Jim Morrison: O Poeta Que Queria Ser Livre
Por Osvaldo Ettiene
Postado em 13 de fevereiro de 2015
JIM MORRISON nunca quis ser cantor. Crescendo em um ambiente regrado pelo pai militar, se acostumou desde cedo a desobedecer. Seguir as regras nunca foi seu forte. Lendo Jack Kerouac na adolescência começou a alimentar o sonho de se mandar pela estrada, deixando pra trás a família e as regras de que tanto queria fugir.
De fato, se mandou. Ficou esperto e rumou para Los Angeles, a capital de tudo que ele ansiava: liberdade, mulheres, sexo, poesia e rock. Cursando Cinema produziu pequenos filmes que nunca tiveram reconhecimento, e ele parecia pouco ligar pra isso. JIM nunca gostou de holofotes. Se pudesse escolher ficaria deitado com um bloco de notas e um copo com qualquer bebida alcoólica.
Ele não tinha pressa, ria do tempo. Queria apenas ser lembrado e ser esquecido.
Teve sorte de conhecer três amigos que forneceram a trilha sonora e o ritmo perfeitos para suas composições. Sua poesia precisava ser musicada para se transformar em algo absolutamente
genial e eterno.
Encontrou o amor poético que tão bem sabia descrever. Viveu um romance livre com Pamela, a única mulher que o domou, e talvez por isso ele gostou tanto de estar do lado dela. Ela representava o perigo de ser acorrentado, e Jim amava o perigo. Experimentava qualquer desafio até o limite. Ele sempre acreditava que podia mais. Um copo a mais, uma mulher a mais, um som a mais, pena existir uma única vida pra tanta vontade de viver.
Sua grande vocação era escrever. A carreira de cantor foi totalmente acidental e conveniente até ele se cansar da fama. O palco era uma ponte para sua poesia, uma maneira de expressar suas ideias, de liberar o poeta dentro de si.
Fugindo mais uma vez, rumou a Paris. Nunca mais voltou a Los Angeles. Ele não precisava mais da cidade da noite, precisava da calma dos dias, da solidão a dois com Pamela, do seu caderno e de algumas (muitas) doses. Assim ele era livre, assim ele alcançava sua tranquilidade. Assim ele era o poeta que sempre quis ser e que merecemos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Seguidores do Whiplash.Net opinam sobre setlist do Sepultura sem músicas da era Max Cavalera
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Accept lança "Teutonic Titans 1976-2026", álbum que comemora seus 50 anos
Bangers Open Air 2027 - venda geral de ingressos está aberta
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
As músicas do Sepultura que Andreas Kisser não sabia que sumiram do streaming
Por que Iron Maiden nunca usa camisa de outra banda, segundo Regis Tadeu
Os valiosos conselhos que Eddie Van Halen gostaria que todos os guitarristas ouvissem
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
70000Tons of Metal anuncia abertura das vendas ao público e primeiras 30 atrações da edição 202
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Por que Peter Gabriel ligou para Roger, do Ultraje a Rigor, pedindo desculpas
O curioso álbum que une músico brasileiro com Geezer Butler e Josh Homme
Rede Globo: em 1985, explicando o que são os metaleiros
Nelson Motta lembra composição com Erasmo Carlos: "Está entre as cinco melhores que fiz"
Metallica: James Hetfield comenta sobre egos, Mustaine, Load e homossexualidade

O dia que Jim Morrison, nos anos 60, previu o surgimento da música eletrônica
12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
A opinião de percussionista brasileiro que gravou com o The Doors
Grunge: Restou apenas um herói



