O Produtor: o integrante esquecido de uma banda
Por Fábio Cavalcanti
Fonte: Rock em Análise
Postado em 30 de novembro de 2010
Ao ler o título "O integrante esquecido", você pensa em qual membro de uma banda? Baterista? Baixista? Tecladista? Bem, tais integrantes podem até possuir um menor destaque - se comparados com os vocalistas e guitarristas -, mas estou falando aqui daquele integrante realmente menosprezado: o produtor!
"Espera um pouco, onde está o nome desse cara entre os músicos da banda?", você pergunta. Claro que o produtor não é um músico efetivo do grupo - além de ser um verdadeiro "nômade", que costuma trabalhar com estilos musicais diversos -, mas esse é um profissional que realmente deixa a sua marca em um álbum! Falo do ato de "puxar as cordinhas" dos integrantes, seja através de incentivos ou cobranças, sempre em busca de um resultado que una sinceridade, honestidade e qualidade.
E falando em "deixar a marca", arrisco dizer que, na maioria dos casos, o produtor é tão influente quanto o próprio líder de uma banda, senão mais... Ou você acha que o grande George Martin (foto) não foi um dos responsáveis por toda a revolução musical iniciada pelos Beatles em seus álbuns mais marcantes? E o que falar sobre as técnicas do influente Phil Spector? Sem contar Martin Birch, o "sexto membro" do Iron Maiden em seus álbuns mais clássicos. E isso é apenas o começo...
Avançando um pouco mais, destaco o mago Rick Rubin (foto), que ainda "pincela" obras primas! Entre seus destaques, cito o brutal "Reign in Blood" (Slayer), a ousada viagem funk rock de "Blood Sugar Sex Magik" (Red Hot Chili Peppers), e o já inigualável "novo metal" de "Toxicity" (System of a Down). E quanto aos seus novos trabalhos? Apenas escute o "Death Magnetic" do Metallica, e veja como um produtor pode realmente trazer uma banda de volta para o alto escalão do Heavy Metal.
Outro nome bem interessante é Brendan O'Brien, responsável pela bela sonoridade dos álbuns de dois ícones do grunge: Pearl Jam e Stone Temple Pilots. Mostrando que também sabe utilizar muito bem a "aspereza" de um bom rock "pesado", O'Brien transformou as gravações do Rage Against The Machine em obras que agradam até mesmo aqueles que não suportam o vocal berrado de Zack de la Rocha. Hoje, digo apenas que O'Brien é um dos nomes mais requisitados no mundo do rock, simples assim!
Entre os produtores mais curiosos do rock, podemos citar duas 'figuras': Bob Ezrin e Brian Eno (foto). O primeiro preza por produções limpas, perfeccionistas, e cheias de pompa (o que, sinceramente, não é do agrado deste que vos escreve). O segundo é responsável pelo "A" maiúsculo do Rock Alternativo, um cara que vêm conseguindo encorajar bandas como U2 e Coldplay a retomarem seus instintos de ousadia musical.
Cito ainda os casos em que a própria banda resolve produzir seu álbum. Ironicamente, a maioria destes álbuns não traz o brilho, o "timing" e a lucidez que apenas um produtor "de fora" pode imprimir em um disco. Percebe agora a importância desta figura no portifólio de um artista? Não é a toa que muitos músicos lançam vários álbuns com o mesmo homem "por trás" (com o perdão do trocadilho) de suas obras. Outros fazem o contrário, em busca de "novos sabores musicais"...
E pra não esquecer da boa música brasileira, destaco nomes marcantes do rock tupiniquim, como: Ezequiel Neves (Barão Vermelho, Cazuza), Liminha (Titãs, Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, Chico Science & Nação Zumbi), Tom Capone (Raimundos, Skank, O Rappa) e o ainda aspirante Alexandre Kassin (Los Hermanos).
Caso eu tenha esquecido algum nome importante aqui - e eu sei que existem vários -, peço desculpas! E se você nunca ouviu falar em boa parte dos nomes citados, está na hora de aprender a escutar música com ouvidos mais atentos àquilo que é concebido pelo tal "integrante esquecido".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Exodus: quando a banda "engoliu" o Metallica e nunca mais abriu para eles
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
A canção do Queen que Brian May achou que era piada até ouvir "estou falando sério"
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
A música sobre melancia e infância que fez Ricardo Confessori voltar ao Angra


Será que não damos atenção demais aos críticos musicais?
Um obrigado à música, minha eterna amiga e companheira
O impacto da IA na produção musical
Identidade e resistência: O punk rock ainda vive e incomoda o sistema
A jornada da música em dois séculos
Metallica: a arte em "Lulu" e no "Kill 'Em All"
Guns N' Roses: o mundo visto do banquinho


