Jim Morrison: O Poeta Que Queria Ser Livre
Por Osvaldo Ettiene
Postado em 13 de fevereiro de 2015
JIM MORRISON nunca quis ser cantor. Crescendo em um ambiente regrado pelo pai militar, se acostumou desde cedo a desobedecer. Seguir as regras nunca foi seu forte. Lendo Jack Kerouac na adolescência começou a alimentar o sonho de se mandar pela estrada, deixando pra trás a família e as regras de que tanto queria fugir.
De fato, se mandou. Ficou esperto e rumou para Los Angeles, a capital de tudo que ele ansiava: liberdade, mulheres, sexo, poesia e rock. Cursando Cinema produziu pequenos filmes que nunca tiveram reconhecimento, e ele parecia pouco ligar pra isso. JIM nunca gostou de holofotes. Se pudesse escolher ficaria deitado com um bloco de notas e um copo com qualquer bebida alcoólica.
Ele não tinha pressa, ria do tempo. Queria apenas ser lembrado e ser esquecido.
Teve sorte de conhecer três amigos que forneceram a trilha sonora e o ritmo perfeitos para suas composições. Sua poesia precisava ser musicada para se transformar em algo absolutamente
genial e eterno.
Encontrou o amor poético que tão bem sabia descrever. Viveu um romance livre com Pamela, a única mulher que o domou, e talvez por isso ele gostou tanto de estar do lado dela. Ela representava o perigo de ser acorrentado, e Jim amava o perigo. Experimentava qualquer desafio até o limite. Ele sempre acreditava que podia mais. Um copo a mais, uma mulher a mais, um som a mais, pena existir uma única vida pra tanta vontade de viver.
Sua grande vocação era escrever. A carreira de cantor foi totalmente acidental e conveniente até ele se cansar da fama. O palco era uma ponte para sua poesia, uma maneira de expressar suas ideias, de liberar o poeta dentro de si.
Fugindo mais uma vez, rumou a Paris. Nunca mais voltou a Los Angeles. Ele não precisava mais da cidade da noite, precisava da calma dos dias, da solidão a dois com Pamela, do seu caderno e de algumas (muitas) doses. Assim ele era livre, assim ele alcançava sua tranquilidade. Assim ele era o poeta que sempre quis ser e que merecemos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Belchior compôs "Como Nossos Pais" e mostrou para Elis na casa de integrante do Viper
A banda brasileira que "mudou o jogo para sempre", segundo Dave Grohl do Foo Fighters
Zakk Wylde: o riff que ele queria ter criado - e a música que ele nunca conseguiu tocar


A marcante música dos Doors que começou folk, ganhou sotaque latino e virou criação coletiva
O Jim Morrison que Roger McGuinn viu de perto, longe do mito do "Rei Lagarto"
"Estúpidos de doer"; a adorada banda que, para Lou Reed, concentrava tudo que ele odiava
Top 5: Os roqueiros mais chatos da história
Rock no Brasil: Nascimento, Vida, Paixão e Morte



