Antitabagistas tiram cigarro de McCartney em 'Abbey Road'
Fonte: BBC Brasil
Postado em 23 de janeiro de 2003
Fabricantes de cartazes dos Estados Unidos retocaram em computador a capa do álbum Abbey Road, dos Beatles, para "remover" um cigarro da mão de Paul McCartney.
A mudança foi feita sem a autorização do cantor nem da Apple Records, que detém os direitos sobre a imagem.
"Nunca concordamos com nada parecido", afirmou um porta-voz da Apple. "Eles não deviam ter feito isso, mas também não há muito o que possamos fazer."
A capa do álbum é um clássico que mostra os quatro Beatles atravessando a Abbey Road, em Londres – na versão original, McCartney aparece descalço e segurando um cigarro.
Câncer
Há pouco mais de um ano, o guitarrista George Harrison morreu de um câncer que ele próprio atribuiu ao fumo.
Todos os Beatles, aliás, foram fumantes nos anos 60 e 70.
Muitas histórias cercam a realização da capa de Abbey Road, de 1969.
O fotógrafo Iain Macmillan tinha apenas dez minutos para registrar a imagem, perto do estúdio onde os Beatles gravaram a maior parte de suas músicas.
Macmillan se pendurou em uma escada e bateu seis fotos dos quatro músicos atravessando a rua em uma faixa de pedestres.
Foi Paul McCartney quem idealizou a imagem e selecionou a melhor foto para a capa do disco.
Pouco depois do lançamento do álbum, circulou um boato de que McCartney teria na realidade morrido em um acidente de carro e sido substituído por um sósia.
Os defensores dessa "teoria" diziam que a capa dava várias pistas disso: o terno branco de John Lennon simbolizaria um religioso conduzindo uma procissão, enquanto os pés descalços de McCartney indicariam que ele era um corpo sem alma.
O agora polêmico cigarro também foi visto como uma "prova" da suposta morte do Beatle e sua substituição por um impostor: na foto, ele aparece segurando o cigarro com a mão direita, apesar de ser canhoto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps