Custos: quanto vale uma banda underground?
Por Rodrigo Marques Foresto
Postado em 06 de julho de 2013
Se você é músico, ou tem amigos que são, sabe o quanto é difícil e caro manter uma banda. Depois de gastar uma grana para aprender a tocar e comprar seu instrumento, você provavelmente iráo montar uma banda. Aí o estúdio de ensaio será o destino de bons 'trocados', isso sem contar despesas com deslocamento, consumo de acessórios (cordas, palhetas, baquetas, etc.). Mas sua banda ainda está 'na garagem'. Então chega a hora de gastar mais dinheiro para que as pessoas a conheçam. Aí você pode gravar suas músicas, encomendar materiais promocionais (camisetas, adesivos, patches, etc.), abrir o show de uma banda mais conhecida (alguém duvida que o 'jabá' ainda existe?), contratar uma assessoria de comunicação, e há ainda um leque de estratégias e combinação destas.
Depois de tudo isso, você gastou alguns milhares de reais na sua banda. E, já que vender CDs é cada vez mais difícil, precisa recuperar o dinheiro com shows, certo? Depende. Na maioria dos casos, ainda não é a hora, pois o que importa não é o custo da sua banda, mas o quanto ela efetivamente vale. E como calcular isso?
Não existe uma fórmula exata, mas vamos tentar responder a algumas perguntas: Quantas pessoas conhecem a sua banda? Quantas destas comprariam uma camiseta de sua banda? Quantos pagantes a sua banda, sozinha, atrai para um show? Se a sua banda entrar em um festival, aumentará a receita deste, seja pelo aumento no número de pagantes, seja por justificar um incremento no preço do ingresso?
E o interessante é que estas reflexões devem ser feitas caso a caso, pois é muito comum que a sua banda tenha mais da metade de seu público concentrada em sua própria cidade ou região.
Aí chegamos a um ponto no qual existem bandas que valem um bom dinheiro, e este valor deve ser considerado em qualquer negociação, e outras que ainda estão na fase de investimento, principalmente quando forem se apresentar em regiões distantes de seu público efetivo.
'O quê... pagar para tocar? Isso é um desrespeito com o underground!', é o que podem pensar muitos conservadores, mas você concorda que a banda é um empreendimento como vários outros?
Vamos pensar, por exemplo, na ótica dos organizadores de shows. Será que não seria um desrespeito com estas pessoas, que também são fundamentais no underground, cobrar uma quantia que eles não conseguirão recuperar com a bilheteria?
É, meu amigo, ter uma banda underground não é uma tarefa fácil. E, muitas vezes, resulta em prejuízo. Aí vamos reclamar que tudo isso é culpa do público, que paga R$ 40,00 para comprar um CD e R$ 300,00 para assistir ao show de uma banda famosa e não investe uma fração disso em bandas independentes. Mas, espera aí... jogue a primeira pedra quem nunca agiu assim. Você tem banda, mas faz parte do público, meu amigo!
Quer mudar esse quadro desfavorável? Comece fazendo a sua parte, como uma parcela em extinção dos músicos de nosso país que realmente fazem a diferença no underground. Sabe aquele amigo seu que tem uma banda também? Compre o CD da banda dele, pague para assistir à banda dele e incentive outras pessoas a agirem assim. Desta forma, você agregará valor à banda do seu amigo. E que outros façam o mesmo pela sua banda!
O debate está aberto...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
A crítica que o Moonspell recebeu por algo que Lacuna Coil e In Flames também fizeram
Deep Purple lança "Guilt Trippin'", faixa de seu próximo disco de estúdio
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
O guitarrista que Keith Richards não queria que entrasse nos Stones, apesar de tocar muito
As únicas faixas de "Holy Diver" que Ronnie James Dio escreveu sozinho
A música que Eddie Van Halen achava "impossível" de tocar; "Juro que tentei muito"
Tesão pela vida: A Historia de Iggy Pop


As emoções que uma música desperta merecem mais atenção que qualquer crítico ou "influencer"
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
O problema não é usar celular em shows, mas sim fiscalizar os outros
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior



