Raul Seixas: Peça "Raul Fora da Lei" estreia em São Paulo
Por Carlos Roberto Merigo Filho
Postado em 04 de junho de 2000
Estreou em São Paulo no último dia 19 de maio o musical Raul Fora da Lei, com o ator Roberto Bomtempo no papel do cantor maluco beleza, Raul Seixas.
A peça faz um panorama da vida de Raulzito desde sua infância em Salvador até a morte, em 1989. Os clássicos de Raul são executados ao vivo por quatro instrumentistas , que vão sendo desfilados ao longo de todo musical na voz de Roberto Bomtempo, além de recitar todas as frases filosóficas e críticas escritas por Raul durante toda sua carreira. A montagem tem a receita certa para se tornar um hit entre os fãs e, principalmente, entre o público jovem.

Foi em 1990, durante as gravações da novela Ana Raio e Zé Trovão, quando Roberto Bomtempo entrou em uma loja de beira de estrada e deu de cara com uma caixa contendo 22 fitas piratas com a obra completa de Raul Seixas. A encomenda teria sido feita por um fã, que havia desaparecido sem retirar a mesma. O ator resolveu aproveitar a oportunidade e comprou a caixa. A partir daí, Roberto foi descobrindo o trabalho de Raulzito e as 22 fitas foram fundamentais para o início do processo de criação do espetáculo.
"Sempre gostei de Raul, mas, por meio daquelas fitas, tomei contato com o que não era sucesso e fiquei maravilhado", diz o ator. A iniciação de Roberto ao lado B da discografia do maluco beleza, rendeu um musical em 1992. Após o Tributo a Raul Seixas, Bomtempo prosseguiu na pesquisa.

"Reuni todo material num pré-roteiro e chamei o diretor teatral Luiz Arthur Nunes para dar o formato final ao texto de Raul Fora da Lei", explica o ator, que define o espetáculo como um monólogo musicado. E com base nesse extenso material deixado por Raulzito para a posteridade: fitas em que gravava seus pensamentos, registros escritos e fotos, Nunes definiu o roteiro da peça.
O repertório é composto por 16 músicas, tanto os sucessos como as músicas obscuras. Entre elas petardos como Metarmorfose Ambulante, Sociedade Alternativa, Maluco Beleza e Cowboy Fora da Lei.
Bomtempo conta que a seleção foi a tarefa mais difícil e o critério de avaliação foi a dramaticidade.
"Muitas músicas entraram no espetáculo por causa da carga dramática exigida por determinados momentos do texto".
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | A direção é assinada pelo cineasta José Joffily. A produção da peça ainda está a procura de um patrocinador, para possibilitar que o musical possa viajar pelo Brasil. O espetáculo fica em cartaz até o dia 11 de junho no Centro Cultural São Paulo. É uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais da vida, personalidade e obra desse mestre do Rock brasileiro, que deu um chute na bunda de uma sociedade que não está acostumada a levar nenhum beliscão,
RAUL FORA DA LEI
Direção: José Joffily
Duração: 80min
Censura: 10 anos
Centro Cultural São Paulo - Sala Adoniran Barbosa
Rua Vergueiro, 1000
Paraíso
São Paulo - SP
Fone: 3277-3611
Sextas e Sábados às 20h e Domingos às 19h
Preço: R$ 12,00

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Entre as 40 atrações, alguns dos destaques do Bangers Open Air 2026
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Jason Newsted deixou o Metallica por ter se tornado "um viciado terrível"
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
A banda que não tinha fita demo e acabou se tornando um gigante do rock
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Regis Tadeu "revela a verdade" que se esconde por trás do Angine de Poitrine
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
A música dos anos 90 que passou 2 bilhões no Spotify, mas é odiada por cantor que a gravou
Oswaldo Montenegro diz por que Mick Jagger não é mais revolucionário: "Acreditam nisso?"
Quem é a "Bete Balanço", cantada por Cazuza no clássico do Barão Vermelho
"O Raul, realmente é pobre também assim, é tosco"; Guilherme Arantes entende fala de Ed Motta
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Como trajetórias de Raul Seixas e Secos & Molhados se cruzaram brevemente

