Lonnie Donnegan: Morreu no último domingo a lenda da história do Rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Márcio Ribeiro
Enviar correções  |  Ver Acessos

Morreu no último domingo (03/11) aos 71 anos de idade, Anthoney James Donegan, mais conhecido como LONNIE DONEGAN, músico britânico que criou na década de cinqüenta o "skiffle", na realidade uma mistura de folk, jazz e blues. Suas primeiras gravações datam de 1954, mas só dois anos depois, com o sucesso de "Rock Island Line", a Inglaterra seria tomada por uma obsessão musical pelo gênero, pois graças à sua simplicidade, permitiu que praticamente todo garoto de 14 anos se interessasse em tocar um instrumento (diz-se que por lá haviam cerca de 1.000 bandas nos idos de 1957-58). Todos os grandes astros ingleses da década de sessenta começaram atraídos primeiramente pelo skiffle, e, assim sendo, é justo afirmar que sem Lonnie, o rock inglês possivelmente não teria acontecido.

Burzum: A polêmica história e filosofia de Varg VikernesSlash: por que ele usa óculos escuros o tempo todo?

Em 1977, ele gravou um disco com vários músicos para o qual servira de inspiração, tais como Van Morrison, Rory Gallagher, Albert Lee, Nicky Hopkins, Brian May, Ron Wood, Ringo Starr e outros.

O músico, que estava no meio de uma turnê, já havia sofrido vários ataques cardíacos, tendo inclusive cancelado dois shows por problemas de saúde. Apesar disso, ele havia aceito um convite de Eric Clapton para participar de um tributo a George Harrison, que por sinal teria sido motivado por Lonnie na criação do TRAVELING WILBURYS.

Lonnie Donegan exerce tanta influência na música popular no Reino Unido, que é hoje visto com importância equivalente a de ELVIS PRESLEY.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Lonnie Donnegan"


Burzum: A polêmica história e filosofia de Varg VikernesBurzum
A polêmica história e filosofia de Varg Vikernes

Slash: por que ele usa óculos escuros o tempo todo?Slash
Por que ele usa óculos escuros o tempo todo?

Motorhead: Segundo Lemmy Kilmister, Rap não é músicaMotorhead
Segundo Lemmy Kilmister, "Rap não é música"

Separados no nascimento: Eddie e Seu MadrugaSeparados no nascimento
Eddie e Seu Madruga

Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?Sgt. Peppers
O mais importante disco da história?

Heavy Lero: Gastão e Clemente falam sobre Raul SeixasHeavy Lero
Gastão e Clemente falam sobre Raul Seixas

Da Morte ao Mito: Steve Jobs era rock'n'rollDa Morte ao Mito
Steve Jobs era rock'n'roll


Sobre Márcio Ribeiro

Nascido no ano do rato. Era o inicio dos anos sessenta e quem tirou jovens como ele do eixo samba e bossa nova foi Roberto Carlos. O nosso Elvis levou o rock nacional à televisão abrindo as portas para um estilo musical estrangeiro em um país ufanista, prepotente e que acabaria tomado por um golpe militar. Com oito anos, já era maluco por Monkees, Beatles, Archies e temas de desenhos animados em geral. Hoje evita açúcar no seu rock embora clássicos sempre sejam clássicos.

Mais matérias de Márcio Ribeiro no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336