B.B. King ganha Nobel da música extra-oficial
Fonte: Terra Música
Postado em 16 de outubro de 2003
O Prêmio Polar da Suécia de 2004 foi atribuído nesta quarta-feira (15) ao músico americano B.B. King, por sua contribuição ao blues, e ao romeno de origem húngara Gyöergy Ligeti, por expandir as fronteiras da música clássica, informou a Academia Real de Música da Suécia.
Considerado como um "Prêmio Nobel da Música" extra-oficial, o prêmio homenageou King por seu papel na divulgação do blues, precursor da moderna música popular, e sua significativa contribuição para o gênero.
"A total dedicação de King à sua música, uma rica história fonográfica e suas incansáveis turnês em mais de meio século fizeram dele uma das figuras mais proeminentes do blues", informou a Academia.
Co-ganhador do prêmio, Gyöergy Ligeti é apontado como um dos maiores inovadores da música clássica. Autor da Sinfonia para 100 Metrônomos, ele ajudou a dar nova vida a um gênero musical que atingiu seu pico no século 19, com as grandes sinfonias, mas deixou o 'mainstream', abrindo espaço para formas populares de música como o blues.
A Academia reconheceu Ligeti por "distender as fronteiras do musicalmente concebível, produzindo sons que elevam a alma de numerosas e surpreendentes formas em um estilo profundamente pessoal que reúne curiosidade e imaginação".
B.B. King, de 78 anos, e Ligeti, de 80, receberão das mãos do rei Carl Gustav da Suécia o prêmio de um milhão de coroas suecas (US$ 128 mil, 110 mil euros) cada um em cerimônia de gala que será realizada em 24 de maio de 2004, em Estocolmo.
O Prêmio Polar de Música foi criado em 1989 pelo falecido Stig Anderson, letrista do popular grupo sueco Abba.
AFP
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps