá-las sempre que possível. E, se Herbert Vianna, Max Cavalera, Andre Matos, Frejat, SEPULTURA, ANGRA ou qualquer outro nome da música vacilar em um show, você pode ter certeza de que nós estaremos lá para criticar. E isso não quer dizer que não gostemos desses artistas. Talvez isso queira dizer exatamente o contrário.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
Raven grava versão de "Metal Militia", do Metallica
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A música envolvente do Ghost inspirada em serial killer enigmático que nunca foi capturado
João Gordo explica por que não chegou a bater em Dado Dolabella em briga histórica
A façanha mercadológica que Legião Urbana conseguiu emplacar, segundo Lobão

Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Lobão comenta sobre o "abuso de poder" na MPB
A inacreditável forma que Lobão soube da morte do presidente Tancredo Neves
Ronnie James Dio: quando os heróis são imortais
King Diamond: As memórias de um professor de História



