Custos: quanto vale uma banda underground?
Por Rodrigo Marques Foresto
Postado em 06 de julho de 2013
Se você é músico, ou tem amigos que são, sabe o quanto é difícil e caro manter uma banda. Depois de gastar uma grana para aprender a tocar e comprar seu instrumento, você provavelmente iráo montar uma banda. Aí o estúdio de ensaio será o destino de bons 'trocados', isso sem contar despesas com deslocamento, consumo de acessórios (cordas, palhetas, baquetas, etc.). Mas sua banda ainda está 'na garagem'. Então chega a hora de gastar mais dinheiro para que as pessoas a conheçam. Aí você pode gravar suas músicas, encomendar materiais promocionais (camisetas, adesivos, patches, etc.), abrir o show de uma banda mais conhecida (alguém duvida que o 'jabá' ainda existe?), contratar uma assessoria de comunicação, e há ainda um leque de estratégias e combinação destas.
Depois de tudo isso, você gastou alguns milhares de reais na sua banda. E, já que vender CDs é cada vez mais difícil, precisa recuperar o dinheiro com shows, certo? Depende. Na maioria dos casos, ainda não é a hora, pois o que importa não é o custo da sua banda, mas o quanto ela efetivamente vale. E como calcular isso?
Não existe uma fórmula exata, mas vamos tentar responder a algumas perguntas: Quantas pessoas conhecem a sua banda? Quantas destas comprariam uma camiseta de sua banda? Quantos pagantes a sua banda, sozinha, atrai para um show? Se a sua banda entrar em um festival, aumentará a receita deste, seja pelo aumento no número de pagantes, seja por justificar um incremento no preço do ingresso?
E o interessante é que estas reflexões devem ser feitas caso a caso, pois é muito comum que a sua banda tenha mais da metade de seu público concentrada em sua própria cidade ou região.
Aí chegamos a um ponto no qual existem bandas que valem um bom dinheiro, e este valor deve ser considerado em qualquer negociação, e outras que ainda estão na fase de investimento, principalmente quando forem se apresentar em regiões distantes de seu público efetivo.
'O quê... pagar para tocar? Isso é um desrespeito com o underground!', é o que podem pensar muitos conservadores, mas você concorda que a banda é um empreendimento como vários outros?
Vamos pensar, por exemplo, na ótica dos organizadores de shows. Será que não seria um desrespeito com estas pessoas, que também são fundamentais no underground, cobrar uma quantia que eles não conseguirão recuperar com a bilheteria?
É, meu amigo, ter uma banda underground não é uma tarefa fácil. E, muitas vezes, resulta em prejuízo. Aí vamos reclamar que tudo isso é culpa do público, que paga R$ 40,00 para comprar um CD e R$ 300,00 para assistir ao show de uma banda famosa e não investe uma fração disso em bandas independentes. Mas, espera aí... jogue a primeira pedra quem nunca agiu assim. Você tem banda, mas faz parte do público, meu amigo!
Quer mudar esse quadro desfavorável? Comece fazendo a sua parte, como uma parcela em extinção dos músicos de nosso país que realmente fazem a diferença no underground. Sabe aquele amigo seu que tem uma banda também? Compre o CD da banda dele, pague para assistir à banda dele e incentive outras pessoas a agirem assim. Desta forma, você agregará valor à banda do seu amigo. E que outros façam o mesmo pela sua banda!
O debate está aberto...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Tribulation anuncia Luana Dametto como baterista de sua próxima turnê
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Próximo disco de estúdio do Exodus será lançado no dia 20 de março
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Rush anuncia reedição expandida do álbum "Grace Under Pressure"
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"


Será que todo fã é um idiota? Quando a crítica ignora quem sustenta a música
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil
Afinal o rock morreu?
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda


