RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Ex-vocalista do Iced Earth fará turnê cantando "The Dark Saga" na íntegra

Setlist da próxima tour do Iron Maiden promete, de acordo com o vocalista Bruce Dickinson

Steve Souza diz que não se apresentará novamente com o Exodus; "Definitivamente não"

Iron Maiden pediu para não ser mais indicado ao Rock and Roll Hall of Fame

I Prevail cancela apresentação no Bangers Open Air; leia comunicado

Crypta revela guitarrista convidada que substituirá Jéssica Di Falchi

A banda que serviu de base para o rock nacional que Ritchie Blackmore odiava

O ex-jogador finlandês que fez Tarja Turunen passar a torcer pelo Liverpool Football Club

O disco dos Beatles que marcou a vida de Rex Brown, baixista do Pantera

Bruce Dickinson ficou "chocado" ao ver Simon Dawson tocando com o Iron Maiden

As próximas músicas do Metallica que devem ultrapassar 1 bilhão de plays no Spotify

A canção festiva do Kiss que conta uma história triste e trágica

A banda clássica em que Yngwie Malmsteen recusou convite para tocar: "Seria incrível, mas..."

Para Kerry King, Randy Rhoads era a versão heavy metal de Eddie Van Halen

Carlos Santana passa mal antes de show e é levado de ambulância para hospital


Stamp

Custos: quanto vale uma banda underground?

Por Rodrigo Marques Foresto
Postado em 06 de julho de 2013

Se você é músico, ou tem amigos que são, sabe o quanto é difícil e caro manter uma banda. Depois de gastar uma grana para aprender a tocar e comprar seu instrumento, você provavelmente iráo montar uma banda. Aí o estúdio de ensaio será o destino de bons 'trocados', isso sem contar despesas com deslocamento, consumo de acessórios (cordas, palhetas, baquetas, etc.). Mas sua banda ainda está 'na garagem'. Então chega a hora de gastar mais dinheiro para que as pessoas a conheçam. Aí você pode gravar suas músicas, encomendar materiais promocionais (camisetas, adesivos, patches, etc.), abrir o show de uma banda mais conhecida (alguém duvida que o 'jabá' ainda existe?), contratar uma assessoria de comunicação, e há ainda um leque de estratégias e combinação destas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Depois de tudo isso, você gastou alguns milhares de reais na sua banda. E, já que vender CDs é cada vez mais difícil, precisa recuperar o dinheiro com shows, certo? Depende. Na maioria dos casos, ainda não é a hora, pois o que importa não é o custo da sua banda, mas o quanto ela efetivamente vale. E como calcular isso?

Não existe uma fórmula exata, mas vamos tentar responder a algumas perguntas: Quantas pessoas conhecem a sua banda? Quantas destas comprariam uma camiseta de sua banda? Quantos pagantes a sua banda, sozinha, atrai para um show? Se a sua banda entrar em um festival, aumentará a receita deste, seja pelo aumento no número de pagantes, seja por justificar um incremento no preço do ingresso?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E o interessante é que estas reflexões devem ser feitas caso a caso, pois é muito comum que a sua banda tenha mais da metade de seu público concentrada em sua própria cidade ou região.

Aí chegamos a um ponto no qual existem bandas que valem um bom dinheiro, e este valor deve ser considerado em qualquer negociação, e outras que ainda estão na fase de investimento, principalmente quando forem se apresentar em regiões distantes de seu público efetivo.

'O quê... pagar para tocar? Isso é um desrespeito com o underground!', é o que podem pensar muitos conservadores, mas você concorda que a banda é um empreendimento como vários outros?

Vamos pensar, por exemplo, na ótica dos organizadores de shows. Será que não seria um desrespeito com estas pessoas, que também são fundamentais no underground, cobrar uma quantia que eles não conseguirão recuperar com a bilheteria?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É, meu amigo, ter uma banda underground não é uma tarefa fácil. E, muitas vezes, resulta em prejuízo. Aí vamos reclamar que tudo isso é culpa do público, que paga R$ 40,00 para comprar um CD e R$ 300,00 para assistir ao show de uma banda famosa e não investe uma fração disso em bandas independentes. Mas, espera aí... jogue a primeira pedra quem nunca agiu assim. Você tem banda, mas faz parte do público, meu amigo!

Quer mudar esse quadro desfavorável? Comece fazendo a sua parte, como uma parcela em extinção dos músicos de nosso país que realmente fazem a diferença no underground. Sabe aquele amigo seu que tem uma banda também? Compre o CD da banda dele, pague para assistir à banda dele e incentive outras pessoas a agirem assim. Desta forma, você agregará valor à banda do seu amigo. E que outros façam o mesmo pela sua banda!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O debate está aberto...

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Rodrigo Marques Foresto

Headbanger há duas décadas, já escreveu para as revistas Valhalla, Comando Rock e Strike. Organiza eventos de Metal e também trabalha com merchandising para bandas independentes. É um entusiasta do Metal Feminino e também do Metal Nacional e seus gêneros favoritos são heavy, thrash e hard. Contato: [email protected].
Mais matérias de Rodrigo Marques Foresto.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS