Morreu Lonnie Donnegan, a lenda da história do Rock
Por Márcio Ribeiro
Postado em 05 de novembro de 2002
Morreu no último domingo (03/11) aos 71 anos de idade, Anthoney James Donegan, mais conhecido como LONNIE DONEGAN, músico britânico que criou na década de cinqüenta o "skiffle", na realidade uma mistura de folk, jazz e blues. Suas primeiras gravações datam de 1954, mas só dois anos depois, com o sucesso de "Rock Island Line", a Inglaterra seria tomada por uma obsessão musical pelo gênero, pois graças à sua simplicidade, permitiu que praticamente todo garoto de 14 anos se interessasse em tocar um instrumento (diz-se que por lá haviam cerca de 1.000 bandas nos idos de 1957-58). Todos os grandes astros ingleses da década de sessenta começaram atraídos primeiramente pelo skiffle, e, assim sendo, é justo afirmar que sem Lonnie, o rock inglês possivelmente não teria acontecido.
Em 1977, ele gravou um disco com vários músicos para o qual servira de inspiração, tais como Van Morrison, Rory Gallagher, Albert Lee, Nicky Hopkins, Brian May, Ron Wood, Ringo Starr e outros.
O músico, que estava no meio de uma turnê, já havia sofrido vários ataques cardíacos, tendo inclusive cancelado dois shows por problemas de saúde. Apesar disso, ele havia aceito um convite de Eric Clapton para participar de um tributo a George Harrison, que por sinal teria sido motivado por Lonnie na criação do TRAVELING WILBURYS.
Lonnie Donegan exerce tanta influência na música popular no Reino Unido, que é hoje visto com importância equivalente a de ELVIS PRESLEY.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps