Doors recauchutado emociona platéia
Fonte: Dynamite
Postado em 31 de outubro de 2004
Texto: Marcos Bragatto
Quem chegasse ontem atrasado, de sopetão, na apresentação do "The Doors Of 21st Century", no Claro Hall, no Rio, pensaria que o show já estava no bis. É que a banda começou com "Roadhouse Blues", e com o público cantando e se divertindo num astral tão alto que parecia aquele número ser, já, o final. Mas era apenas o começo de um show que tinha tudo para ser memorável. E foi mesmo.
A banda tem, da formação clássica do Doors, o tecladista Ray Manzarek e o guitarrista Robby Krieger, e conta com Ian Astbury (na foto, no show de São Paulo), o lendário vocalista do The Cult, como enxerto de luxo, no papel de Jim Morrison. E Ian se saiu muito bem, justamente porque se recusou a ser o próprio Morrison, na maior parte do show. Recuperado fisicamente e com a boa voz de volta, se lembrarmos da pífia última turnê do Cult, há mais de três anos, Astbury não deu muito trabalho aos seguranças que tomam conta do túmulo de Jim, no charmoso Pere Lachese, em Paris. Os demais integrantes são reles coadjuvantes.
Clássicos? Praticamente foi só o que teve, nas duas horas e quinze, um tempo e tanto, para uma banda reformulada com coroas e que teve o auge no final da década de sessenta. Estavam lá "Love Two Times", "Spanish Caravan", que veio depois de um solo "flamenco", tirado do violão de Krieger, e muitas outras. Teve "LA Woman", a espetacular "When The Music Is Over", com rara perfomance de Astbury, distribuidor oficial de pandeirolas, e também "Alabama Song (Whiskey Bar)". Manzarek era o mais animado, falando num português tosco, tocando com o pé sobre o teclado, tal qual Little Richards, e fazendo vários (mas não chatos) discursos, entre eles um contra Bush e suas guerras. O público, surpreendentemente composto por jovens, em sua maioria, era um deleite só. Nunca se viu, em toda a história dos shows, um "jogo ganho" maior.
Mas nem tudo foram flores. Para "Break On Through", entrou no palco um set de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, que acompanhou a música em ritmo de Olodum, numa típica "batucada pra turista" desnecessária. Foi aí que Jim se remexeu pela primeira vez em sua morada eterna. E ainda, no final, uma invasão de groupies, vencedoras de alguma promoção de rádio, quase estragou a festa.
Para o bis, a mais que climática "Riders On The Storm", com mais um show da dupla Manzarek/Astbury. A banda ainda voltou mais duas vezes, para mandar "Light My Fire" (aquela do RPM), com direito a duelo de guitarra com tamborim, que fez Jim se remexer de novo, e até a cascuda "Soul Kitchen", já coverizada por grandes nomes da música pop. No final, a platéia, que até nem encheu tanto o saco pedindo essa ou aquela música, cobrou em coro a sensacional "The End". Antes de partir, Manzarek explicou que essa é exclusiva de Jim Morrison, mas não se furtou em citar os versos clássicos da música: "father, I wanna kill you / mother, I wanna fuck you". Só assim para Jim se acalmar dentro do tumulo do Pere Lachaise mesmo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
Guns N' Roses pensou em fazer temporada no The Sphere, mas desistiu
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
5 cantoras que poderiam substituir Floor Jansen no Nightwish sem problemas
Tuomas Holopainen diz que se não fosse o hiato do Nightwish, "pessoas iriam morrer"
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Os 4 indícios de que Floor Jansen já estava mesmo de saída do Nightwish
A música "super estranha" do Nightwish pela qual Floor Jansen tem (ou tinha) carinho especial
U2 confirma três shows em São Paulo para março de 2027; veja datas e preços
Com Zak Stevens (Savatage) nos vocais, Archon Angel anuncia novo álbum
A banda que Eric Clapton invejava tanto que ficou aliviado quando acabou
A lendária banda grunge que já foi odiada em Seattle por que vocalista era atraente demais
Os 10 melhores álbuns de rock nacional lançados após o ano 2000


A música dos Doors que consolidou o sintetizador Moog no rock
O maior álbum feito em Los Angeles de acordo com Robert Plant e The Doors
O dia que Jim Morrison, nos anos 60, previu o surgimento da música eletrônica
12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
Estadão: os roqueiros mortos que deveriam estar vivos
Doors - Perguntas e respostas e curiosidades



