Lobão: criticando a crítica ao seu show
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Combate Rock
Postado em 13 de julho de 2015
O cantor, compositor e instrumentista LOBÃO, indiscutivelmente um dos nomes mais conhecidos do rock nacional (até por quem não aprecia o estilo), publicou nesta segunda-feira um vídeo em sua conta pessoal no YouTube em resposta às críticas recebidas ao show de abertura de sua turnê "Sem Filtro".
Uma resenha do show foi publicada pelo colega Rodrigo Bertolotto e pode ser lida no site abaixo.
O colunista do Combate Rock, Marcelo Moreira, completou:
Com o título "Comentário sobre a fofoca ridícula do UOL", o músico se defende das críticas, lembra que tem direito de falar de política no seu palco, fala que sempre criticou governos ruins (citou Sarney, Collor e FHC) e ataca a imprensa. Confira o vídeo no player abaixo:
Em muita coisa o músico tem razão. E, de certa forma, não é de se esperar de um roqueiro que busque o politicamente correto, que procure meias palavras, que não busque atacar sem machucar. Nós (e posso usar o pronome) não somos assim. Mas, atacar a imprensa, atacar quem dá uma opinião sobre seu show não é o que se espera de um artista, principalmente quando este tem tanta bagagem e tantos sucessos que o público quer ouvir. Se o artista (não é o caso dele, que fique claro mais uma vez) é desprovido de talento, se o som está ruim, se o vocalista mais conta piadas que canta, se a infraestrutura da casa não atende às expectativas é dever de quem resenha o show indicar estes pontos. Isto não se trata de ataque ao artista, mas de uma forma de garantir que melhorias sejam obtidas, cuidados maiores sejam tomados. Muitas vezes, dá certo. Um secretário de estado mandou demarcar faixas no estacionamento de um estádio de futebol logo depois de uma resenha minha em que reclamei da dificuldade de reencontrar os carros após os shows. Se foi uma resposta direta à minha crítica, jamais saberei, mas, facilitou a vida de todo mundo depois disso.
Quem sabe, se alguém tivesse feito uma resenha de alguma banda que tivesse se apresentado antes do fatídico incidente da Boite Kiss e tivesse posto o dedo em algumas feridas, aqueles jovens todos hoje estivessem lendo esse texto, gritando "Fora Dilma" ou "Fora Coxinhas" ou fazendo muito melhor: cuidando de suas vidas, independentemente de quem estivesse no Planalto.
Lobão, suas composições estão marcadas na história da música brasileira. Nós queremos escutá-las sempre que possível. E, se Herbert Vianna, Max Cavalera, Andre Matos, Frejat, SEPULTURA, ANGRA ou qualquer outro nome da música vacilar em um show, você pode ter certeza de que nós estaremos lá para criticar. E isso não quer dizer que não gostemos desses artistas. Talvez isso queira dizer exatamente o contrário.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps