Shows em grande quantidade ajudam ou prejudicam?
Por Carlos Alberto de Carvalho
Postado em 24 de outubro de 2005
O ano de 2005 ficará marcado por muito tempo dentro do cenário musical nacional, especialmente em se tratando de rock e heavy metal. Nunca se viu tantos shows de artistas de médio e grande porte como se viu nesse ano. Foram tantos os shows que os fãs, que antes reclamavam por não virem passar por aqui seus artistas favoritos, hoje reclamam por causa da alta cota de shows realizados nas terras tupiniquins, pois faltam recursos financeiros para atender a demanda de shows, principalmente internacionais.
Kreator, Tristania, Hammerfall, W.A.S.P., Judas Priest, Whitesnake, Stratovarius, Anthrax, Megadeth e o festival Live ‘N’ Louder Rock Fest são apenas alguns exemplos do quão importante este ano será, e ainda teremos outras bandas gigantes se apresentando por aqui, tais como Deep Purple, Dream Theater e o Pearl Jam, que há anos é uma das bandas mais esperadas pelo público brasileiro.
Tudo isso é muito bom, e todos concordam, principalmente quem mora em São Paulo, pois puderam escolher alguns entre todos esses espetáculos para assistir. Mas por outro lado, o alto custo de toda a produção que envolve eventos desse porte acaba não proporcionando preços muito acessíveis ao público, mesmo para aqueles que pagam meia-entrada. O valor dos ingressos varia entre já caros 40 reais a exorbitantes 120 reais! Num país onde o salário mínimo é de 300 reais, fica praticamente impossível de o público comparecer a sequer a 1/3 desses shows.
A verdade é que o Brasil já é membro fixo na rota dos grandes artistas internacionais, mas infelizmente ainda conta com alguns contras que podem prejudicar tanto as bandas quanto os produtores, e prejudica ainda mais o público, que devido ao alto custo dos ingressos e a quantidade, hoje muito grande, de shows (que por muitas vezes ocorrem num intervalo de tempo muito curto, quando não no mesmo dia) ficam somente na vontade de ver suas bandas favoritas ao vivo, tendo que optar por apenas um, numa grade de espetáculos que apresenta dezenas de astros consagrados.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
Ouça o single punk gravado por Dave Murray antes do sucesso com o Iron Maiden
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
O álbum de rock rural que mistura candomblé e umbanda que Regis Tadeu adora
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
Os 5 álbuns que marcaram Nando Mello, do Hangar: "Sempre preferi Coverdale a Gillan"
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
Regis Tadeu explica porque Ximbinha é um dos melhores guitarristas do Brasil
Como uma treta com fãs bêbados deu origem a um dos maiores álbuns da história do Rock
A música de Paul McCartney que ele sempre odiou: "Tem uma letra horrível"


Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Você está realmente emitindo sua opinião ou apenas repetindo discursos prontos?
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite



